Eis a lista dos 10 softwares para OS X que não são da Apple, que utilizo no meu Macbook atualmente (jan/2009). A idéia é apresentar softwares que o leitor não conheça, mas que podem lhe ser úteis, além de fomentar uma discussão sobre o assunto – quais softwares você mais usa no OS X, que não são da Apple?
1. Quicksilver – O software da Blacktree não faz feio no Mac e realmente vicia. O Quicksilver reinventou a abertura de programas e decretou, na minha opinião, o fim de menus para escolha dos mesmos. Com o Quicksilver instalado e executando, basta o usuário digitar control + Espaço, para ter acesso à interface do programa. Então começar a digitar o nome do aplicativo que deseja abrir e o Quicksilver vai mostrando na tela os resultados que casam com o que foi digitado. Uma vez que o aplicativo desejado apareça na tela, basta teclar enter e o carregamento se inicia. Não bastasse isso, o Quicksilver é inteligente e vai aprendendo as necessidades do usuário. Assim, se você abre a Calculadora com frequência, a partir de dado momento, bastará digitar a letra C para que a mesma seja selecionada. Além disso, o programa possui funções extras, que permitem abrir arquivos comuns e digitar textos, por exemplo. De fato, a lista de funcionalidades do Quicksilver é tão grande que merecia um texto exclusivo! Indispensável para usuários do OS X e recomendadíssimo por mim!
2. Firefox – O navegador da Mozilla Foundation dispensa apresentações. Rápido, cheio de funções, código aberto, extensível, largamente utilizado, vencedor de vários prêmios pelo mundo... fundamental!
3. AppCleaner – Infelizmente, o OS X não possui [ainda] um sistema de gerenciamento de pacotes tão bom quanto o do Linux. Neste contexto, o AppCleaner aparece como solução para desinstalar softwares e Widgets para o Dashboard. Com alguns cliques, o usuário pode desinstalar programas e quaisquer vestígios que os mesmos costumam deixar no sistema. Ótimo para manter a casa em ordem.
4. The Unarchiver – Este programa é como aquele jogador de marcação que quase ou nunca aparece como nome do jogo, que não tem o seu nome gritado pela torcida, mas que sem ele, o time perde feio, ou joga mal. O The Unarchiver é capaz de trabalhar com diversos formatos de arquivos e funciona tão bem e integrado ao sistema que quase passa despercebido. Com ele, dificilmente o usuário precisará se preocupar com arquivos compactados (até hoje só tive problemas com arquivos RAR com senha).
5. ScrobblePod – Tem conta no Last.FM? Então deve querer fazer scrobbling das suas músicas. Infelizmente, o iTunes não tem uma função como o Amarok ou o Rythmbox, que permite a integração direta com o site. Assim, o ScrobblePod surge como o salvador da pátria, sendo capaz de enviar para o Last.FM músicas ouvidas com o iTunes e o iPod.
6. VLC Media Player – Esse é o coringa dos players de áudio e vídeo. Toca, por padrão, quase todos os formatos e ainda corrige o "problema" do iDVD de tocar DVDs de várias regiões. Não obstante, o programa é multiplataforma! Para quê se preocupar com o formato? Use o VLC!
7. MacMP3Gain – Este eu já uso desde os tempos de Windows, passando pelo Linux! Simplesmente o melhor software para normalizar os volumes das músicas! A interface desta versão para o Mac é mais simples que a do Windows, mas gostei muito, pois achei mais fácil e intuitiva, sem muitas frescuras.
8. Picard – Cansado de ficar alterando manualmente as tags dos seus arquivos MP3? Não sabe o que são tags MP3, mas sofre com sua coleção de músicas desorganizada? O Picard resolve seu problema! Com alguns cliques, você indica ao programa qual o disco que você tem e ele busca no banco de dados do MusicBrainz pelas tags corretas, associando-as a cada arquivo de música. Depois basta salvar e importar os arquivos no iTunes. Infelizmente, o Picard deixa a desejar para alguns artistas nacionais, mas a maioria dos CDs está lá e isso já ajuda demais!
9. aMSN – Um cliente para o protocolo MSN. Comparado ao Adium, possui as desvantagens de não permitir a conexão com outros protocolos, não se adaptar tão bem ao sistema (graficamente) e não deixar que duas contas sejam abertas ao mesmo tempo (a não ser que haja alguma configuração neste sentido, que não achei). Possui a vantagem de carregar mais rápido as fotos e permitir o uso de webcam. Vale a pena usar!
10. Xee – Gosta de ler HQs no computador? Sente falta da função de paginar as imagens dentro de um diretório, no visualizador de imagens do OS X? Use o Xee! É um software leve e pequeno, que possui essas e outras funções!
Como pode ser percebido, tenho preferência por softwares multiplataforma (50%), gratuitos (100%) e de código aberto (90%). São softwares que utilizo no meu dia a dia e me ajudam a realizar minhas tarefas no computador! Se não conhece algum deles, experimente e se gostar, reze uma Ave Maria para mim! Agora, você discorda de algum software citado? Trocaria alguma posição? Adicionaria algum software? Qual é a sua lista? Comente! :-)
Leia Também
- Acentuação no OS X – Configuração deste sistema para acentuação em português.
Instalação do OS X Leopard –Instalação passo a passo deste sistema, incluindo particionamento de disco. Redirecionamento de Diretórios no OS X –Direcione diretórios para partições independentes no disco. - Pós-Instalação do OS X – Dicas de programas e configurações para sistemas recém instalados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário