27 de setembro de 2008

Eclipse com Suporte a Python no OS X

Este texto apresentará uma forma de se programar em Python, no OS X, usando o Eclipse. Apesar de não trazer suporte nativo à linguagem Python, é possível que o mesmo seja adicionado ao programa com o add-on Pydev. Nas próximas linhas serão abordadas todas as etapas deste processo, desde a instalação do Eclipse, até a execução de um código Python.


Instalação do Eclipse
1. Acessar a sessão de downloads no site do projeto Eclipse (http://www.eclipse.org/downloads/) e selecionar o pacote Eclipse Classic para Mac OS X.

2. Ao fim do download, descompactar o arquivo baixado e arrastar o diretório extraído para o diretório de aplicativos.

3. Para facilitar a abertura do programa, criar um atalho para o Eclipse, arrastando o ícone do aplicativo para o Dock.

4. Na primeira execução será pedida a localização da área de trabalho do Eclipse. Eu sugiro ~/Documents/Eclipse. Nesta mesma janela ainda sugiro marcar a opção Use this as the default and do not ask again, para que esta pergunta não seja feita novamente.

Ao avançar, o Eclipse já estará instalado. Basta fechar a aba inicial do programa e já deverá ser possível visualizar o ambiente de trabalho.

Instalado o Eclipse, é hora de adicionar suporte ao desenvolvimento em Python no mesmo. Para isto, o plugin Pydev deve ser instalado. Veja os passos a seguir:


Instalação do Pydev
1. Dentro do Eclipse, acesse o menu Help/Software Updates.

2. Na janela que será aberta, selecione a aba Available Software e clique no botão Add Site. Será aberta uma janela para inserção do endereço do site onde se encontra o add-on. Entre com o endereço http://pydev.sourceforge.net/updates/ e confirme.

3. Será adicionada a opção de instalação do Pydev na listagem. Selecione-a e clique o botão Install (veja a figura 1).

Figura 1. Repositório do Pydev adicionado no Eclipse.


4. Uma janela de revisão/confirmação será aberta. Verifique se todos os componentes estão selecionados e clique no botão Next.

5. Será exibida a tela de licença do Pydev. Para continuar, aceite a licença e clique no botão Finish.

6. O Pydev será instalado. Esta etapa pode demorar de acordo com a velocidade da sua conexão com a Internet. Ao final, será exibida uma mensagem dizendo que o Eclipse precisa ser reiniciado para que o add-on instalado seja colocado em uso. Esteja seguro de que seus trabalhos estejam salvos e clique no botão Yes, para reiniciar o Eclipse.

Ao ser reiniciado, o Eclipse já possuirá suporte ao Pydev, mas este deverá ser configurado para que possa ser utilizado. Siga os passos a seguir para configurar o Pydev.


Configuração do Pydev no Eclipse
1. Dentro do Eclipse, acesse Eclipse/Preferences, assim como exemplificado na figura 2.
Figura 2. Acesso à configuração de add-ons do Eclipse.

2. Na janela aberta, selecione no menu da esquerda, Pydev/Interpreter - Python. À direita da janela, clique no botão New, no topo da janela, para indicar ao Eclipse onde se encontra o interpretador da linguagem Python (veja a figura 3).
Figura 3. Janela para localização do interpretador Python.

3. O interpretador encontra-se em /System/Lybrary/Frameworks/Python.framework/Versions/2.5/bin/python2.5. Indique este caminho para o sistema e clique no botão Open. Isto deverá fazer com que o Eclipse importe todos os dados necessários para executar o interpretador Python, exibindo-os na janela, como na figura 4. Assim que o programa terminar este processamento, clique no botão Ok desta janela.
Figura 4. Dados do interpretador Python importados pelo Eclipse.

Nota: Dependendo do idioma do sistema, os diretórios System e Lybrary podem ter seus nomes alterados para Sistema e Biblioteca. Além disso, o caminho e o nome do interpretador podem variar de acordo com a versão do mesmo que estiver instalada no seu sistema. No caso do meu sistema (Leopard 10.5.4, a versão é a 2.5). Altere de acordo com o seu ambiente.

Neste ponto o Pydev já deve estar totalmente funcional no Eclipse. Para usá-lo, siga os passos abaixo:

Criando o Primeiro Projeto Python no Eclipse com Pydev
1. Clique em File/New/Project e, na janela aberta, expanda a pasta Pydev, selecione Pydev Project e clique no botão Next, como exemplificado na figura 5.
Figura 5. Selecionando o Pydev para iniciar um projeto.

2. Na janela aberta, dê um nome ao projeto, selecione a versão correta do interpretador Python a ser usado e clique em Finish (figura 6). Isto criará o diretório do projeto dentro da área de trabalho do Eclipse.
Figura 6. Última etapa de criação de um projeto.

3. Agora deve-se criar um arquivo para inserir o código fonte. Expanda a pasta do projeto do lado direito da janela e clique com o botão direito (Control + Clique) sobre a pasta src. Selecione então a opção New/File, como mostrado na figura 7.
Figura 7. Criando um arquivo para o projeto.

4. Na janela aberta, dê um nome para o arquivo e clique no botão Finish.

5. Na parte central do Eclipse será aberto o editor de códigos, onde o código fonte poderá ser inserido. Veja, na figura 8, o recurso de autocompletagem de código sendo usado.
Figura 8. Autocompletagem de código Python em ação no Eclipse.

Pronto! Agora somos capazes de usar o Eclipse para programar em Python! Mas e para executar o programa? Simples. Assegure-se que não haja erros no código e clique em Run/Run As/Python Run, como mostra a figura 9.
Figura 9. Selecionando o interpretador Python para execução de código no Eclipse.

Será aberta uma janela avisando sobre a necessidade de salvar o código. Você pode marcar a opção Always save resources before launching para que esta janela não apareça mais e o projeto seja salvo automaticamente. Então clique no botão Ok para executar o programa.

A saída será apresentada na parte inferior do Eclipse, como mostrado na figura 10.
Figura 10. Saída do código executado.

O suporte a Python no Eclipse é muito bem feito com o Pydev e a sua instalação não é difícil. Felizmente o interpretador Python já está presente nos melhores sistemas operacionais da atualidades (Linux e OS X) e isto facilita muito o trabalho, pois basta que o usuário instale uma IDE para facilitar a programação. Contudo, durante o desenvolvimento deste trabalho, só encontrei alguns pontos que gostaria de criticar:
  • Assim como pode-se escolher, no site do Eclipse, por uma IDE (Integrated Development Environment - Ambiente Integrado de Desenvolvimento) específica para Java, outra para C/C++ etc., poderia haver uma opção para desenvolvimento em Python, o que facilitaria muito o trabalho do desenvolvedor que utiliza esta linguagem.
  • A própria configuração do Pydev no Eclipse poderia ser facilitada, caso o add-on ou a IDE fossem capazes de encontrar o interpretador Python no sistema e só pedir a intervenção do usuário caso não o encontrassem.
  • O projeto Eclipse, tão renomado e difundido na comunidade do software livre, simplesmente não disponibiliza o logotipo do programa no formato SVG (Scalable Vector Graphics). Em vez disso, usa um formato proprietário da Adobe, usado no Illustrator. Incoerente, no mínimo.
Fora esses detalhes, o Eclipse dá show como IDE e o Pydev cumpre muito bem o papel de suporte à linguagem Python no programa! Vale a pena testar e usar para programar nesta ótima linguagem de programação!


  • A Catedral e o Bazar – Resenha do livro de Eric Raymond, sobre o método de desenvolvimento de programas de código aberto.
  • O Zen de Python – Um pequeno texto, inserido no próprio interpretador da linguagem, que elucida boas práticas de programação.

2 comentários:

  1. Poxa cara, salvou minha vida. Funcionou tudo direitinho! Muito obrigado! Um grande abraço!

    ResponderExcluir