14 de agosto de 2008

Instalação do OS X Leopard


O MacBook é um ótimo notebook e o OS X 10.5, um excelente sistema operacional. Apesar de vir pré instalado no computador e não precisar ser reinstalado tão cedo, em muitos casos pode acontecer do usuário se ver na necessidade de reinstalar o sistema.

Apesar de simples, qualquer tipo de instalação deste tipo (i.e., sistema operacional) requer atenção e algum conhecimento técnico. O objetivo desta postagem é apresentar uma forma de se instalar o sistema com um disco rígido particionado. Este particionamento tem, pelo menos, dois motivos:
  1. Uso de outro sistema operacional em conjunto com o OS X.
  2. Uso de uma partição separada para armazenagem do diretório pessoal de cada usuário.
Para o tutorial foi usado o MacBook MB403LL/A, com processador Intel Core 2 Duo, de 2,4GHz; 2GB de memória SDRAM DDR2 e 160GB de disco rígico (5400RPM). O sistema operacional que acompanha o mesmo e que é descrito neste guia é o OS X 10.5.2, codinome Leopard.

Pré Instalação
1. Particionar o disco. Abra o Utilitário de Disco (Disk Utility) e separe ao menos 20GB para instalação do OS X e deixe o restante para os arquivos dos usuários (caso prentenda usar o Linux, reserve 15GB para instalá-lo).

2. Insira o primeiro disco de instalação e reinicie o computador.

3. Assim que tocar o jingle de inicialização do sistema, segure a tecla C e a mantenha pressionada até que seja mostrada tela da maçã com a barra de progresso.

Nota: O processo de carga do sistema pelo disco de inicialização é mais lento que pelo disco rígido. Por isso é normal que demore mais. Tenha paciência.

Instalação
4. Terminada a carga do sistema, selecione a linguagem para usar no mesmo e continue.

5. Tela de boas vindas. Continue.

6. Licença. Concorde para continuar.

7. Selecione a partição destinada para o OS X (criada no passo 1) e garanta que, no botão Opções, esteja selecionada a opção Instalar Mac OS X. Continue.

8. Clique no botão Personalizar e você será guiado para a seleção de pacotes.

9. Seleção de pacotes. Desmarque a opção de drivers para impressoras, pois ocupa muito espaço instalando drivers desnecessários para muitos usuários. Caso seja preciso, o usuário pode adicionar os drivers mais tarde, sob demanda. Desmarque também os idiomas disponíveis e marque apenas aqueles que você mais usa (o idioma padrão, escolhido no passo 4, não pode ser desmarcado e o inglês é padrão, não aparecendo na listagem). Outros pequenos softwares podem ter suas instalações impedidas, como o pacote iLife, mas fica por conta do usuário decidir se irá ou não instalá-los. Concluída a seleção, clique em Instalar.

10. O usuário será avisado sobre a necessidade do segundo disco de instalação, caso tenha selecionado algum programa presente no mesmo. Se isto acontecer, certifique-se que este disco esteja disponível e só continue em caso positivo.

11. O primeiro passo da instalação é a verificação do disco à procura de erros, como arranhões ou má gravação da mídia. O usuário pode omitir esta etapa, ganhando tempo, mas caso o disco possua problemas, a instalação pode não ser concluída, resultando num sistema não utilizável.

12. Durante o processo de instalação o sistema será reiniciado. Quando ele voltar, o disco 1 será ejetado e o 2 será pedido. Coloque-o no drive e aguarde.

13. Concluída a instalação, basta clicar em Continuar. O disco será ejetado e um vídeo de apresentação do Leopard será exibido (veja abaixo).
Vídeo 1. Apresentação do OS X Leopard.

Configuração Básica
14. Tela de boas vindas. Selecione o país e continue.

15. Seleção de teclado. Deixe para configurar depois e continue.

16. Transferência de informações. Prefiro fazer manualmente, depois de instalado. Continue.

17. Tem ID da Apple? Hora de configurá-lo no sistema. Não tem? Deixe em branco e continue.

18. Informações de usuário. Preencha-as e continue.

19. Mais algumas perguntas sobre o uso do computador. Responda e continue.

20. Criação de conta. Verifique o nome de usuário, a senha e o lembrete. Continue.

21. Muito legal! Tire uma foto para usar na conta recém criada ou escolha uma imagem do sistema. Continue.

22. Inscrição no MobileMe. Decida-se e continue.

23. Fim da instalação. Clique em Começar!
Figura 1. Sistema recém instalado.

A instalação do OS X não é muito difícil e o grande trunfo da Apple é trazer ao usuário a menor quantidade possível de dados técnicos. Desta forma fica mais fácil para leigos instalar o sistema. Contudo, usuários avançados, acostumados a configurar o sistema a partir da instalação, vão sentir falta de opções, como no Linux. Isto fica bem claro na montagem de diretórios do sistema em partições diferentes do disco. No Linux esta é uma tarefa trivial, mas no OS X pode se tornar uma dor de cabeça (pretendo abordar este procedimento na próxima postagem).

Outro problema com relação à instalação do OS X é a quantidade de espaço que ele requer em disco (cerca de 15GB). Comparado com o Linux isto é um absurdo, já que o sistema do pinguim requer menos de 10GB numa instalação com pacotes similares. Novamente esta falha remete à falta de opções na escolha de programas a serem instalados junto com o sistema. Se o usuário pudesse escolher, este número poderia ser consideravelmente reduzido. É claro que com um disco rígido de 160GB, 15GB podem não parecer muita coisa, mas ao se usar uma partição exclusiva para o sistema, qualquer espaço alocado a mais pode tornar-se espaço desperdiçado em disco. Da mesma forma, espaço alocado a menos pode se tornar uma grande dor de cabeça para um futuro redimensionamento do disco...




Série Completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário