23 de janeiro de 2009

Análise do Windows 7 Beta


Recentemente estive conversando com um amigo meu (Fabrício), que é formado em Ciência da Computação e trabalha como Analista de Suporte, sobre a nova versão do Windows, intitulada 7. Acontece que o Fabrício resolveu testar o Windows 7 e eu logo pensei que ele podia anotar suas impressões sobre o sistema e me mandar para publicação aqui no blog, uma vez que eu não tenho a mínima vontade de fazer esse trabalho.

Ele topou o desafio e menos de 48h depois, já havia feito sua análise. O sistema utilizado nos testes do Fabrício foi o Windows 7 Ultimate EN-US Versão 7000.0.081212-1400 BETA e abaixo seguem as impressões dele.



Windows 7! Será?!

Download
O Windows 7 pode ser baixado a partir deste endereço da Microsoft. Quando do lançamento do software, houve congestionamento nos servidores da MS (nota do editor: que gafe, heim, Mr. Ballmer?!), por isso eu baixei o software via torrent. O arquivo tem 2,54GB de tamanho.

Instalação
O processo de instalação é praticamente todo automatizado, fazendo com que qualquer usuário, com ou sem conhecimento em informática, instale o sistema facilmente. Os únicos dados solicitados foram: idioma, região, local de instalação (HD), usuário, senha e confirmação de horário do Windows.

O processo, apesar de ser automatizado, levou bastante tempo (aproximadamente 1 hora e meia). Eu utilizei uma máquina virtual com processador de 2.0GHz, 1GB de memória e 10GB de HD, então com certeza o tempo de instalação deve mudar consideravelmente numa máquina normal.

Contato Imediato
Logo ao iniciar, vi uma tela com tons azuis e visual similar ao do Windows Vista: ícones grandes e vistosos.

O botão do menu iniciar ganhou novo design. Aquelas famosas papagaiadas (Gadjets), que servem para enfeitar e acrescentar informações para o usuário não vem configuradas como no Vista, deve-se adicioná-las. O SO já traz algumas opções como Relógio, Calendário, Ações e Medidor da CPU.

Algo de novo que vi?
  • Sticky Notes: Um aplicativo para anotações. É bem básico, fica na área de trabalho como um lembrete, só possui a função de mudar de cor. Na minha opinião um tanto inútil.
  • Snipping Tool: Uma ferramenta de captura de imagem da tela, similar ao Print Screen. A diferença é que ele permite escolher a área da tela que vai ser capturada.
  • Show Desktop: Agora não mais como um ícone da inicialização rápida (Quick Launch), ele esta alocado ao lado direto do Relógio do Windows. Basta clicar nele para minimizar todas as janelas abertas.
  • Task Bar e Quick Launch: A barra foi o que visualmente mais mudou no Windows. Agora as janelas não são mais apresentadas em forma de barras e sim em forma de ícones. A janela ativa fica em destaque como se fosse um botão pressionado. As janelas minimizadas ou em segundo plano ficam como se fossem botões sem pressionar. A Quick Launch agora é apresentada sem divisórias, ou seja, fica na mesma barra que as demais janelas. Toda vez que um programa que está na  Quick Launch, é executado, ao ínves dele alocar um ícone na Task Bar, ele utiliza o próprio ícone original para suportar as janelas de sua aplicação. Não é necessário agora mais do que dois cliques para se adicionar ou remover qualquer programa a Quick Launch.
  • Task Manager (Resource Monitor): No Vista, a Microsoft deu uma apimentada do Task Manager. Além das abas Applications, Processes, Performance, Network e Users, foi adicionada a aba de Services, que indica quais serviços que estão rodando. Foi adicionado também, na aba Performance, a opção Resource Monitor que lhe permite ver o que acontece em tempo real com Memória, HD,  CPU e Rede. No Windows 7, o Resource Monitor ganhou um "plus", ficou mais completo e permite uma melhor gerência dos recursos utilizados pela máquina.
  • Internet Explorer 8: Bem mais rápido que o IE7 e comparável ao Firefox. Foi esta a impressão que eu tive ao utilizar o IE8 e o FF no Windows 7. Apresenta características similares às que foram adotadas pelo Google Chrome, que é a marcação do endereço principal em preto enquanto o resto do endereço fica em cinza (nota do editor: na verdade, esta característica foi primeiramente anunciada no IE8 e o Chrome copiou). Ao abrir uma nova aba, indica quais foram as ultimas páginas visitadas, facilitando o acesso às páginas mais visitadas. Vamos ver como ele se comporta quando atingir de verdade o mercado.


No Domínio...
...se comportou bem, foi fácil adicioná-lo, não restringiu nenhum dos comandos executados por scripts de configuração. Foi aceito normalmente pelo Windows Server 2003 Small Business, mas não executou as GPOs, acredito por causa de incompatibilidades de versões, afinal são 5 anos de diferença. Acredito que a Microsoft, assim que lançar o Windows 7 oficialmente, deverá lançar atualizações para corrigir a compatibilidade com o Server 2003, pois este ainda é muito utilizado por seus clientes.

E o desempenho?
Certamente melhorou muito. Vai deixar o Windows Vista no chinelo. A quantidade de memória necessária para rodar o sistema é pelo menos de 50% menor que no seu antecessor. Só aí já da para notar a principal diferença no desempenho. Mas ainda é um pouco cedo para compará-lo com outros SOs que existem no mercado, afinal, não é possível ainda, para nós, brasileiros mortais, experimentar o sistema com a nova geração de monitores Touch Screen. Agora é esperar a versão oficial sair e desfrutar do que parece que será um bom SO.

Essa foi uma breve análise sobre o Windows 7, acredito que até a versão oficial sair, muita água vai rolar, muita coisa vai mudar, mas com certeza nós, usuários finais, não sairemos perdendo, pois está aí mais uma opção de SO. Todos os comentários feitos foram baseados em minha opinião, sobre meu conhecimento, sobre meu entendimento de usuário final, de Tecnologia da Informação e de Analista de Suporte, toda e qualquer divergência é possível. Se quiserem uma segunda opinião sobre o assunto, acessem a sessão de Tecnologia do G1.

Fabrício Kelmer
fabriciotobe (em) gmail.com
Analista de Suporte



Valeu, Fabrício! Ótimo texto! Deu para ter uma boa ideia do sistema! Só para finalizar, gostaria de expor algumas opiniões próprias:
  • Existe um aplicativo similar ao Sticky Notes no Leopard. Ele está na forma de Widget do Dashboard e só aparece quando este é executado (caso esteja configurado no Dashboard). Eu o utilizo bastante para fazer notas rápidas. Mas o diferencial do Mac é justamente esconder as notas no Dashboard, diminuindo a sobrecarga de informações na tela. O Linux também possui ferramentas para realizar este trabalho, no KDE4, por exemplo, vem embutido.
  • O Leopard também possui uma ferramenta semelhante ao Snipping Tool. Basta pressionar CMD + SHIFT + 4 e selecionar a área que se deseja capturar. Se, em seguida, o usuário pressionar a Barra de Espaço, ele captura a janela sob o cursor, ao clicar. Já o Linux possui vários programas dedicados a esta tarefa, com várias opções de captura.
  • Na minha opinião, o Dock do Leopard tornou obsoletas essas barras que mostram os programas em execução. Além de mais simples, ele é visualmente mais bonito. 
  • Sobre gerenciamento de recursos, não lembro de ter visto um programa similar no Leopard (na verdade existem Widgets para o Dashboard com essas funções, mas um programa propriamente dito, eu ainda não vi). Já o Linux possui vários. No GNOME, por exemplo, há um monitor do sistema muito completo, além dos Widgets para KDE e aplicativos como aDesklets.

O que quero dizer com isso, é que não vi uma grande inovação da Microsoft neste sistema. Pode até ter ocorrido uma grande melhora com relação ao Vista, mas se comparado com outros sistemas operacionais, tudo isso é irrelevante. Alguém pode citar que o touch screen é uma inovação. Para esses, eu convido a ver este vídeo do Ubuntu rodando Compiz Fusion com um monitor touch screen.

Para terminar, reparem na imagem abaixo. Ela é auto explicativa!







Leia Também

12 comentários:

  1. Fala brow!!!

    Tinha visto o anúncio do Steve Ballmer semana no Uol Tecnologia, mas nada concreto sobre quem realmente usou. Pelo que ele apresentou realmente o sistema não vai trazer nada de nova ele apenas copia as funcionalidades dos principais sistemas em uso no mercado.

    Concordo plenamente com vc que ele não trouxe nenhuma melhoria. A comparação com o Vista a respeito de desempelho, ao meu ver de certa forma é desnecessária.(Quem lembra do Milleniun!).

    Mas não trará nada inovador. Pode se tornar um bom SO para Desktop para quem usa.

    Abraço brow.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, obrigado pelo espaço cedido.

    Realmente a correção que você fez a cerca do IE8 esta corretíssima. Logo que o GChrome saiu, pude testá-lo e ler sobre o mesmo. Lembro-me de ter visto este comentário que o GChrome copiou algumas características prometidas para o IE8.

    Mesmo sendo um fan da Microsoft, não posso deixar de concordar que o sistema não trouxe nada de inovador, até então, pois a versão é BETA. Espero que o Engenheiros tirem algo de novo da cartola, mas como eu não acredito em coelhinho da páscoa e nem papail noel, eu vou ficar sonhando com o inovador e torcendo pelo sucesso do W7.

    Abraço cara e valeu!

    ResponderExcluir
  3. Como eu disse, ele não trouxe inovação se levarmos em consideração o mercado como um todo. Como diria Roberto Justus: uma visão macro...

    Se levarmos em consideração apenas os Windows, ele é bastante inovador. Eu também espero que a MS inove. A concorrência é boa para todos e um exemplo é o próprio Windows, que não vinha trazendo grandes melhorias há anos e graças à concorrência, os engenheiros da MS estão acordando. Uma frase que eu concordo plenamente, diz que o monopólio leva à falta de inovação. A MS provou isso.

    @maurim: Valeu pelo comentário! Viu a comparação do Conectiva 10 com o Windows 7? Hehehe

    @Fabrício: Nada que tire a grandeza do texto. Foi algo feito para utilizadores, como o Zé Mauro comentou. Gostei muito da experiência! Considere o espaço aberto para novos textos!

    o/

    ResponderExcluir
  4. amigo, pode me dizer o endereço do torrent que você baixou o windows 7 ?
    olha, parabens pelo site.

    ResponderExcluir
  5. Hey, Julio,
    Obrigado pelo elogio!
    Como está descrito no texto, não fui eu quem fez o teste. Contudo, vou entrar em contato com Fabrício para saber do endereço e ou ele postamos aqui.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Fala pessoal!

    http://www.mininova.org/search/windows+7/seeds

    Este é o local onde baixei, procure escolher o link que tenha o maior numero de Seeds, o tamanho seja de 2,44GB e o aquivo seja com o formato ISO. Na duvida, ainda da uma conferida nos comentários dos usuários que já baixaram.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. "Para esses, eu convido a ver este vídeo do Ubuntu rodando Compiz Fusion com um monitor touch screen."

    A tecnologia touchscreen da microsoft, vem do surface, que põe no chinelo o video com o Ubuntu =)

    O que quero dizer é que a tecnologia do Seven nesse quesito não veio de agora, mas, ja de 6 anos atrás, com o projeto surface.

    ResponderExcluir
  8. Pelo que eu vi nos vídeos, o Win7 não deixa ninguém no chinelo. ;-)
    Se o touchscreen é melhorado, ótimo! Ele tem que trazer algo de novo! O resto, pelo visto, é cópia. Mas não precisarão de 6 anos para o Linux e o OS X possuírem os recursos que o Win7 tem, além de outros.
    []!

    PS: Obrigado pela visita e por partilhar sua opinião!

    ResponderExcluir
  9. O posts anteriores ja comentou tudo q se diz a respesito do win7 e relaçao ao vista, Mac e Linux mas minha opiniao pessoal e que migrei para Mac OS alguns meses e a Microsft vai ter que penar muito pra fazer com que eu volte a utilizar o OS deles fora to usando a tempos o Ubuntu no outro computador do qual me fez pouca falta.

    ResponderExcluir
  10. @Flaviodbz Pra chegar perto no OS X, a Microsoft vai ter que penar muito mesmo...

    ResponderExcluir
  11. microsoft pra mim sempre vai ser o sempre foi fake...sem comentarios LINUX forever...

    ResponderExcluir