16 de abril de 2009

Capítulo 3

Há quanto tempo eu não posto alguma coisa aqui! Este mês de abril está sendo bastante tumultuado para mim!

Entrei no estágio final da monografia e a escrita do texto está mais complicada do que eu pensei que seria. Bom, o texto já estava todo lá, mas ao entregá-lo ao orientador, muitos erros foram encontrados. Não erros de sintaxe ou semântica, mas listagens de código sem bordas e numeração de linhas (dá-lhe LaTeX!), sessões de um capítulo que deveriam estar em outro e de outro que deviam estar em um, citações, erros de referência a figuras/trechos de código, mais exemplos (muitos deles) e, principalmente, o capítulo 3! Ah, o capítulo 3, tremo só de pensar nele! Este é o capítulo onde eu explico como combinei cada ferramenta para alcançar meu objetivo. À princípio ele estava muito franzino e o meu orientador disse que eu devia "engordá-lo". Segundo ele, eu fui muito modesto, não vendi o meu peixe. Então eu dei uma encorpada no dito cujo, corrigi os erros e mandei a RC1. Infelizmente é impressionante o que olhos treinados são capazes de fazer. O que eu presumia ser um texto muito bom, ainda tinha erros de localização de sessões (apenas um, na verdade) e continuava sendo um texto modesto demais. Para completar a minha felicidade, meu orientador viu o meu trabalho com o GMP3Gain e pediu uma interface gráfica para o meu projeto (na verdade ele não pediu uma GUI - uma CLI serviria). Isso, somado ao fato de eu ter que ser mais, digamos, assanhado ao escrever, fez com que a entrega da minha monografia fosse adiada para setembro.

Para não deixar acumular as coisas, pretendo me empenhar bastante agora, para não tomar sustos na última hora (como acabou de me acontecer). Por isso este blog está ficando em segundo plano, assim como o GMP3Gain. Mas o projeto desse blog não está abandonado. Ao contrário! Minha mente inquieta já está planejando outra grande mudança para isto aqui. Obviamente tudo será feito aos poucos e a mudança já começou. De qualquer forma, este texto é só para dar uma satisfação aos leitores deste blog (alguns até entraram em contato para saber se aconteceu alguma coisa - aproveito pra agradecer!).

Ainda com esses projetos na cabeça, sempre que puder vou postar algo aqui. Não esperem tutoriais brilhantes ou textos extremamente longos, afinal sou só mais um estudante que trabalha e tenta aprender mais um "cadim" a cada novo dia! Ah! Quase ia me esquecendo! Depois de cerca de 3 meses de blog, finalmente o meu PageRank mudou! pipeless com PageRank 4 na área! Obrigado a todos que colaboraram com isso! ;-)

 

7 comentários:

  1. Grande zezim!

    Hauhauhuhau!! Eu fui um dos que perguntei se algo acontecia quando passados 10 dias sem nenhum post.

    O papel dos orientadores é fundamental na elaboração de uma mono, pois eles tem essa mania de ficar na nossa cola, achar erro o tempo todo, querer que nós aumentemos o texto e ainda por cima (essa é nova) "bisbilhotar" nos nossos trabalhos pessoais e sugerir que aumentemos nosso trabalho (que pode ser resumido pela expressão, "já estou ficando careca como esse trabalho"). Acho que até perdi a essência do que queria dizer, o quero dizer que acho importante esse trabalho "de ser chato" deles, faz com que nos esforçemos ao máximo.

    No mais te parabenizo pela conquista do PageRank e que você realmente não abandone este blog. Alias, além do blog, teremos um portal agora para podermos visitar.

    Boa sorte com sua monografia!
    Abraço!

    P.S.: espero uma copia de sua mono quando finalizada para poder ler e é lógico a CLI ou GUI para eu testar.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa suas postagens.vou por no meus favoritos seu blog

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!

    Nossa, monografia é uma coisa que não deveria existir... vc teve que engoradar o seu capítulo 3 e eu que quando estava fazendo a minha - nota, não existia nada de grande sobre o assunto - simplesmente perdi todo um capítulo? evaporou-se em algum canto do meu enorme HD na época (cerca de 2 Gb)
    Imagina o desespero da pessoa, com tudo praticamente pronto, só faltando a montagem da criatura e tendo que escrever o capítulo tudo de novo! Ainda bem que existem os rascunhos e dá-lhe digitação desde as 2 horas da tarde até as 8 da manhã do outro dia!

    foi uma aventura daquelas, ainda mais para entregar a mono na casa da orientadora...

    Mas olha, desejo-te muita sorte com a sua mono, e que as palavras "assanhadas" invadem sua mente no decorrer de sua escrita! Creio que a mono de alguém da área da informática não seja fácil, afinal, maninho tá até hoje enrolado com a dele e o programa que resolveu desenvolver...

    Mas de vez em quando aparece! como vc mesmo disse, sair faz bem para o tico e o teco as vezes!!!! (não foi bem com essas palavras que vc falou, mas dá pra entender o recado, neh)

    Inteh!!!!

    ResponderExcluir
  4. @Fabrício Valeu, cara! Um portal eu não sei. Mas um blog novo é provável. Sobre a mono, assim que o projeto ficar pronto, vou liberá-lo sob GPLv3 e aí todos terão acesso. ;-)

    @Two Ways Poxa, o que eu não aguento na mono é o excesso de burocracia, vamos dizer assim... Por exemplo, só se pode escrever na 3a pessoa, tem que seguir um padrão rígido de escrita, detalhes como "em seguida" e "a seguir", "esse" e "este" e negritos e itálicos, fazem toda diferença, deve ter citação pra tudo, enfim... tudo isso acaba realmente desanimando. Fora o trabalho que você tem pra colocar em prática o projeto e a temida formatação. Mesmo trabalhando com LaTeX, eu tenho tido um pouco de trabalho nisso (ainda que, se eu não estivesse usando LaTeX, o trabalho seria cerca de 90% maior). Tudo isso é que me fez deixar esse blog um pouquinho de lado e também pensar num conteúdo novo. Deixando escapar um pouco das minhas ideias, eu gostaria de fazer um blog mais pessoal, onde pudessem ser encontrados textos sobre tutoriais, como os que eu faço e textos com opiniões pessoais sobre fatos que acontecem comigo ou que eu vejo acontecerem. Seria uma abordagem mais pessoal sobre o assunto (o contrário da monografia e algo mais parecido com o seu blog). Acho que é isso. Vou aparecer sim! Temos uma pizza pra comer!

    ;-)

    ResponderExcluir
  5. Nossa... vou ser leitora nº 1 dessa nova visão do Pipeless!

    Eu acho que o Two ficou um pouco fora de rota em várias postagens, (na realidade acho q em todas), mas dá pra divertir um pouquinho. E o seu blog é super 1000, ainda mais os tutos, que são não uma, mas quatro mãos na roda ;-)

    Espero que tua mono esteja bem e que vc tire um baita de um 10 nela!!!

    Bom final de semana!!!

    Ah sim, a pizza!!! vou cobrar, viu!!!

    ResponderExcluir