De vez em quando é bom relaxar e nada melhor do que dar umas boas risadas pra isso. Uma estória da qual eu já ri muito é a do Operador Bastardo do Inferno: um personagem criado por Simon Travaglia que descreve o diário de um administrador de redes de computadores muito folgado.
A estória rendeu vários capítulos, mas o mais engraçado, na minha opinião, é o primeiro (achei que depois ficou repetitivo). Para mais informações sobre o personagem BOFH (Bastard Operator from Hell – Operador Bastardo do Inferno), vale dar uma olhada em [1] e [2]. A versão abaixo foi retirada do Guia Foca GNU/Linux.
A estória rendeu vários capítulos, mas o mais engraçado, na minha opinião, é o primeiro (achei que depois ficou repetitivo). Para mais informações sobre o personagem BOFH (Bastard Operator from Hell – Operador Bastardo do Inferno), vale dar uma olhada em [1] e [2]. A versão abaixo foi retirada do Guia Foca GNU/Linux.
Uma Semana na Vida do Operador Bastardo do Inferno
Segunda-feira
8:05
- Usuário chama dizendo que perdeu a senha. Eu disse a ele para usar um utilitário de recuperação de senhas chamado fdisk. Ignorante, ele me agradeceu e desligou. Meu Deus! E a gente ainda deixa essas pessoas votarem e dirigirem?
8:12
- A Contabilidade chamou para dizer que não conseguiam acessar a base de dados de relatórios de despesas. Eu dei a resposta padrão dos administradores de sistema #112: "Engraçado... Comigo funcionou...". Deixei eles pastarem um pouco enquanto eu desconectava minha cafeteira do NoBreak e conectava o servidor deles de volta. Sugeri que eles tentassem novamente. Ah... Mais um usuário feliz...
- O usuário das 8:05 chamou dizendo que recebeu a mensagem: Erro no acesso ao drive 0. Disse a ele que isso era problema de SO e transferi a ligação para o microsuporte.
11:00
- Relativamente calmas as últimas horas. Decidi reconectar o telefone do suporte para ligar pra minha namorada. Ela disse que os pais dela virão pra cidade nesse fim de semana. Pus ela "em espera" e transferi a ligação para o almoxarifado. Que é que ela está pensando? Os torneios de Doom e Myst são neste fim de semana!
- Almoço.
15:30
- Retorno do almoço.
- Acordei da soneca. Sonhos ruins me dão tremores. Empurrei os servidores sem razão. Voltei pra soneca.
16:23
- Outro usuário liga. Quer saber como mudar fontes em um formulário. Perguntei que chip eles estão usando. Falei pra eles ligarem novamente quando descobrirem.
- Resolvi rodar a macro Criar Salvar/Replicação de Conflitos para que o turno da noite tivesse algo pra fazer...
8:30
- Terminei a leitura do log do suporte da noite anterior. Pareceram ocupados. Tempos terríveis com Salvar/Replicação de Conflitos...
9:00
- Gerente de suporte chega. Quer discutir minha atitude. Cliquei no Phone Notes Smart Icon. "Adoraria, mas estou ocupado", gritei enquanto pegava as linhas de suporte, que (misteriosamente) acenderam.
- O chefe da equipe de P&D precisa de IDs para novos empregados. Disse a ele que precisaria do formulário J-19R=3D9C9\\DARR\K1. Ele nunca tinha ouvido falar de tal formulário. Disse a ele que estava no banco de dados de FORMULÁRIOS ESPECIAIS. Ele nunca tinha ouvido falar de tal banco de dados. Transferi a ligação para o almoxarifado.
10:00
- Ana ligou pedindo um novo ID. Eu disse que precisaria da matricula, nome de departamento, nome do gerente e estado marital. Rodei @DbLookup nos bancos de dados de Controle de Doenças e não achei nada. Disse a ela que o novo ID estaria pronto de noite. Relembrando as lições de Reengenharia para Parceria de Usuários, ofereci-me para entregar pessoalmente em sua casa.
- O cara do almoxarifado passou por aqui dizendo que estava recebendo ligações estranhas ultimamente. Ofereci a ele um treino em Notes. Começando agora. Deixei ele olhando a console enquanto sai para fumar.
13:00
- Voltei da pausa para o cigarro. O almoxarife disse que os telefones ficavam tocando demais, então ele transferia as ligações pra moça da cafeteria. Começo a gostar desse cara.
- Grande comoção! Gerente de suporte cai num buraco aberto onde eu tinha tirado os tacos, na frente da porta do seu escritório. Falei pra ele da importância de não entrar correndo na sala do computador, mesmo que eu grite "Meu Deus - fogo!!".
14:00
- A secretária jurídica liga e diz que perdeu a senha. Pedi a ela que cheque sua bolsa, chão do carro e no banheiro. Disse que provavelmente caiu das costas da máquina. Sugeri que ela ponha durex em todas as entradas de ar que ela ache no PC. Grunhindo, ofereci-me para lhe dar nova ID enquanto ela colava os durex...
- O almoxarife voltou. Quer mais aulas. Tirei o resto do dia de folga.
8:30
- Detesto quando os usuários ligam pra dizer que o chipset não tem nada a ver com fontes em um formulário. Disse a eles "claro, vocês deviam estar checando o bitset e não chipset". Usuário bobo: pede desculpa e desliga.
9:10
- O gerente de suporte, com o pé engessado, volta ao escritório. Agenda um encontro comigo para 10:00.
- Um usuário liga e quer falar com o gerente de suporte sobre terríveis socorros na mesa de suporte. Disse a eles que o gerente estava indo a uma reunião. As vezes a vida nos dá material...
- Chamei o Luiz do almoxarifado pra ficar no meu lugar enquanto vou no escritório do gerente.
