13 de agosto de 2008

8 Dicas sobre como NÃO Motivar uma Equipe


Resolvi ampliar o enfoque do blog. Em vez de tratar somente de textos técnicos, assuntos como liderança, carreira, motivação e comportamento serão abordados aqui, sempre que possível voltados para a área de TI (Tecnologia da Informação). A idéia por trás desta decisão é que um profissional não vive somente da parte técnica. Ele deve saber interagir com outros colegas de trabalho, deve saber apresentar o seu próprio trabalho, saber lidar com críticas... enfim, deve saber trabalhar em equipe.

Como primeiro texto, segue uma adaptação que fiz de uma postagem do blog Efetividade.net.

Este é mais um daqueles textos que você lê e precisa fazer tudo ao contrário, portanto não se engane! Se você lidera um projeto ou equipe, procure descobrir se está tendo algum dos comportamentos abaixo e corrija-os! Se você é liderado por alguém que comete algum destes erros, chame a pessoa para uma conversa particular e tente expor-lhe a situação. Talvez ela nem tenha se dado conta que está errando. Um bom líder saberá absorver de forma positiva a crítica.

Vamos às contra dicas:
  1. Guarde tudo para si: Todo mundo quer roubar suas idéias. Não compartilhe nada. Se for fazer uma apresentação em grupo, diga aos seus companheiros de equipe que a sua parte será uma surpresa, ou que não ficou pronta a tempo de ser discutida com eles antes da apresentação definitiva.
  2. Não se dê ao trabalho de perguntar a seus colegas sobre as tarefas deles: afinal, eles estarão fazendo o mesmo que você, guardando tudo para si e mantendo em segredo tudo o que fazem. Ademais, por que se preocupar? A continuidade e coordenação das atividades não é responsabilidade só sua…
  3. Se algum membro da equipe comunica que precisará de um determinado recurso, não a leve a sério. Se ele estiver mesmo precisando, vai atrás sozinho, ou vai brigar por si próprio.
  4. Certifique-se de que não haverá incentivos. Especialmente recompensas, presentes e encontros. Isto amolece o grupo.
  5. Não tome qualquer atitude: sempre existe chance de que seus colegas são os que estão de fato fazendo as contribuições que agregam valor. Concentre-se em brilhar mais do que eles, preparando apresentações no Impress usando todas as palavras da moda.
  6. Não respeite a agenda alheia: Mostre que é você quem manda. Atrase o horário de início de várias reuniões, marque-as e adie-as com pouquíssima antecedência e tome decisões cruciais em reuniões que não tenham sido agendadas previamente e na ausência das pessoas realmente interessadas.
  7. Sempre considere que todos estão integralmente alocados ao projeto: aloque as pessoas aos cronogramas como se elas não estivessem envolvidas com nenhum outro projeto ou operação. Se você controla mais do que um cronograma, aloque as mesmas pessoas a todos eles, considerando a mesma premissa.
  8. Nunca esclareça totalmente os objetivos: definir os objetivos antes de ter o trabalho encerrado é dar aos inimigos uma oportunidade de avaliá-lo objetivamente, ou até mesmo de considerá-lo ineficaz! Além disso, expor o objetivo pode vir a dificultar na hora de decidir livremente os rumos dos projetos, ou de usá-los em prol de seus próprios objetivos pessoais ao longo de seu ciclo de vida.
Seguindo o mesmo espírito da postagem original, deixo o espaço de comentários aberto para quem quiser acrescentar ou alterar alguma das dicas!


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