2 de janeiro de 2009

Falta de Planejamento


Foi encontrado no bolso de um cadáver, quando se preparava a autópsia, a seguinte carta:

Exmo. Senhor Delegado do Ministério Público: Suicidei-me!

Não culpe ninguém pela minha sorte. Deixei esta vida porque um dia a mais que vivesse, acabaria por morrer louco!

Eu lhe explico, Senhor: Tive a desdita de me casar com uma viúva, a qual tinha uma filha se soubesse isto jamais teria casado. Meu pai, para maior desgraça, era viúvo e quis a fatalidade que ele se enamorasse e casasse com a filha da minha mulher. Resultou daí que a minha mulher se tornou sogra do meu pai. A minha enteada ficou a ser minha mãe e o meu pai, ao mesmo tempo, meu genro!

Após algum tempo, a minha filha pôs no mundo uma criança, que veio a ser meu irmão, porém neto da minha mulher que fiquei a ser avô do meu irmão. Com o decorrer do tempo, a minha mulher pôs também no mundo um menino que, como irmão da minha mãe, era cunhado de meu pai e tio do meu filho, passando a minha mulher a ser nora da própria filha!

Eu, Senhor Delegado, fiquei a ser pai da minha mãe, tornando-me irmão dos meus filhos. A minha mulher ficou a ser minha avó, já que é mãe da minha mãe. Assim, acabei sendo avô de mim mesmo!!! Portanto, antes que a coisa se complicasse mais resolvi acabar com tudo de uma vez.

Que confusão! A primeira vez que eu li este texto, chorei de tanto rir! Outro dia eu estava vendo um CD de backup de alguns anos atrás e encontrei este texto no meio dos arquivos. Ao mesmo tempo que fez eu me lembrar de coisas boas da época, acabei criando uma associação entre este texto e o desenvolvimento de projetos, especificamente, programação.

Quem já fez um programa um pouco maior, com várias funções, variáveis, constantes, classes etc.? Quem já criou um programa com vários arquivos? Quem já trabalhou com ponteiros? Se você já fez alguma ou várias dessas tarefas, sabe como é fácil se confundir no meio de tantas referências. É uma função que chama outra, que tem um ponteiro para outro ponteiro, com uma variável que recebe o valor de outra... Enfim, um caos à primeira vista. Um "mundo" criado pelo desenvolvedor, com a organização que o mesmo promoveu.

Para marinheiros de primeira viagem é fácil se perder no meio do desenvolvimento de um projeto. Em certo ponto bate até um desespero pela sensação de estar perdido – pelo menos foi assim que eu me senti quando comecei e ainda sinto às vezes, confesso. Creio que este exemplo serve para exaltar uma etapa importante do desenvolvimento de qualquer projeto: o planejamento.

Planejar evita muitas dores de cabeça. Um planejamento perfeito evitaria todas elas, mas como ninguém é perfeito, tal façanha é impossível. Contudo, evitar 95% dos problemas e esforços desnecessários já é um alento! Por isso, planeje, planeje, planeje! Seu tempo, seus investimentos e os envolvidos agradecem! ;-)


Leia Também

5 comentários:

  1. Brow,

    É difícil desvencilhar planejamento e organização para mim os dois estão entrelaçados. Não só em sistemas grandes, mas também em sistemas menores, é necessário haver um entendimento do problema(situação) para uma melhor e mais rápida solução. A nível de programação, que para mim é onde enquadra este texto, não fica só a critério da análise o programador deve saber tanto do negócio quanto o analista.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ah!!! Mude seu PageRank que ele subiu.

    ResponderExcluir
  3. Salve!

    Valeu pela notícia, cara! Estamos começando 2009 em lua de mel com o PageRank! Estou muito orgulhoso por esse PageRank 5!!!

    Com relação ao comentário, eu creio que organização ajuda demais no planejamento. Na verdade, a pessoa organizada consegue ordenar melhor as idéias em qualquer ocasião, contudo, a organização não leva, necessariamente, ao planejamento. A pessoa pode ser organizada e não planejar, assim como pode planejar e ser desorganizada... A combinação dos dois, entretanto, cria um ambiente propício a grandes realizações!

    Eu dei o exemplo de sistemas maiores, mas uma vez que a pessoa se acostuma a planejar, ela o faz pra tudo, independente do tamanho do projeto e independente de ser ligado ou não ao trabalho.

    Você citou que estas são características importantes para o analista e o programador. Eu vou além. São características necessárias para todos os envolvidos no projeto. Se todos se planejarem e se organizarem, fica fácil prever reuniões, cobranças, atingir metas e andar dentro dos prazos. Obviamente o fato de planejar e se organizar não vai garantir isso, mas ajuda muito!

    Já que você tocou no assunto de organização, fica o convite pra ler o meu texto sobre 5S, que é um método que tem a organização como um dos principais benefícios. O link é:
    http://versaopropria.blogspot.com/2008/08/o-5s-naturalmente.html

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Sim, sim, sim!!! kkkk

    Te plagiando. hauahuahauau

    kra com certeza organização e planejamento são sinonimos de realizações, mas ainda incluo perseverança. Estes pra mim são o alicerces de um projeto.

    Com estes requisitos já se tem meio caminho andando.

    Abraço brow.

    ResponderExcluir
  5. kkk
    Plágio! Alguém prenda esse cara! :-)

    ResponderExcluir