25 de agosto de 2008

Pacotão 1


Sempre tem aquelas dicas simples que nos ajudam muito no dia a dia, em várias situações. Em grande parte das vezes são dicas tão simples que, se forem demasiadamente explicadas, tornam-se de difícil entendimento [e leitura]. Como eu não gosto de fazer postagens curtas e entendendo o problema de se explicar demais um assunto de fácil entendimento ou aplicação direta, resolvi adotar o costume de fazer postagens com várias dicas curtas incluídas. Todas estas postagens receberão o nome de Pacotão e o número do mesmo, além de receber a tag pacotão, para facilitar a listagem de todos já publicados.

Para começar, seguem neste pacotão: Instalação de Fontes TrueType no Ubuntu, via modo texto; agilização no BASH com preenchimento automático de comandos; como partir e juntar arquivos no Linux e OS X; e como capturar telas no OS X.

Instalação de Fontes TrueType no Ubuntu
Testado em: Ubuntu 8.04.
Instalação no sistema (precisa de permissões administrativas): Copie o diretório com as fontes para /usr/share/fonts/truetype.

Instalação somente para o usuário: Copie o diretório com as fontes para o diretório ~/.fonts (se ele não existir, crie-o).

Executar o comando abaixo e reiniciar o programa onde as fontes serão usadas (se o mesmo já estiver aberto):

$ fc-cache -f -v

Agilizando o Trabalho no BASH
Testado em: openSUSE 11.0, Ubuntu 8.04 e OS X Leopard.
Uma função do BASH que agiliza muito a digitação de comandos é a pesquisa reversa. Ela busca, do ponto onde o usuário se encontra (normalmente na última posição), até a primeira posição do histórico de comandos, por comandos que foram digitados que combinam com a sequência que o usuário for digitando. Detalhe que esta sequência pode estar em qualquer posição do comando (e.g., a linha cd /etc/init.d poderá ser achada digitando-se init.d).

Por procurar das últimas posições (últimos comandos digitados) até as primeiras (daí o nome de pesquisa reversa), comandos mais recentemente digitados, que combinam com a sequência do usuário, serão encontrados antes do que os digitados há mais tempo. Para usar, basta teclar CRTL + R e o prompt mudará para:

(reverse-i-search)`':

Então comece a digitar o comando que quer executar e o BASH irá mostrando os comandos que combinam com o que for digitado. Quando o comando que você deseja executar aparecer na tela, basta teclar Enter para executá-lo.Caso seja necessário fazer alguma alteração no comando, quando o mesmo aparecer, basta apertar a seta pra direita ou esquerda e a linha de comando tornar-se-á editável. Então altere de acordo com a necessidade e execute-a.

Partir e Juntar Arquivos
Testado em: OS X Leopard e Ubuntu 8.04.
Às vezes pode ser necessário partir um arquivo para que o mesmo caiba num Pendrive, CD, Disquete (argh!) ou algum dispositivo do gênero. Para este tipo de tarefas existe o comando split. Abaixo segue um exemplo de uso do mesmo.

$ split -b TAMANHOM ARQUIVO PARTES-

Onde o parâmetro -b TAMANHOM indica que o arquivo original será "quebrado" em partes de TAMANHO Megabytes (M), ARQUIVO é o arquivo a ser trabalhado e PARTES- é o prefixo das partes geradas pelo split (estas recebem sufixos aa, ab, ac etc.). Veja o exemplo abaixo:

$ split -b 4096M Backup.tar.gz Backup.tar.gz-

O comando acima partirá o arquivo Backup.tar.gz em partes de 4096 megabytes e cada parte terá o nome igual a Backup.tar.gz-aa, Backup.tar.gz-ab, Backup.tar.gz-ac etc.

Nota: O manual do split indica que o tamanho a ser usado na quebra do arquivo deve ser indicado em Bytes. Contudo, caso o usuário queira, pode usar sufixos multiplicadores, para evitar números muito grandes. Estes sufixos, de acordo com o manual citado, são: b (512 Bytes), kB (1000 Bytes), K (1024 Bytes), MB (1000*1000 Bytes), M (1024*1024 Bytes), GB (1000*1000*1000 Bytes), G (1024*1024*1024 Bytes) e assim em diante para T, P, E, Z, Y.

Para juntar um arquivo partido com o split, o comando cat (o mesmo das listagens de arquivos texto) é usado. Estando no diretório onde se encontram as partes do arquivo a ser juntado, basta digitar o comando:

$ cat PARTES-* > ARQUIVO

Onde PARTES- é o prefixo das partes do arquivo e ARQUIVO é o nome do arquivo gerado após a junção. Exemplo:

$ cat Backup.tar.gz-* > Backup.tar.gz

Junta todas as partes que começam com Backup.tar.gz, criando um arquivo chamado Backup.tar.gz.

Captura de Tela no OS X
Testado em: OS X Leopard.
Há, pelo menos, três formas de se capturar telas no Leopard sem instalar qualquer programa adicional. Cada uma usa uma combinação de teclas diferente. veja abaixo

COMMAND + SHIFT + 3: Captura a tela inteira.
COMMAND + SHIFT + 4: Permite selecionar com o cursor a área a ser capturada.
COMMAND + SHIFT + 4 + Espaço: Transforma o cursor numa câmera fotográfica e permite tirar a foto da janela onde for clicada.

Após feita a captura, será criado um arquivo de imagem na área de trabalho do usuário corrente, contendo o item capturado. Há a possibilidade de se copiar a captura para a área de transferência do sistema, evitando a criação do arquivo. Para isto, basta adicionar a tecla Control a qualquer uma das combinações citadas anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário