24 de julho de 2008

MP3 no Linux: Conversão de MP3 para Wav


Nesta série de postagens já foi explicado sobre as tags ID3 e sobre como manipulá-las; foi apresentada uma forma de organização para as músicas e aprendemos a normalizar os volumes das mesmas. Desta forma, caso alguém tenha seguido os passos propostos em cada uma das postagens, já possui uma coleção de músicas uniforme e organizada. Suponha agora que surja a necessidade de se gravar um CD normal de áudio. Como fazê-lo? Esta postagem busca trazer a solução para este problema.

A primeira coisa a se saber sobre CDs comuns de áudio é que as músicas a serem gravadas nos mesmos devem estar no formato Wav (na verdade os CDs de áudio armazenam as músicas em outro formato – que é compatível com o Wav –, mas podemos entender que, gravando um CD de áudio com arquivos Wav, o mesmo tocará em qualquer player convencional). O software padrão para gravação de CDs dentro do KDE é o K3B. Este software possui uma interface muito intuitiva e várias funções, mas não possuia, até a sua versão 1.0, a função de conversão entre MP3 e Wav. Assim é necessário realizar esta conversão antes de gravar o CD. Há várias formas de se fazer esta conversão no Linux e neste texto serão apresentadas duas delas. Uma usará o player e conversor chamado MPG321 e a outra, o frontend para vários conversores de áudio do KDE, o soundKonverter.

O modo texto...
O MPG321 é o clone livre do software MPG123, que apesar de gratuito, não é livre. Ele é um player de MP3 para modo texto que também realiza a conversão de MP3 para Wav. A instalação deste software no openSUSE é bastante fácil. Tendo os principais repositórios cadastrados no sistema (Packman), basta mandar procurar por mpg321 no YaST, marcar o pacote de mesmo nome e mandar instalar. Há várias opções de utilização deste programa, mas este texto se focará apenas na conversão entre os formatos supra citados. Caso o leitor queira explorar as outras funcionalidades do programa, pode chamá-lo em um terminal, passando a opção -h (sugere-se a leitura do artigo sobre normalização de MP3 para quem não faça idéia sobre como usar um programa em modo texto).

$ mpg321 ARQUIVO.mp3 -w ARQUIVO.wav

A linha de comando acima converte um arquivo no formato MP3 para Wav. O $ indica o início do prompt de um usuário comum. mpg321 indica que o software de mesmo nome será usado. A seguir é passado o arquivo no formato MP3 a ser convertido. O parâmetro -w indica que a saída será redirecionada para um arquivo Wav, cujo nome será passado a seguir, finalizando a linha de comando. Interessante notar que o arquivo no formato Wav será criado neste momento. Assim, seria interessante que ele tivesse o mesmo nome do arquivo no formato MP3, diferenciando apenas na extensão.

Normalmente gravam-se CDs de áudio com até 20 músicas. Converter um álbum inteiro, digitando um comando para cada música pode ser muito tedioso (há quem goste...). Por isso, assim como na normalização com o MP3Gain, há a possibilidade de se automatizar esta tarefa com o comando find:

$ find ~/tmp/Music -name *mp3 -type f -exec mpg321 {} -w {}.wav \;

Onde find é a indicação do próprio programa, ~/tmp/Music é o diretório onde se encontram os arquivos a serem convertidos, -name *mp3 garante que serão processados apenas nomes terminados em mp3, -type f garante o processamento apenas de arquivos (diretórios não entram na listagem); e por fim, -exec mpg321 {} -w {}.wav executa o comando supra citado, fazendo com que o par {} seja substituído pelos arquivos que passarem pela filtragem anterior. \; simplesmente termina o comando.

Assim será criado um arquivo Wav para cada arquivo MP3 presente no diretório indicado, adicionando o sufixo .wav nos finais dos nomes dos arquivos criados (e.g., para ARQUIVO.mp3 será criado o arquivo ARQUIVO.mp3.wav).

Uma vez gerados os arquivos Wav, basta mandar o K3B gravar um CD de áudio e indicar estes arquivos. A utilização do MPG321 não é difícil, apenas exige mais atenção por parte dos usuários, mas fato de ser uma solução em modo texto pode desanimar alguns usuários. Assim, para aqueles que não se derem por satisfeitos com a solução apresentada, podem apelar para o soundKonverter.

E o modo gráfico...
O soundKonverter é uma interface em modo gráfico para vários conversores de áudio. A instalação do soundKonverter no openSUSE não é muito difícil. A primeira coisa a se fazer é adicionar o repositório do desenvolvedor do programa e procurar no YaST por soundkonverter. Os pacotes soundkonverter e soundkonverter-codecs deverão ser marcados e instalados. Ao fim da instalação, o atalho para o programa deverá aparecer em Menu K/Multimídia/Edição de Mídia. O soundKonverter é capaz de trabalhar com vários formatos de áudio e sua utilização é bastante intuitiva. O programa já vem com uma configuração bastante usual por padrão e, por isso, o usuário não precisa fazer grandes ajustes para conseguir utilizá-lo. Contudo, o entendimento da sua interface é fundamental para a sua utilização. Na figura abaixo seguem os principais componentes do programa.

Figura 1. Principais componentes do soundKonverter.
  1. Temos os dois modos de utilização do programa: Simples e Detalhado. Iniciantes podem começar com o modo Simples e à medida que se familiarizarem como o programa, podem passar para o modo Detalhado.
  2. Campo Formato Final. Este é o formato em que os arquivos de saída estarão. No caso, este campo deve estar marcado como Wav antes da seleção dos arquivos.
  3. Campo Saída, que define em qual diretório os arquivos estarão e qual será a forma usada para organizá-los. No caso das tags ID3 já estarem devidamente preenchidas, o autor sugere que os arquivos sejam organizados por elas. Para isto, basta, na caixa de seleção deste campo, marcar a opção Pelos metadados e na caixa da frente, definir a organização a partir das tags (ao se parar o ponteiro do mouse sobre esta última caixa, são exibidas as variáveis válidas para utilização, que corresponderão às tags ID3). O autor sugere a seguinte configuração: ~/tmp/Music/soundKonverter/%b/%n+%t, onde: ~/tmp/Music é um diretório usado para armazenar temporariamente músicas a serem configuradas (e.g., tags, normalização) ou a serem gravadas. %b identifica o Nome do Álbum nas tags Álbum. %n identifica o Número da Faixa. + é um separador. %t é o Nome de Cada Faixa.
  4. Campo onde os arquivos aparecerão após serem adicionados.
  5. Botão Adicionar arquivos: basta clicar nele e na janela que se abre, selecionar quais arquivos serão adicionados para conversão (pode-se também selecionar diretórios, URLs ou faixas de CDs diretamente).
  6. Botão Iniciar: após configurar todos os itens anteriores, basta clicar neste botão para iniciar a conversão.
Caso tudo ocorra bem, ao final, dentro do diretório especificado no componente 3 da figura 1, estarão as músicas convertidas, prontas para serem gravadas. Então basta abrir o K3B, mandar gravar um CD de áudio e indicar o diretório onde se encontram as músicas.

Com o K3B, à partir da versão 1.0, foi adicionada a funcionalidade de gravar CDs de áudio a partir de arquivos MP3. Todo o processo é transparente para o usuário. Basta selecionar a opção de gravação de CD de áudio, selecionar os arquivos MP3 até completar o disco (lembre-se que um CD de aúdio trabalha com tempo e não com tamanho de arquivos!). Então basta mandar gravar o CD!

Concluindo, foram mostrados dois modos de conversão de áudio de MP3 para Wav, um utilizando uma ferramenta de modo texto e outro, uma de modo gráfico. Isto mostra que o Linux já adquiriu um nível de facilidade muito grande para o usuário final e vem evoluindo cada vez mais neste sentido, mostrando estar mais do que pronto para o "mundo encantado dos desktops"!

Na próxima postagem veremos como ripar CDs. Não, não é apologia à pirataria! É apenas uma tarefa que muitos usuários costumam realizar nos seus computadores pessoais e que precisa ser descrita aqui para mostrar que o pinguim é capaz!

Assim sendo, vou ficando por aqui, mas fiquem alertas! Ao avistarem qualquer bandeira de pirata no horizonte, não hesitem em abrir fogo!


Série Completa
  • Tags – O que são e como podem ajudar a organizar seus arquivos MP3.
  • Organização – Como organizar sua coleção de arquivos de músicas.
  • Normalização – Ajuste os volumes das suas músicas.
  • Ripagem – Converta CDs em arquivos MP3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário