19 de fevereiro de 2009

Configurando a Resolução do Ubuntu no VirtualBox

Virtualizar o Ubuntu no Leopard com o VirtualBox é moleza, mas a resolução de 800x600 pixels pode ser limitada demais para alguns usuários (inclusive eu). Infelizmente o Ubuntu não oferece suporte a uma resolução maior através do assistente específico para isso, mas esta tarefa pode ser realizada de outra forma.


Guest Additions
O VirtualBox oferece um software que pode ser instalado em máquinas virtuais Windows e Linux para melhorar a performance e estender as funcionalidades do sistema. Este software chama-se Guest Additions e sua instalação está descrita abaixo.

  1. Inicie o Ubuntu no VirtualBox.
  2. Acesse, na barra de menu do VirtualBox, a opção Dispositivos/Instalar Adições de Convidado...
  3. Será montado um CD virtual dentro do Ubuntu (cancele o pedido sobre auto execução do CD), com o software Guest Additions para vários sistemas operacionais/processadores. Para o MacBook em questão, deve ser instalada a versão de Linux Intel/AMD de 64bits. Para isso, execute o comando abaixo.
    $ sudo /media/cdrom/VBoxLinuxAdditions-amd64.run

  4. Será iniciado o programa de instalação, que exibirá várias informações para o usuário. Espere que ele termine a instalação, que é totalmente automatizada, e repare que ele pedirá para que o sistema seja reiniciado. Faça-o.

Após a reinicialização o Guest Additions já estará instalado e funcional no Ubuntu.

Nota: No contexto de virtualização, guest é o sistema operacional virtualizado e host é o sistema hospedeiro.

Questão de prova: Neste caso, o Ubuntu faz o papel de guest ou de host? E o Leopard? Justifique.

Alterando a Resolução
Mesmo com o Guest Additions instalado não é possível alterar a resolução pelo assistente gráfico do Ubuntu, mas a operação pode ser realizada através da edição direta do arquivo de configuração do X11 (xorg.conf). Este procedimento pode ser realizado como descrito a seguir.

  1. Faça backup do xorg.conf, para poder recuperar o sistema em caso de problemas:
    $ sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf~

  2. Abra o xorg.conf em um editor de textos:
    $ sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

  3. Altere a seção Device, indicando para o X11 um novo driver de vídeo. Para isso, altere essa seção para algo parecido com a listagem 1.
  4. Na seção Screen, configure profundidade de cor, resolução, entre outros, de acordo com a listagem 2. Note que eu usei a resolução 1024x640, por causa do aspecto de 16:10 da tela do MacBook, mas outras resoluções podem ser usadas.
  5. Salve, feche o editor de textos e faça logoff, para que o Ubuntu releia o xorg.conf, aplicando as alterações feitas.

Section "Device"
    Identifier    "Configured Video Device"
    Driver        "vboxvideo"
EndSection
Listagem 1. xorg.conf – seção Device

Section "Screen"
    Identifier   "Default Screen"
    Monitor      "Generic Monitor"
    Device       "VirtualBox graphics card"
    DefaultDepth 24
    SubSection "Display"
        Depth  24
        Modes  "1024x640"
    EndSubSection
EndSection
Listagem 2. xorg.conf – seção Screen

A configuração de resoluções de tela maiores no Ubuntu sob o VirtualBox não é muito difícil, mas poderia ser mais fácil. É até compreensível o fato do assistente gráfico não conseguir realizar esta operação antes da carga do novo driver de vídeo, mas após esta carga ele já deveria detectar que mais resoluções estão disponíveis, para facilitar a vida do usuário. A própria alteração do driver poderia ser feita pelo modo gráfico, o que diminuiria a probabilidade de erros. Talvez isso tenha a ver com o driver do VirtualBox, mas o fato é que os desenvolvedores responsáveis poderiam cuidar disso. Para terminar, uma imagem do Ubuntu rodando dentro do Leopard em 1024x640 pixels.


Figura 1. Ubuntu rodando no Leopard com VirtualBox, em 1024x640 pixels.



