5 de janeiro de 2009

Blog v4.0

São cerca de 6 meses de blog e neste tempo, muita coisa mudou relativo ao projeto inicial. Foi o escopo de assuntos que foi aumentado, temas trocados, funções adicionadas, enfim, coisas que me ajudaram a aprender e a amadurecer a minha idéia de blog.
O nome versão Própria surgiu após um brainstorm e caiu como uma luva para o que eu pretendia na época: criar as minhas versões de tutoriais e textos, criar, na Web, uma janela para os meus pensamentos. Contudo, cada vez mais eu sentia vontade de ter um nome mais compacto e voltado para a área tecnológica. Assim, eu passei a procurar outros nomes, mas sem pressa, afinal, pelo que eu podia acompanhar nos números de acesso ao blog, o versão Própria estava agradando os seus leitores.
Alguns números do versão Própria:
  • ~ 12.000 Visitas
  • 1,53 Páginas/Visita
  • 2' 15'' de tempo médio no blog
  • PageRank 5

5 Postagens mais Lidas:
  • Acentuação no OS X: 1.481 Visitas
  • Configuração de um Roteador no Oi Velox: 1.213 Visitas
  • Importância da Missão, Visão e Valores de uma Empresa: 978 Visitas
  • Neve no Blogger!: 782 Visitas
  • MP3 no Linux: Conversão de MP3 para Wav: 379 Visitas

Nada mal para um blog que não trata de assuntos que geram muitas visitas, como pornografia e jogos e que não tem um domínio registrado. Um blog de esquerda, pois em vez de tratar de Windows e Internet Explorer, fala de Linux/OS X e Firefox. Um blog que não ensina a colocar uma palavra em negrito em HTML, mas como usar Python.
Não sei se o foi o clima a que o Ano Novo nos remete, mas consegui chegar em um nome interessante e aplicar as mudanças que já havia planejado há um tempo. Eu resolvi dividir esta mudança em etapas, mais ou menos como muitas distribuições Linux fazem, para reduzir ao máximo, o impacto que ela causará.
Milestones
  • 2009/01/13 – Alteração dos links. Serão alterados os links do blog e dos feeds.
  • 2009/01/13 - 2008/01/20 – Alteração dos links de referência. Os blogs parceiros e os links que referenciam o blog serão avisados ou alterados diretamente. O links internos ao blog serão consertados nesse período.
  • 2009/01/31 – Troca do tema do blog.

Destes itens, apenas o último deixa uma sombra de insegurança, pois ainda não encontrei um layout que me deixasse 100% satisfeito, contudo, já venho testando bons layouts e espero cumprir à risca o prazo. Creio que o principal eu consegui: um nome legal, que tem a ver com computação e que deve casar com o novo ambiente do blog. Enquanto que no tema atual temos "um dia de sol", no novo tema eu busco "um dia nublado".
Acho que este foi o texto mais difícil de escrever, mas creio que consegui passar o recado. Conto com a compreensão e colaboração de todos os leitores do blog. Será uma mudança para melhor! Deixo vocês com o novo logotipo do blog – o nome fica para dia 13!

Se alguém tiver um palpite, comente! ;-)



Leia Também

5 comentários:

  1. Olá,

    Parabéns pelo blog. Vez ou outra passo por aqui. Sempre tem algo bacana.. estou até pensando em aprender Python.

    Sobre a postagem... No seu Milestone o ano está 2008.
    Estou aguardando as mudanças.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. Hahaha
    Valeu pelo toque, cara! Até acostumar com 2009...
    Sou suspeito pra falar, mas Python é uma linguagem muito boa para se aprender!
    Bom saber que tenho leitores!
    Abraço, bro!

    ResponderExcluir
  3. Fala brow.....

    Kra aquele tema que vc me mostrou de teste e legal kra. Mas precisa de fazer algumas modificações para enquadrar no seu perfil.

    Abraço bro.

    ResponderExcluir
  4. Bro,
    Por enquanto estou ficando com aquele que te mostrei. Não fiz grandes mudanças, mas foi o que mais se enquadrou no perfil que eu quero. O fato é que eu vou fazer o layout escolhido durar. Não pretendo trocá-lo em menos de 6 meses. Por isso essa preocupação com o mesmo.
    []!

    ResponderExcluir
  5. olha to participando de uma corrente de links, e eu indiquei você, porque eu acho o seu blog um máximo!!!
    Dá uma olhada no meu blog e veja como participar, ate mais
    abração!

    ResponderExcluir