12 de fevereiro de 2009

FerramenTeX - 2

Com o TeX Live devidamente instalado, podemos compilar nossos arquivos LaTeX. Vamos a um exemplo prático.

Aviso: Esta é a segunda parte do texto FerramenTeX - 1.

Dica: Use o GEdit como editor de textos.

  1. Acesse a postagem Referências em LaTeX.
  2. Copie a Listagem 1 daquela postagem e cole em um arquivo texto, salvando-o com o nome Refs.bib (em ~/Documents, por exemplo).
  3. Copie a Listagem 2 daquela postagem e cole em um arquivo texto, salvando-o com o nome pipeless.tex, no mesmo diretório onde o arquivo do passo anterior foi salvo.
  4. Abra um terminal e acesse o diretório onde estão os arquivos criados anteriormente.
  5. Execute os comandos da listagem abaixo para compilá-los, criando um arquivo PDF.

$ pdflatex pipeless
$ bibtex pipeless
$ pdflatex pipeless
$ pdflatex pipeless
Listagem 1. Procedimentos para compilação do exemplo.

Nota: Para criar um arquivo DVI, substitua o comando pdflatex pelo comando latex.

Nota: Não é necessário indicar as extensões nos comandos.

Após executar os comandos da listagem 1, no mesmo diretório onde estão os arquivos deverá ser criado um arquivo chamado pipeless.pdf, que contém a saída formatada dos arquivos Refs.bib e pipeless.tex. Quanto à compilação, parece estranho chamar o mesmo comando 3 vezes, mas este é um procedimento necessário. Vamos a uma explicação passo a passo do que acontece:

  1. O primeiro comando cria um arquivo .aux, que inclui as palavras chave de todas as citações presentes no texto.
  2. O segundo comando usa o arquivo .aux para extrair os dados das citações usadas do arquivo .bib, formatando-as de acordo com o estilo bibliográfico usado e colocando o resultado em um arquivo .bbl.
  3. O terceiro comando insere os indicadores de referência em cada ponto de citação, também de acordo com o estilo bibliográfico em uso.
  4. O último comando refina as referências das citações, referências cruzadas e formatação e numeração de páginas.

O processo de compilação dos arquivos LaTeX é relativamente simples, mas requer atenção por parte  do usuário, pois o modo texto é pouco tolerante a erros. A minha sugestão neste ponto é que o leitor explore as sintaxes do LaTeX e do BibTeX. Insira e retire negritos e itálicos, adicione e altere citações, mude o título e a data, altere o tipo do documento, o tamanho padrão da fonte, enfim, divirta-se com o sistema, pois esta é a melhor forma de aprender. Para ajudar,  estou disponibilizando neste link, um diagrama com vários comandos LaTeX, que deve servir como um mapa para exploração do terreno. Este diagrama é bastante útil até mesmo para usuários experientes. Vale a pena guardá-lo.




Leitura Recomendada

Leia Também

Nenhum comentário:

Postar um comentário