Baseado em Aviran's Place: Change Screen Resolution For Ubuntu 8.04 Running Under VirtualBox

Leia Também

44 comentários:

  1. Ainda não li o post, hoje esta corrido, mas te adianto, você esta lendo minha mente! Eu ia começar a pesquisar isto hoje!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Grande zezim!

    Como eu não possuo Mac, eu rodo um Windows Vista Business na minha máquina, então a versão Linux Intel/AMD de 64bits não se aplica a minha máquina. Ao inves disto utilizei o Linux 32bits x86. Bem seguindo o que foi dito neste post, me aconteceu algo interessante, a minha placa de video reconheceu automaticamente a resolução máxima de meu Notebook HP 540 logo após o reboot.
    Agora eis a pergunta:
    Por que o VitualBox para Mac não reconheceu a resolução máxima de video, se quando instalado em um Windows Vista o reconheceu de primeira?

    Respondendo a questão de prova.
    Acredito que o Ubuntu continue sendo guest, pois quem o hospeda é o Leopard, da mesma forma é o meu caso, minha máquina serve de hospedeira para o Ubuntu, dando a ela "poderes" (conexões de rede, usb, serial,...) e emulando habilidades de hardwares virtualizados, como suporte a SATA, aceleração 3D, ....

    Fugindo um pouco do contexto de instalação do Ubuntu no VirtualBox.
    Tive uma experiência muito interessante hoje virtualizando o Windows XP em minha máquina. Configurei-o rodando com 256MB de memória, HD de 10GB e video de 16MB (assim como o fiz no Ubuntu). Comparando o VirtualBox (VB)com o MS Virtual Machine 2007 (MSVM), existe uma diferença impressionante, não sei como isto é possível, só sei que o MSVM não se compara ao VB. Fiquei impressionado, meu XP com 256MB de memoria, alias roda muito melhor que meu Vista Business com 1GB de memoria, isto sim é explicável, afinal o Vista é o "Millenium" renascido. Agora sequer eu consegui instalar o Ubuntu no MSVM e no VB eu não tive sequer nenhum problema.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Salve, Fabrício!

    > Como eu não possuo Mac, eu rodo um Windows Vista Business na minha máquina, então a versão Linux Intel/AMD de 64bits não se aplica a minha máquina.

    Bom saber que o tutorial funciona em outros sistemas!

    >Por que o VitualBox para Mac não reconheceu a resolução máxima de video, se quando instalado em um Windows Vista o reconheceu de primeira?

    Cara, pode ser questão de compilação do VirtualBox ou do Guest Additions. Talvez na versão de Windows tenha uma biblioteca que não tem pra OS X...

    Sobre o seu adendo, legal saber disso! Não ficou claro pra mim, quem foi o melhor: VirtalBox ou MS Virtual Machine 2007, mas entendi como o VB. Apesar de eu não ser fã da MS, o software dela tem a desculpa de ser a versão 2007. Já o VB está com uma versão de 2009. Muita coisa deve ter mudado nesse tempo, o que pode tornar a comparação injusta...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Fala zezim!

    O VirutalBox sem dúvidas foi muito melhor, quando rodei o XP no MS Virtual Machine 2007, eu me senti usando o Windows XP em um Durom 1GHz com 256MB de memoria ou então acessando uma máquina com conexão remota em uma rede congestionada.
    Realmente vale salientar o espaço de tempo entre as versões, agora, eu vejo o mercado das máquinas virtuais promissor, pois cada vez mais as máquinas estão com suas configurações mais afinadas.
    Eu particularmente utilizo muito a virtualização para testes e programação, a MS não se pode dar o luxo de deixar um produto deste sem atualização durante quase dois anos.

    Aqui entre nós, minha opinião pessoal: "O Bill Gates saiu? Nossa! Ballmer????? Sei não hein, sei não...", se é que me entende. ;)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Salve!

