10 de setembro de 2009

Windows 2003 64bits em um Servidor HP

O meu amigo Fabrício, que já participou deste blog fazendo esta postagem sobre o Windows 7, precisou instalar um servidor HP no trabalho dele e acabou criando um tutorial. Então eu dei a ideia de publicá-lo, para ajudar outras pessoas que passem pela mesma situação e para ele mesmo, caso precise reinstalar o tal servidor  algum dia.

Instalando Windows 2003 Server 64 bits em servidor HP ProLiant ML110 Generation 5 com Suporte SATA RAID sem Utilizar Disquete

Recentemente a empresa na qual eu trabalho adquiriu um servidor novo, com o intuito de instalar uma aplicação nova para gerenciamento da empresa. O servidor adquirido foi um HP ProLiant ML110 G5 juntamente com o sistema operacional Windows 2003 Server 64 bits. O motivo da escolha do servidor foi por questões de custo/benefício, uma vez que seu custo não é muito alto e o equipamento oferece suporte a sistemas operacionais 32 bits e 64 bits, além das possibilidades de upgrades (2 processadores, 32GB máximo de memória, 6TB de HD etc.).


Um fato que me chamou bastante a atenção foi a presença de drivers para o sistema operacional Linux no CD de drivers e documentação do servidor, o que mostra, no meu ponto de vista, uma mudança presente nos novos tempos, onde os fabricantes estão produzindo hardware para terceiros e não mais para terceiro.

Irei aqui então demonstrar através de um simples tutorial a instalação do Windows 2003 Server 64 bits com suporte a SATA RAID na instalação sem a utilização de disquete. Caso o sistema operacional seja qualquer outro Windows 2003 Server, 32 bits ou 64 bits, este tutorial também deverá funcionar, bastando que sejam feitas as devidas modificações de drivers.


Serão necessários uma mídia de CD/DVD regravável, os drivers SATA RAID do servidor em questão e o programa nLite, que pode ser baixado aqui.

  1. Dê um boot no servidor e vá direto para a BIOS, neste caso pressionando F10 na tela de post, que exibe a logo da HP e a escrita ProLiant.
  2. Resete as configurações da BIOS para as configurações da fábrica pressionando a F9 e confirmando a caixa de diálogo.
  3. No menu Main entre na opção Boot Features, na tela seguinte altere o valor de Virtual Install Disk para Disabled.
  4. Agora no menu Advanced entre na opção Advanced Chipset Control, na tela seguinte altere o valor de SATA RAID Enable para Enabled.
  5. Para finalizar, no menu Boot, coloque em primeiro lugar o drive de CD/DVD e em segundo lugar os HDs.
  6. Salve e saia da BIOS. Obs.: Agora existe uma bifurcação aqui, pode-se optar por habilitar o SATA RAID via hardware ou via software, eu optei por instalar via software, que em minha opinião é mais simples e por que RAID da Microsoft oferece uma excelente confiabilidade.
  7. Baixe e instale a versão mais atual do nLite em um outro computador.
  8. Copie o conteúdo do disco 1 do Windows 2003 Server para alguma pasta em seu computador, caso seu Windows tenha apenas um disco, utilize-o.
  9. Abra o nLite e configure-o para o idioma Portuguese (Brasileiro) e clique Próximo.
  10. Selecione a pasta aonde você copiou o conteúdo do Windows 2003 Server utilizando o botão Selecionar. Clique em Próximo quando o programa terminar de carregar as informações sobre o sistema operacional.
  11. Tela referente a modificações, apenas clique em Próximo.
  12. Selecione as opções Integração de drivers e Criar uma imagem iso auto executável e clique em Próximo.
  13. Este é o principal passo, será onde irá ser adicionado ao CD/DVD do Windows 2003 Server, os drivers SATA RAID. Clique em Inserir e escolha Pasta com vários drivers e selecione a pasta onde estão os drivers SATA RAID, no meu caso eu peguei os drivers para o Windows 2003 Server 64 bits que estavam no arquivo cp008698.exe (736 KB) disponível aqui. Localize e baixe o driver apropriado e descompacte o arquivo com algum descompactador para alguma pasta e selecione a pasta no nLite.
  14. Será apresentada uma tela com a lista das pastas que possuem os drivers, escolha as que você necessita e clique Ok.
  15. Na tela apresentada, selecione o driver que será inserido no CD/DVD do Windows 2003 Server e clique Ok.
  16. Se houver mais drivers para serem inseridos no CD/DVD, repita os passos a partir do passo 13.
  17. Clique Próximo.
  18. Confirme a inicialização do processo e quando finalizado clique em Próximo.
  19. Por fim, insira o CD/DVD regravável no drive e selecione o Modo Gravação Direta e clique em Gravar. Ao fim da gravação clique em Próximo e depois Finalizar.
  20. Inicie o servidor com o CD/DVD regravável que você gravou com o nLite no drive. E inicie a instalação do Windows 2003 Server normalmente, os drivers SATA RAID serão carregados automaticamente, não será necessário utilizar a opção F6.
  21. Agora é só instalar o servidor e configurá-lo da forma que melhor lhe servir.

