3 de fevereiro de 2009

Apresentando o LaTeX

Trabalhos acadêmicos são complexos. Não obstante o fato do autor ter que pesquisar e implementar o trabalho em si, ele tem que escrever sobre o processo e formatar este texto de uma forma padronizada. Este trabalho de formatação é chamado de diagramação e não é uma tarefa simples. De fato, uma boa parte do tempo de desenvolvimento do trabalho tem de ser dedicada à diagramação, o que diminui o tempo que o autor tem para desenvolver e escrever sobre o tema.

Para tentar solucionar o problema da diagramação, foram criadas várias soluções computacionais, mas normalmente elas associam o conteúdo do texto à formatação do mesmo, o que dificulta a sua realização; além de terem como característica, resultados não muito profissionais. Neste contexto, Douglas E. Knuth criou na década de 1970, o TeX, um sistema de processamento de textos que visa corrigir todas essas falhas dos outros sistemas. Entretanto, o TeX usa comandos muito complexos para definir as formatações do texto, o que pesa muito contra seu uso, uma vez que os seus usuários tem que dedicar uma boa parte do seu tempo para aprender e aplicar os comandos e regras no texto. Dessa forma, foram criadas bibliotecas de alto nível para o TeX. Estas bibliotecas visavam simplificar os comandos do TeX puro, formando uma camada de abstração entre o usuário e o TeX.



A biblioteca TeX de alto nível mais usada é a LaTeX (pronuncia-se Latéck ou Leitéck – prefiro a primeira alternativa) e ela se encontra atualmente na versão 2e. Originalmente escrito por Leslie Lamport no início da década de 1980, o LaTeX é formalmente descrito como um conjunto de macros para o TeX, o que siginifica que um único comando em LaTeX agrega vários comandos TeX, para gerar o resultado esperado. A consequência disso é uma simplificação no uso da ferramenta, tornando-a mais amigável para o usuário. De fato, é o LaTeX é tão usado que é mais comum encontrar textos marcados com ele do que em TeX puro. Em contraste com os sistemas What You See Is What You Get (WYSIWYG), tanto o TeX, quanto o LaTeX fazem parte de um conjunto de sistemas ditos What You See Is What You Mean (WYSIWYM), pois o foco deles é no conteúdo, no texto em si. A diagramação é feita em outra etapa, onde o computador é quem realiza o trabalho.

\documentclass[a4paper,12pt]{article}

\begin{document}
Hello, World!
\end{document}
Listagem 1. Exemplo de código LaTeX.

A listagem 1 apresenta um código LaTeX simples, mas que possui diversas características da ferramenta. A primeira é a divisão lógica do documento. Todo documento LaTeX possui um preâmbulo, onde as características gerais são discriminadas, como importação de classes e pacotes e definição das configurações gerais do documento, como tipo do papel, fonte e tipo do documento (livro, artigo etc.). Logo após o preâmbulo, há o corpo do documento, delimitado pelas marcas \begin{document} e \end{document}. Entre estas duas marcas, é inserido o texto, com outras marcas para negrito, itálico, sublinhado, figuras, tabelas etc. Especificamente neste exemplo, na linha 1 temos o preâmbulo definindo o uso de papel A4 e fonte de tamanho 12, com o formato de artigo. Entre as linhas 3 e 5 há a definição do corpo do documento, que é composto apenas pelo texto da linha 4 (Hello, World!). Após compilado, o exemplo da listagem 1 deve produzir a saída mostrada na figura 1.


Figura 1. Saída do código da listagem 1.

Como pode ser observado na figura 1 (clique para ampliar), mesmo sem termos definido margens ou numeração, estas características já estão configuradas no documento. Isto se deve  à formatação padrão de artigo, definida no preâmbulo do documento. Tal característica evidencia o foco do (La)TeX no conteúdo, deixando a diagramação para outro nível.

Conclusão
Apesar de poderoso, o TeX possui como uma grande desvantagem, o fato de obrigar o usuário a aprender seus comandos complexos. Para sanar esta deficiência, foram criadas bibliotecas que criam uma camada de abstração entre o usuário e o TeX, o que facilita a sua utilização. A biblioteca mais usada atualmente é a LaTeX e ela é tão amplamente difundida, que é mais fácil encontrar trabalhos em LaTeX, do que em TeX propriamente dito. Apesar de ainda obrigar o usuário a conhecer a sua sintaxe, o LaTeX possui comandos mais simples e intuitivos, principalmente se o usuário utilizar um editor de LaTeX para realizar o trabalho. Isto diminui muito o problema da complexidade e falta de costume por parte de muitos usuários com sistemas LaTeX, encorajando o seu uso.




Leitura Recomendada

Leia Também
  • Apresentando o TeX – Um dos melhores e mais poderosos processadores de texto já criados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário