19 de janeiro de 2009

Backup do Leopard no Ubuntu via NFS


Recentemente eu resolvi formatar o Mac, mas como tinha um volume relativamente grande de dados e não queria perder qualquer coisa, procurei por uma forma fácil e rápida de realizar o backup.
DVDs? Não. Ia gastar muitos discos e seria tedioso realizar o backup e voltar com o mesmo, sem contar que eu teria vários discos parados.
Pendrives? Também não. Precisaria de muitos e seria igualmente tedioso realizar e voltar com o backup.
– Espera aí! Eu tenho outro computador em casa, este com Linux! Posso ligar os dois em rede, passar os dados do OS X para o Linux, formatar e voltar com tudo!
– Mas como eu posso fazer os dois conversarem? Ah! Valha-me o bom e velho Network Filesystem (NFS)!

Brainstorm em dia! Mãos à obra!

Notas: Onde se ler servidor, entenda como a máquina Linux e onde se ler cliente, entenda como a máquina com OS X. As versões dos sistemas operacionais usadas foram Ubuntu 8.04 e Leopard 10.5.6.

1. Pré Configuração
1.1. Conexão
Conecte os dois computadores com um cabo crossover – pode-se usar outro tipo de conexão, e.g., via roteador, mas esta é a mais simples.

1.2. Servidor
Configure a interface de rede da seguinte forma:
  • IP: 192.168.1.1
  • Máscara: 255.255.255.0
  • Gateway: 192.168.1.1

1.3. Cliente
Faça a seguinte configuração:
  • IP: 192.168.1.2
  • Máscara: 255.255.255.0
  • Roteador: 192.168.1.1

2. Servidor
2.1. Instale o NFS Server.
$ sudo apt-get install nfs-kernel-server

2.2. Configure o diretório de exportação.
Neste texto, os diretórios bases foram, no Ubuntu, /home/zezim e no Leopard, /Users/zezim. Altere-os de acordo com a sua realidade.

$ mkdir /home/zezim/backup
$ sudo gedit /etc/exports

Adicione ao arquivo /etc/exports, a seguinte linha:
/home/zezim/backup 192.168.1.2(rw,async,all_squash,anonuid=1000,anongid=1000,insecure)

Lembrando de alterar o caminho do diretório para o que você irá usar e os valores para os parâmetros anonuid e anongid devem ser obtidos, respectivamente, pelos comandos $ id -u zezim e $ id -g zezim, onde zezim deve ser substituído pelo seu login no servidor.
 
2.3. Reinicie o NFS.
$ sudo /etc/init.d/nfs-kernel-server restart

3. Cliente
3.1. Crie um diretório para montar o compartilhamento.
$ mkdir /Users/zezim/backup 

3.2. Monte o compartilhamento.
$ sudo mount -o rw 192.168.1.1:/home/zezim/backup /Users/zezim/backup

Neste ponto, o leitor pode copiar todos os arquivos que deseja salvar, no diretório /Users/zezim/backup, pois os mesmos serão enviados de forma transparente para o servidor, no diretório /home/zezim/backup. Depois de copiar todos os dados, o Mac pode ser formatado sem problemas. Como a formatação exige reinicialização do sistema, isso garante a desmontagem automática do compartilhamento.

4. Voltando com os Dados
4.1. Reconfiguração do cliente.
Refaça a sessão 1.3.

4.2. Montagem.
Refaça a sessão 3.2.

4.3. Crie um diretório para armazenagem temporária dos dados.
$ mkdir /Users/zezim/backup-temp

4.4. Copie todo o backup para o diretório temporário.
$ cp /Users/zezim/backup/* /Users/zezim/backup-temp

4.5. Desmonte o compartilhamento.
$ sudo umount /Users/zezim/backup

5. Organização
5.1. Organize os seus arquivos.

Completados estes cinco procedimentos, você já deverá ter um Mac novinho em folha, sem ter perdido quaisquer dados e sem gastar com mídias que, provavelmente não usará mais. Então os arquivos de backup que ficaram no servidor podem ser apagados ou mantidos como cópia de segurança, à critério do leitor.

Apesar de ser um procedimento relativamente complicado, não é tão difícil aplicar os conhecimentos deste texto. O leitor pode compensar a falta de experiência em computação com doses extras de paciência e atenção, para aplicar cada detalhe descrito neste. Obviamente, podem acontecer problemas dos mais diversos, desde a ausência de algum pacote, até falha no cabo crossover, mas é impossível prever todos eles. Caso encontre algum problema, falha no texto ou mesmo se conseguir realizar o backup com sucesso, comente! ;-)




Leia Também

4 comentários:

  1. Fala brow!!!

    Tivemos idéias mesmo muito parecidas hein. O mais legal é que foi para assuntos diferentes, o seu backup e o meu sincronizar os arquivos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Verdade.

    O NFS faz o serviço direitinho. Com atenção e boa vontade, é
    possível deixar o serviço funcionando e realizar o compartilha-
    mento de forma tranquila.

    Uma boa opção para sincronização/backup de arquivos locais.

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu post e aposto q vai ser muito util pra muita gente tenho um PC com ubuntu e um macbook estava procurando uma soluçao para ta compartilhando arquivos entre as maquinas principalmente quando precisar gravar DVD, procurei em varios site spor ai e achei a resposta aqui e tambem descobri que Mac OSX ja vem com openssh e ja ate to acessando remotamente ambos entao minha sugestao e colocar mais tutorias desse tipo sobre redes linux/mac coisa q nao achei ate agora na na web flw t+.

    ResponderExcluir
  4. @Flavio Toledo O seu ambiente é parecido com o meu. Foi meio complicado encontrar uma documentação específica para este procedimento, por isso eu fiz este texto. Gostei da sua sugestão. Futuramente eu devo fazer um texto similar a este, mas com OpenSSH. Sugestões serão sempre bem vindas!
    Abraço!

    ResponderExcluir