4 de janeiro de 2009

Top 10 Softwares Não-Apple para OS X


Eis a lista dos 10 softwares para OS X que não são da Apple, que utilizo no meu Macbook atualmente (jan/2009). A idéia é apresentar softwares que o leitor não conheça, mas que podem lhe ser úteis, além de fomentar uma discussão sobre o assunto – quais softwares você mais usa no OS X, que não são da Apple?
 
1. QuicksilverO software da Blacktree não faz feio no Mac e realmente vicia. O Quicksilver reinventou a abertura de programas e decretou, na minha opinião, o fim de menus para escolha dos mesmos. Com o Quicksilver instalado e executando, basta o usuário digitar control + Espaço, para ter acesso à interface do programa. Então começar a digitar o nome do aplicativo que deseja abrir e o Quicksilver vai mostrando na tela os resultados que casam com o que foi digitado. Uma vez que o aplicativo desejado apareça na tela, basta teclar enter e o carregamento se inicia. Não bastasse isso, o Quicksilver é inteligente e vai aprendendo as necessidades do usuário. Assim, se você abre a Calculadora com frequência, a partir de dado momento, bastará digitar a letra C para que a mesma seja selecionada. Além disso, o programa possui funções extras, que permitem abrir arquivos comuns e digitar textos, por exemplo. De fato, a lista de funcionalidades do Quicksilver é tão grande que merecia um texto exclusivo! Indispensável para usuários do OS X e recomendadíssimo por mim!

2. FirefoxO navegador da Mozilla Foundation dispensa apresentações. Rápido, cheio de funções, código aberto, extensível, largamente utilizado, vencedor de vários prêmios pelo mundo... fundamental!

3. AppCleanerInfelizmente, o OS X não possui [ainda] um sistema de gerenciamento de pacotes tão bom quanto o do Linux. Neste contexto, o AppCleaner aparece como solução para desinstalar softwares e Widgets para o Dashboard. Com alguns cliques, o usuário pode desinstalar programas e quaisquer vestígios que os mesmos costumam deixar no sistema. Ótimo para manter a casa em ordem.
 
4. The UnarchiverEste programa é como aquele jogador de marcação que quase ou nunca aparece como nome do jogo, que não tem o seu nome gritado pela torcida, mas que sem ele, o time perde feio, ou joga mal. O The Unarchiver é capaz de trabalhar com diversos formatos de arquivos e funciona tão bem e integrado ao sistema que quase passa despercebido. Com ele, dificilmente o usuário precisará se preocupar com arquivos compactados (até hoje só tive problemas com arquivos RAR com senha).

5. ScrobblePodTem conta no Last.FM? Então deve querer fazer scrobbling das suas músicas. Infelizmente, o iTunes não tem uma função como o Amarok ou o Rythmbox, que permite a integração direta com o site. Assim, o ScrobblePod surge como o salvador da pátria, sendo capaz de enviar para o Last.FM músicas ouvidas com o iTunes e o iPod.
 
6. VLC Media PlayerEsse é o coringa dos players de áudio e vídeo. Toca, por padrão, quase todos os formatos e ainda corrige o "problema" do iDVD de tocar DVDs de várias regiões. Não obstante, o programa é multiplataforma! Para quê se preocupar com o formato? Use o VLC!

7. MacMP3GainEste eu já uso desde os tempos de Windows, passando pelo Linux! Simplesmente o melhor software para normalizar os volumes das músicas! A interface desta versão para o Mac é mais simples que a do Windows, mas gostei muito, pois achei mais fácil e intuitiva, sem muitas frescuras.
 
8. PicardCansado de ficar alterando manualmente as tags dos seus arquivos MP3? Não sabe o que são tags MP3, mas sofre com sua coleção de músicas desorganizada? O Picard resolve seu problema! Com alguns cliques, você indica ao programa qual o disco que você tem e ele busca no banco de dados do MusicBrainz pelas tags corretas, associando-as a cada arquivo de música. Depois basta salvar e importar os arquivos no iTunes. Infelizmente, o Picard deixa a desejar para alguns artistas nacionais, mas a maioria dos CDs está lá e isso já ajuda demais!
 
9. aMSNUm cliente para o protocolo MSN. Comparado ao Adium, possui as desvantagens de não permitir a conexão com outros protocolos, não se adaptar tão bem ao sistema (graficamente) e não deixar que duas contas sejam abertas ao mesmo tempo (a não ser que haja alguma configuração neste sentido, que não achei). Possui a vantagem de carregar mais rápido as fotos e permitir o uso de webcam. Vale a pena usar!
 
10. XeeGosta de ler HQs no computador? Sente falta da função de paginar as imagens dentro de um diretório, no visualizador de imagens do OS X? Use o Xee! É um software leve e pequeno, que possui essas e outras funções!
 
Como pode ser percebido, tenho preferência por softwares multiplataforma (50%), gratuitos (100%) e de código aberto (90%). São softwares que utilizo no meu dia a dia e me ajudam a realizar minhas tarefas no computador! Se não conhece algum deles, experimente e se gostar, reze uma Ave Maria para mim! Agora, você discorda de algum software citado? Trocaria alguma posição? Adicionaria algum software? Qual é a sua lista? Comente! :-)




Leia Também

Nenhum comentário:

Postar um comentário