22 de janeiro de 2009

3G no MacBook


Há pouco tempo eu aderi ao plano 3G da Claro de 500Kbps e, de cara, me deparei com a falta de documentação sobre a instalação do Modem no OS X. Por causa disso, eu resolvi criar este tutorial. O manual que acompanha o CD de instalação até ensina a usar o discador próprio do Modem, mas eu queria integrar a discagem ao OS X, para não ter que manter mais um programa aberto e para tornar o processo de conexão mais intuitivo.

O Modem que eu comprei foi o ZTE MF622 e a instalação foi executada sobre um Macbook MB403LL/B, rodando OS X 10.5.6 (a versão mais recente do sistema até o momento). Os passos são descritos a seguir:

1. Coloque o CD de instalação do Modem no Macbook.

2. Abra o CD no Finder e execute o arquivo de instalação.

3. Proceda a instalação, reiniciando o computador ao final e retirando o CD.

4. Plugue o Modem e aguarde a mensagem de erro que aparecerá, ignorando-a.

Figura 1. Mensagem de erro do inferno.

5. Abra o programa de conexão que foi instalado no diretório de aplicativos e aguarde o reconhecimento do Modem no mesmo.

6. Abra Preferências do Sistema/Rede, clicando em OK na janela de aviso que será exibida.

7. Selecione, na coluna da esquerda, o item ZTEUSBModem e configure-o da seguinte forma:

Figura 2. Configuração de discagem da Claro.


8. Marque a opção Mostrar o estado do modem na barra de menus e clique no botão Avançado.

 Figura 3. Detalhes da configuração.

9. Na nova janela, configure:

Figura 4. Configurações avançadas.

10. OK nas duas janelas e clique no ícone do Modem na Barra de Menu, selecionando a opção Conectar ZTEUSBModem. Isto deverá conectar o sistema sem problemas.

Para conectar, caso o computador seja ligado com o Modem já plugado, basta acessar o ícone do Modem e mandar conectar. Caso o Modem seja plugado com o computador ligado, espere a mensagem de erro que aparecerá e ignore-a. Aguarde alguns segundos e mande conectar. O que acontece, pelo que pude perceber, é que o firmware do Modem precisa de alguns segundos para ser inicializado. Por isso deve-se esperar este tempo após plugá-lo (o ideal é iniciar o sistema com o Modem já plugado).

Figura 5. Erro comum para firmware não pronto.

Como pode ser percebido, o processo de instalação e configuração do Modem ZTE MF622 é bastante simples no OS X. Melhor do que isso, só se o driver já acompanhasse o sistema e o mesmo tivesse código aberto (talvez até tenha, mas pelo que me consta ele é fechado). A única dúvida que fica é sobre como retirar a mensagem de erro que aparece quando o Modem é plugado. Ela não influencia muito, mas aborrece bastante.

Sobre o serviço da Claro, estou muito satisfeito até o momento. Em alguns dias eu tive problemas de conexão excessivamente lenta ou instabilidade na mesma. Contudo, neste quase um mês de utilização, creio que os problemas aconteceram em 3 dias específicos e em horários específicos (à noite). É lógico que meu desejo é que os problemas caiam para zero, mas para quem vem de uma conexão péssima via rádio, o serviço está muito massa. Isso sem contar que, apesar de ter aderido ao plano de 500Kbps, não são raras as vezes que consigo atingir 1Mbps de conexão, chegando ao pico de 1,5Mbps (3 vezes superior à velocidade contratada). Em suma: Claro 3G is rocking!




Leia Também

28 comentários:

  1. É uma infelicidade que empresas como a Claro não possuam uma manual de instalação decente orientando de como instalar um simples modem 3g num MAC. Parabens pela explicação, mesmo sem ter visto um MAC de perto, acredito que eu consiguiria fazer esta configuração sem problemas.

    ResponderExcluir
  2. Verdade!!! nossa... é uma maravilha esse tuto!
    Parabéns... sempre por estar nos ajudando!
    e minha saga pelo the sims mac continua ;_;

    ResponderExcluir
  3. @Fabrício: Não creio que seja falha da Claro. Acho que o manual deveria vir junto com o Modem e, mais do que isso, deveria haver uma melhor integração com o sistema. Apesar disso, pelo que já vi, nem no Windows há este tipo de integração. O instalador se limita a instalar o driver e o discador dele. Mas a mensagem de erro do inferno, acho que o Windows não exibe.