- Ele disse que não pode me demitir, mas que pode sugerir vários movimentos laterais na minha carreira. A maioria envolvida com implementos agricolas no terceiro mundo. Falando nisso, perguntei se ele já sabia de um novo bug que pega texto indexado dos bancos de dados e distribui aleatoriamente todas as referências. A reunião foi adiada...
10:30
- Disse ao Luiz que ele está se saindo muito bem. Ofereci-me para mostrá-lo o sistema corporativo de PBX algum dia...
- Almoço.
16:55
- Retorno do almoço.
- Troca de turno. Vou pra casa.
8:00
- Um cara novo (Jonas) começou hoje. "Boa sorte", disse a ele. Mostrei-lhe a sala do servidor, o armário de cabos e a biblioteca técnica. Deixei-o com um PC-XT. Falei pra ele parar de choramingar. O Notes rodava igual, tanto em monocromo quanto em cores.
8:45
- Finalmente o PC do novato deu boot. Disse que iria criar um novo usuário pra ele. Ajustei o tamanho mínimo de senha para 64 caracteres. Saí pra fumar.
- Apresentei o Luiz ao Jonas. "Boa Sorte", comentou o Luiz. Esse cara não é o máximo?
11:00
- Ganhei do Luiz no dominó. Luiz sai. Tirei o resto das peças da manga (tenha sempre backups).
- Usuário liga, diz que servidor de contabilidade está fora do ar. Desconecto o cabo Ethernet da antena do rádio (melhor recepção) e ligo de volta no hub. Disse a ele que tentasse novamente. Mais um usuário feliz!
- Expliquei ao Jonas a política corporativa 98.022.01 "Sempre que novos empregados começam em dias que terminam em 'A' estão obrigados a prover sustento e repouso ao analista técnico sênior do seu turno". Jonas duvida. Mostrei o banco de dados de Políticas Corporativas. "Lembre-se, a pizza é de peperoni, sem pimenta!", gritei enquanto Jonas pisava no taco solto ao sair.
13:00
- Oooooh! Pizza me dá um sono...
- Acordo de uma soneca refrescante. Peguei o Jonas lendo anúncios de emprego.
17:00
- Troca de turno. Desligo e ligo o servidor varias vezes (teste do botão On/Off...). Até amanhã...
8:00
- Turno da noite continua tendo problemas para trocar a fonte de alimentação do servidor. Disse a eles que estava funcionando direito quando saí.
9:00
- Jonas não está aqui ainda. Decidi que deveria começar a responder as chamadas eu mesmo.
- Chamada de usuário. Diz que a base em Sergipe não consegue replicar. Luiz e eu determinamos que é problema de fuso horário. Mandei eles ligarem para Telecomunicações.
9:30
- Meu Deus! Outro usuário! Eles são como formigas! Dizem que estão em Manaus e não conseguem replicar com Sergipe. Falei que era fuso horário, mas com duas horas de diferença. Sugeri que eles resetassem o time no servidor.
- Usuário do Espírito Santo liga. Diz que não consegue mandar e-mails pra Manaus. Disse pra eles configurarem o servidor para 3 horas adiantado.
11:00
- e-Mail da corporação diz para todos pararem de resetar o time dos servidores. Troquei o Date Stamp e reenviei para o Acre.
- Terminei a macro @FazerCafe. Recoloquei o telefone no gancho.
11:23
- O Acre liga perguntando que dia é hoje.
- Gerente de suporte passa pra dizer que o Jonas pediu pra sair. "Tão dificil achar boa ajuda...", respondi. O gerente disse que ele tem um horário com o ortopedista essa tarde e pergunta se eu me importo em substituí-lo na reunião semanal dos administradores. "No problem", eu respondo.
11:30
- Chamo o Luiz e digo que a oportunidade bate à sua porta e ele é convidado para um encontro essa tarde. "Claro, você pode trazer seu jogo de dominó", digo a ele.
- Almoço.
13:00
- Começo backups completos no servidor Linux. Redireciono o device para NULL, para o backup ser mais rápido.
- Backup semanal completo. Cara, como eu gosto da tecnologia moderna!
14:30
- Olho o banco de dados de contatos de suporte. Cancelo o compromisso de 14:45. Ele deve ficar em casa descansando.
- Outro usuário ligando. Diz que quer aprender a criar um documento de conexão. Digo a ele para rodar o utilitário de documentos CTRL+ALT+DEL Ele disse que o PC reiniciou. Digo a ele para chamar o microsuporte.
15:00
- Outro usuário (novato) liga. Diz que a macro periódica não funciona. Disse a ele para incluir a macro @DeleteDocument no final da fórmula e prometi a ele mandar-lhe o anexo do manual que indica isso.
- Acabei de trocar a cor de frente de todos os documentos para branco. Também configurei o tamanho da letra para 2 nos bancos de dados de ajuda.
16:30
- Um usuário liga pra dizer que não consegue ver nada em nenhum documento. Digo a ele para ir no menu Edit, opção Select all e apertar a tecla Delete depois clicar em Refresh. Prometi mandar-lhe a página do manual que fala sobre isso.
- Outro usuário liga. Diz que não consegue ver as ajudas dos documentos. Digo a ele que irei consertar. Mudei a fonte para WingDings.
16:58
- Conectei a cafeteira no hub Ethernet pra ver o que acontece... Nada... (muito sério).
- O turno da noite apareceu. Digo a eles que o hub está agindo estranho. Desejo um bom fim de semana.
[1] http://en.wikipedia.org/wiki/BOFH
[2] http://members.iinet.net.au/~bofh/
Leia Também
- A Criação do Mundo Segundo o root – Uma divertida adaptação de algumas passagens bíblicas, para o úniverso do Software Livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário