7 de dezembro de 2008

São Paulo: Hexacampeão Brasileiro de Futebol


Que me desculpem os flamenguistas, palmeirenses, gremistas e cruzeirenses (dentre os quais também me incluo), mas o meu São Paulo Futebol Clube (a.k.a., São Paulo, SPFC, Maior do Mundo), mostrou mais uma vez organização e experiência de um verdadeiro campeão.

Lembro-me que em meados de agosto ou setembro (não lembro precisamente a data), diziam que o campeonato já tinha acabado para o São Paulo, que não era mais possível ser campeão... Apesar disso, lembro ver o Muricy dizendo em entrevistas que era possível, afirmando que o Maior do Mundo continuava na briga. Ora, eis a força de acreditar e trabalhar! Algumas rodadas depois, o São Paulo já era figura comum na zona de classificação da Libertadores e pouco tempo depois assumiu a liderança do campeonato para não largar mais.

O São Paulo entrou tardiamente na competição, devido à participação na Copa Libertadores da América, onde foi eliminado por um inspirado Fluminense, nas quartas de final da competição. Mesmo tendo sentido a desclassificação e a saída de alguns jogadores, como o atacante Adriano (que na minha opinião não fez tanto pelo clube como foi divulgado pela imprensa), o grupo se recuperou logo e começou a colecionar bons resultados, que o fizeram subir na tabela.



Prova do poder de recuperação do clube é a campanha no segundo turno do Brasileirão, onde ficou invicto por 18 jogos. Como muitos adversários admitiram, o Tricolor do Morumbi cresceu na competição na hora certa. Cresceu e não deixou espaço para mais ninguém. O São Paulo mostrou força nas horas decisivas, como no jogo contra o Vasco (Vasco 1 x 2 São Paulo), onde terminou o primeiro tempo deixando escapar a primeira colocação para o Grêmio, que vencia o Vitória por 1 x 0 na Ilha do Retiro, mas garantiu a vitória no segundo tempo e contou com a famosa sorte de campeão, vendo o Tricolor Gaúcho perder para os Rubro Negros por 4 x 2.

Após o jogo contra o Vasco foi difícil conter a euforia dos torcedores e da impressa, que a esta altura já dizia que o Maior do Mundo tinha 95% de chances de ser campeão, há duas rodadas do final do campeonato. Era até engraçado ver os mesmos programas que dois meses antes diziam que Tricolor não tinha mais chances, destacarem as qualidades de campeão do time!

Depois do empate no penúltimo jogo, contra o Fluminense (o time das Laranjeiras novamente), muita gente disse que o São Paulo tinha deixado escapar a chance de ser campeão, que o Grêmio o alcançaria e venceria o campeonato pelo número de vitórias. Mas não tinha jeito: o São Paulo venceu com autoridade o Goiás em seu último jogo e selou um segundo turno impecável, digno de um verdadeiro campeão!



Com a conquista, além de demonstrar competência, o São Paulo quebrou alguns recordes. Foi a primeira vez em campeonatos brasileiros de futebol (série A) que um clube venceu por 3 vezes consecutivas. Além disso, com a conquista, o Tricolor do Morumbi tornou-se o primeiro Hexacampeão Brasileiro de Futebol. A meu ver, tudo isso é resultado de um trabalho contínuo, com bases sólidas. O São Paulo tem reconhecidamente uma das melhores infra-estruturas dentre os clubes do futebol mundial, tanto que vários jogadores de renome vêm da Europa se tratar nas dependências do clube.



Outro grande responsável pela campanha do clube no campeonato foi o técnico Muricy Ramalho. Tido como mal humorado pelos jornalistas, o técnico do São Paulo demonstrou mais uma vez competência e confiança no seu trabalho e do seu grupo de jogadores, mostrando confiança mesmo quando muitos desconfiaram. Talvez daí venham o respeito e a admiração da torcida, que está se acostumando a gritar o nome do treinador nos estádios.

Qual a lição que tiro de tudo isso? Acredite no seu potencial e de sua equipe e trabalhe duro, pois, como disse Thomas Edison (1847-1931), "Talento é 1% inspiração e 99% transpiração." Ah! Outra lição: é muito bom torcer para o São Paulo... ;)

Parabéns São Paulo Futebol Clube, parabéns diretoria, parabéns comissão técnica, parabéns Muricy, parabéns jogadores e parabéns, torcida! É HEXA!!!





Imagens retiradas dos sites UOL Esporte e Globo Esporte.com.

4 comentários:

  1. Tu és forte, tu és grande!
    Dentre os grandes, és o primeiro!!!

    ResponderExcluir
  2. É só deixar a gaveta aberta, o apito amigo fará o resto, como o fez contra o Bota, Flu e agora Goiás. Ah, além do "arrego" ainda têm bônus, ingressos p/a Madonna, com direito à toda a família. Vergonha, time sem-vergonha, propinoduto ligado e é só buscar o troféu "Bambi". Fácil assim!!!

    ResponderExcluir
  3. versão Própria. Cada um tem a sua.

    ResponderExcluir