Eu apreciei bastante a instalação deste servidor, apesar de ter perdido dois dias para poder fazer o mesmo, não encontrava os drivers apropriados, o CD da HP que vem com o servidor não traz os drivers SATA RAID que eu necessitava. Outra consideração que tenho que a fazer é que o CD da HP vem com um sistema operacional próprio da HP. E durante o processo de instalação dos drivers, o servidor requisitou um reboot, como a mídia estava no drive e eu tive que me ausentar de minha sala por alguns minutos o mesmo foi inicializado, danificando a estrutura das partições de meus discos. Resultado: eu tive que reinstalar o servidor. Então fica como dica de não esquecer o CD da HP no drive.

Esta foi a forma com a qual eu instalei o servidor, estou aberto a sugestões e a esclarecimento de dúvidas.

Fabrício Kelmer
Bacharel em Ciência da Computação
Microsoft Certified Professional
fabriciotobe (em) gmail.com




Leia Também

8 comentários:

  1. Texto bastante esclarecedor, Fabrício!
    Como você mesmo citou, é uma pena que a HP não envie os drivers necessários para instalar o servidor junto com o mesmo. Acho que não custa muito pra eles. De repente, em vez de mandar os tais drivers, seria legal manter um portal organizado, com os drivers para todos os sistemas operacionais suportados.
    No mais, parabéns por compartilhar o seu conhecimento e pela sua recente conquista, já que agora você é certificado pela MS!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. hahaua
    pois é! Que bom que gostou! Eu também gostei de aprender a fazer o "trocinho" XD
    Valeu! E excelente texto este do seu colega! Até eu entendi muitas coisas ^^V

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ,a hp é sempre um problema para achar os drivers para windows principalmente nos modelos dela que vem com o vista, tive dificuldades uma vez por causa disso.

    ResponderExcluir
  4. @Luhof Concordo. Sem contar que eu considero PÉSSIMOS os programas de instalação de impressoras HP. Além de demorados e pesados, os programas de instalação costumam ser complicados. Uma vez eu, instalando uma impressora HP, reiniciei o computador (normal para Windows) ao "final" do processo. Antes de refazer o logon, eu retirei o CD do drive e o processo não foi concluído. Ainda havia mais uma tela após a reinicialização e não adiantou colocar o CD: tive que desfazer a instalação e instalar novamente, lembrando de NÃO retirar o CD após a reinicialização. É mole? Isso sem contar que é um saco o instalador só iniciar após detectar a impressora pelo USB, pois este é um processo que demora em algumas ocasiões e complica ainda mais o processo. Acorda HP!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Amigos boa tarde, estou com o mesmo problema aqui, mas depois de fazer todo o processo com o nLite e tudo mais o servidor inicia a instalação do Win2003 e dá uma mensagem "A instalação não encontrou o Contrato de Licença de Usuário Final"
    Alguém sabe o que está faltando no cd que gravei?
    Obrigado,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Rodrigo,

    Este erro não é muito comum, sua mídia é a do Windows 2003 original da Microsoft? Se sim o problema pode esta na sua copia (a que você gerou no nLite), ela não ficou 100%. Se não, procure adquirir outra midia do Windows 2003, de preferência a original.

    Verifique como esta formatado o disco também (NTFS, FAT32), se ele já estiver formatado. Isto pode ocorrer também quando o HD não foi reconhecido pela instalação do Windows 2003, verifique se os drivers que você adicionou no nLite são realmente os drivers corretos do SATA RAID do seu HD.

    Antes de eu elaborar este tutorial, eu tive bastante trabalho para encontrar os drivers corretos.

    Post o resultado aqui para sabermos o que aconteceu.

    Abraço!

    Fabrício Kelmer

    ResponderExcluir
  7. Ola amigo vejo que depois de varios anos esse blog continua ajudando muita gente como eu estou aquin a baixar esses drives e seguindo seu tutorial para ver se consigo fazer um sata0 aqui no meu servidor tenho 3 HDs de 1 Terra então resolvi fazer um Raid 0 e um deixo normal pra armazenamento quando conseguir volto a postar Obrigado pelo belo tutorial.

    ResponderExcluir
  8. I am extremely impressed with the view point. Thanks for sharing such useful information in your blog. A great content for getting the proper information regarding the subject.

    componentes-hp

    ResponderExcluir