    Apesar de tudo, eu só vim a conhecer este software da MS pelo seu comentário. Nomes como VirtualBox, Xen, Paralels e VMWare sempre foram muito mais correntes para mim! Não sei se a MS deveria investir tempo e mão de obra para isso, dado que há ótimas soluções no mercado. Tem hora que eu acho que a MS parece querer abraçar o mundo. Não está dando conta de fazer um sistema operacional e vai brincar com virtualização. Talvez por isso o software não tenha sido atualizado mais.

    Sobre os brothers B&B (Bill e Ballmer), o império já estava criando rachaduras há muito tempo com o B1. Com o B2, parece que elas estão aumentando. "Sei não, heim... Sei não..."

    ResponderExcluir
  6. no Ubuntu 8.04 LTS apos intalados os 'Guest Additions' nao foi necessario editar o xorg.conf pois o Ubuntu reconheceu a resolucao correta de meu notebook que e de 1280x800. A versao do VirtualBox que usei foi a 2.1.4.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela informação!

    Pelo que eu entendi, você virtualizou o Ubuntu dentro de outro Ubuntu. Nesse caso, o problema de não encontrar a resolução correta é com o OSX, uma vez que o Fabrício reportou que no Windows também o reconhecimento é automático.

    Realmente parece que a versão pra OSX é a mais nova de todas e esta juventude pode ser a razão do suporte não tão bom quanto nos outros sistemas. Fazer o quê? Comigo sempre é mais difícil... hehehe

    Inté!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom cara! Muito util seu post! ajudou um bocado! valeu!!

    ResponderExcluir
  9. Amigo, muito bom seu tutorial. Uso Windows XP e quero usar Linux. Já tenho um certo conhecimento dos comandos básicos por causa do SSH que uso.

    O seu tutorial permitiu eu configurar minha tela brilhantemente. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. @Alexandre de Oliveira Valeu, cara! Fico feliz em ter lhe ajudado!

    @Anônimo Valeu!

    ResponderExcluir
  11. Uso Win 7 e no VB coloquei UBUNTU 9.04 x86,
    alterei para resolução 1280x800 que é a que uso no meu Dell Inspiron 1525 e funcionou perfeito :D

    ResponderExcluir
  12. Que bom que funfou!
    Valeu pelo feedback, Ricardo! o/

    ResponderExcluir
  13. Instalei o Ubuntu através de Dual Boot com Win XP.
    Mas a resolução do monitor nao sai de 800x600
    Meu monitor eh um AOC 17"
    Em sistema/preferencias/video a resolução nao passa de 800x600
    que esta prejudicando utilização de alguns aplicativos:
    certos botoes saem da tela!
    tentei levar adiante esta dica:
    (nao consigo colar o link nesta janela!)
    mas nao deu certo. Este Virtual Box resolve meu problema?
    Abs,
    Anderson

    ResponderExcluir
  14. http://www.vivaolinux.com.br/etc/xorg.conf-ygor.fedora/

    segui acima o link que nao consegui
    postar no comentario anterior

    ResponderExcluir
  15. @Anderson
    Primeiramente verifique no manual do seu monitor qual a resolução máxima que ele aceita. Então utilize as dicas de configuração do Ubuntu contidas neste texto para configurar a resolução do seu sistema de acordo com as suas necessidades.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. simple de se fazer, porem não encontrei o arquivo /etc/X11/xorg.conf no meu ubuntu 9.10 64 bits.
    Rinaldo

    ResponderExcluir
  17. @Rinaldo

    O Ubuntu 9.10 não vem com este arquivo por padrão, mas caso o mesmo exista, ele é lido. Fiz uma cópia do conteúdo do meu arquivo, que estou usando no Karmic Koala e postei em http://pastebin.com/f48947a54

    Copie este conteúdo e cole em /etc/X11/xorg.conf. Depois faça logoff para aplicar as mudanças, como explicado no texto - lembre-se de que o Guest Additions deve estar instalado.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. bem, o guest additions esta instalado, porem nao consigo copiar o arquivo para a pasta X11, clico no arquivo com a direita e clico em copiar , quando vou para a pasta X11 e clico com a direita para colar não aparece a opção colar, sou novo no linux, trabalho com o windows a muito tempo, com isso tenho muita dificuldade para aprender os comandos do linux, as informaçoes de comandos do terminal ( prompt ) do linux vem muito fragmentada, estou precisando de um help de comando do terminal do linux, para por exemplo copiar e colar o arquivo de onde esta para a pasta que quero.

    grato,

    Rinaldo

    ResponderExcluir
  19. @Rinaldo

    A. Copie o CONTEÚDO deste arquivo que eu disponibilizei em http://pastebin.com/f48947a54

    B. Abra o GEdit com privilégios de administrador, indicando o caminho e o nome do arquivo de configuração do X:

    $ sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

    C. Cole o contéudo copiado no passo A neste arquivo, altere a resolução no arquivo, caso queira, salve e feche o GEdit.

    Faça logoff para aplicar as alterações.

    Para aprender mais sobre o Linux, aconselho que você siga o Guia FOCA GNU/Linux.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Cara, vlw mesmo pelo artigo. Muito útil.
    Laudemir - Londrina - Pr

    ResponderExcluir
  21. Bom eu configurei aqui, usando o Ubuntu 32 bits virtualizado dentro de um Ubuntu 64 bist (maldido banco do brasil)... Tudo funcionando, mas alterei o xorg.conf para 1280x696, pois se quiser preservar as barras de controle e bordas da janela do Vbox o valor de 1280x800 não funciona.

    ResponderExcluir
  22. @Sérgio Realmente em 1280x800 não há o controlar as bordas, mas eu até prefiro assim, pois não preciso pressionar a tecla para liberar o mouse para o OS X, quando estiver dentro do Ubuntu. De qualquer forma, obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  23. Cara, muito bom, instalei o virtual box no win07 e o ubuntu 9.04 e coloquei a configuração de 1024 x 768.
    Ficou muito bom.
    Valeu!
    Lamartine - Belo Horizonte / MG.

    ResponderExcluir
  24. @Lamartine

    Que ótimo que este tutorial continua funcionando e ajudando pessoas!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  25. Realmente continua ajudando! +1... :)
    Eu instalei o Ubuntu 10.04 em um Win7 64-bits e precisei seguir a sua dica, realmente aparecia apenas 800x600!
    Simples e prático, parabéns!
    Funcionou perfeitamente!
    Apenas um comentário: para criar o xorg.conf, execute o seguinte comando:

    sudo Xorg :1 -configure

    ResponderExcluir
  26. Valeu, Marcelo!
    Eu também usei essa dica novamente pro Lucid Lynx e funfou direitinho.
    Boa essa dica de criação do arquivo, heim?
    Inté!

    ResponderExcluir
  27. Só vindo deixar meu Feedback,para SO X86 (32 bits) é necessário fazer algumas mudancinhas..
    eu estou usando a versão 3.2.6 do VB (última versão estável) então onde está 3.2.6 é só mudar para a versão que você usa.
    para instalar no X86,tem que fazer o seguinte:
    Abra o terminal e digite isso:
    sudo sh /media/VBOXADDITIONS_3.2.6_63112/VBoxLinuxAdditions-x86.run

    pronto :P,o VirtualBox detecta a resolução automática e é só redimensionar a janela pra mudar a resolução.

    ResponderExcluir
  28. Funcionou corretamente...
    Abraços

    ResponderExcluir
  29. Segui o tutorial e durante a instalação dá a seguinte mensagem:

    Detected unsupported x86 environment
    tenho um macbook pro
    mac 0s x 10.6.6
    processador 2.25 Ghz Intel Core 2 Duo

    Aguém pode ajudar?

    valeu.

    ResponderExcluir
  30. Moacir,

    Acho que a solução está descrita aqui:

    http://forums.virtualbox.org/viewtopic.php?p=47565&sid=e5e2ab2201f1f3da030d80ad85e09038

    ResponderExcluir
  31. Muito obrigada. Uso Ubuntu em disco virtual dentro do Windows 7 e funcionou também. :)

    ResponderExcluir
  32. Bom saber que um tutorial de mais de 2 anos continua funcionando. Valeu Helen. ;-)

    ResponderExcluir
  33. Parabéns!
    Ajudou MUITO!
    Show de bola as dicas!
    Obrigado!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  34. Valeu Bruno!
    Lembrando que o novo site está em http://joselop.es.

    ResponderExcluir
  35. Olá pessoal,sou novo no Ubuntu,instalei ele a 3 dias,e quero mudar a resolução do Ubuntu,e digo,pq q é tão complicado assim?Meu Deus,pq todo esse tutorial imenso,só para profissionais ou pessoas expert?Não entendi meia palavra,tem que ser mais explicativo antes de fazer tutoriais,pois quem instalou ubuntu a pouco tempo não sabe como abrir esse tal de Virtual Box,tem que explicar melhor como a pessoa vai fazer para abrir ele,se tem que abrir depois de iniciar o ubuntu,não se esqueça que a pessoa não quer dar a volta ao mundo para apenas mudar de resolução,se isso é necessario virtualização,ja comprova que o ubuntu está muito atrasado,se comparado ao windows xp,que foi lançado a 10 anos atras (quase certeza).E se a pessoa só tiver o ubuntu?ela tem que instalar o xp para poder mudar?a tenha dó...

    ResponderExcluir
  36. Lembrando que tenho conhecimento em hardware e software avançados,tenho conhecimento em várias plataformas,inclusive mac e windows a anos!Sei formatar,sei instalar mac em pc,instalar windows,montar e até fazer manutenção de micros,em placas mães,memorias,placas de video offboard,onboard,formatar e instalar windows,se possuo esse conhecimento todo sobre windows,e mac,pq será que tudo isso é tão complicado até mesmo para quem possui conhecimento avançado em hardware?Isso explica e comprova q o ubuntu não é um sistema operacional muito lógico,e é muito complexo ou fora dos padrões de sistema,....

    ResponderExcluir
  37. Ter que reiniciar a máquina,ver tutoriais imensos,ou ter que fazer virtualização só para fazer uma simples tarefa: Trocar a resolução de 1024 x 768 que é o máximo do Ubuntu,para 1280 x 1024 que vc usava e mudava com apenas alguns cliques no Windows ou Mac.
    É DEFINITIVAMENTE LAMENTÁVEL.
    BYE UBUNTU,FOREVER WINDOWS AND MAC!FAZER OQ,QUERIA ATÉ DEIXAR O WINDOWS E USAR O UBUNTU,MAS FAZER OQ,EXTREMAMENTE CHATO DE CONFIGURAR,ATÉ É GOSTOSO DE USAR,MAS COMPLICADISSIMO ATÉ MESMO PARA QUEM POSSUE CONHECIMENTO EM INFORMATICA...IMAGINA PARA LEIGOS..

    ResponderExcluir
  38. @Jonathan

    Você está confundindo as coisas. Este tutorial é para quem usa o Ubuntu virtualizado dentro do VirtualBox. Se você o instalou na sua máquina e o hardware foi todo reconhecido, basta acessar Sistema > Preferências > Monitores. Se a resolução máxima que aparece é 1024x768, é porque o driver que o sistema está usando para a sua placa de vídeo só suporta até isso. Neste caso, você precisa saber o modelo e o fabricante da placa e procurar um driver mais adequado. Pode ser necessário instalar um driver com código proprietário, mas de qualquer forma, vale a pena fazer essa pergunta em algum fórum --recomendo o Viva o Linux.

    ResponderExcluir
  39. É impressionante como tem gente capaz de entender as coisas pelo avesso, rs..

    Enfim, José, valeu pelo tutorial! Tenho o Ubuntu virtualizado no Windows 7 e tinha que ficar redimensionando a tela, foi só modificar a resolução para 1280x800 no arquivo xorg.conf que ficou perfeito!

    ;)

    ResponderExcluir