    @TwoWays...: Obrigado pelo elogio! Sobre o The Sims, dá uma olhada na comunidade do Orkut. Se não tiver a resposta, posta lá a pergunta. Lembro de já ter lido comentários sobre jogos lá. ;-)

    ResponderExcluir
  4. Eu realmente pesquisei por isso, porque eu pretendo comprar um Mac, mais tenho medo quanto ao acesso à internet, já que o mesmo não tem entrada do fax modem de 56 kbps, então eu iria aderir um modem 3g da claro. Mais quando à explicação. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. @Everton Eu estava vendo como uns parentes meus se conectam à Claro com o Windows e pude perceber que, com este tutorial, o jeito Mac fica muito mais fácil e adaptado ao sistema operacional. Sobre a entrada de Fax MODEM, daqui pra frente vai ser cada vez mais difícil encontrar um computador de ponta com ela. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. É, realmente eu concordo com você deque com os avanços tecnológicos de hoje, dificilmente se verá mais fax modem. Quanto a minha dúvida anterior você já a solucionou de perfeita forma, mais em questão do sistema operacional OS X do Mac, você acredita que pessoas que ja tem uma certa 'intimidade' com computadores e vivência ultizando Windows, como eu, conseguirá se adaptar rapidamente? Pelo que eu vejo é dificil ter alguns softwares gratuitos na internet para implementar o Mac OS X e é justamente isso que me faz ficar com um pé atrás quanto ao produto. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. @Everton Cara, neste mesmo blog tem uns textos que podem te ajudar na migração para o OS X. Eu creio que em qualquer migração você tem que estar disposto a aprender, já que algumas coisas são feitas de forma diferente. Veja a categoria OS X e Software Proprietário, acessível pelo menu à sua direita. Lá você terá acesso a todos os textos que eu fiz sobre o assunto. Sobre a questão dos programas, os links abaixo devem te ajudar:

    http://pipeless.blogspot.com/2009/01/top-10-softwares-no-apple-para-os-x.html
    http://pipeless.blogspot.com/2008/08/ps-instalao-do-os-x.html

    []!

    ResponderExcluir
  8. J, onde consigo o programa para instalação inicial, explico, comprei esse modem pela Claro, tentei instalar e como deu erro, resolvi guardar e ver depois, ai coloquei ele na mochila do note e a cx com manual e cd de instalação na mesa. Resumindo a cx sumiu, já procurei em todos os lugares e nada.

    O manual eu já consegui com a Claro http://www.claro.com.br/StaticFiles/Manuais%20aparelhos%20-%20PDF/ZTE_MF622.pdf agora o cd ela falou que preciso entrar em contato com o fabricante, que bela atendimento não acha??

    Jr jonasjra@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Salve Jonas!
    Que azar, heim, cara?! Você não explicou qual é o seu sistema operacional. Se for o OS X é um pouco complicado achar o driver, já se for Windows basta encontrar um amigo ou conhecido que possua o CD e fazer uma cópia. Ou então contar com a boa vontade de alguma loja que lhe empreste o CD para copiar.
    Na minha opinião a Claro deveria ter uma seção de downloads onde todos os drivers pudessem ser baixados, justamente para pessoas como você... Pra mim também seria interessante, pois eu já precisei instalar o Modem num computador com Windows, mas eu só recebi o CD de instalação do Mac...
    Também já tenho algumas reclamações para com o serviço prestado pela Claro e já me dei conta de que não sou o único, ou seja, a minha lua de mel já acabou...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Amigos,
    Alguem poderia postar os drivers de instalacao para o Mac? Isto eh, o conteudo do tal CD?

    Eh que eu perdi o meu e tou precisando instalar em um Mac. Ja liguei na claro, mas eles me deram o telefone da ZTE. Na Zte, eles disseram que tiraram o driver da pagina deles porque ja lancaram a nova versao (absurdo, nao?) e sugeriram que eu fosse ate uma loja da claro copiar o driver em um pendrive.

    Obrigado,
    Henrique

    ResponderExcluir
  11. Tambem tive o mesmo problema na instalacao desse modem. O meu problema eh q "a mensagem de erro do inferno" (Figura 1) nao para de aparecer. Eu ignoro, mas fica aparecendo (umas 5 msg de cada vez).

    Alguem ai sabe como resolver isso?

    Muito obrigado

    Ricardo

    ResponderExcluir
  12. @Ricardo Eu não sei o que pode estar acontecendo. Na época em que escrevi este tutorial até pesquisei sobre essa mensagem de erro. Pelo que me lembro, parece que o sistema, ao reconhecer o Modem, tenta montá-lo como um dispositivo de armazenamento (e.g., Pendrive), mas obviamente não consegue. Cheguei a procurar uns arquivos de configuração do sistema para informar ao mesmo que, quando aquele dispositivo fosse conectado, não era para tentar montá-lo como dispositivo de armazenamento. Sem sucesso. Assim eu me acostumei com essa mensagem chata. Infelizmente no seu caso é pior ainda...
    Agora, só para atualizar o post, o serviço da Claro tá uma droga. Horrível MESMO. Estou usando o Snow Leopard e o driver continua funcionando. Nem foi preciso reinstalá-lo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Ok, Jose... Valeu pela força.

    abraco.

    ResponderExcluir
  14. Tenho Internet 3G da Claro instalei no Meu Mac Os 10.6 X , so que as vezes da uma mensagem que nao foi possivel estabelecer uma Conexao com o servidor PPP . Alguem sabe como posse resolved esse problema

    ResponderExcluir
  15. @Shelly, você está com um nível de sinal bom? Verifique isso. =)

    ResponderExcluir
  16. O sinal ta bom, inclusive liguei par central da Claro verificou tudo e segundo eles ta tudo certo, me pediram para instalar novamente e nem assim resolveu ...
    Acabei cancelando a conta, pois desde o comeco ou saia da conexao ou aperecia essa mensagem anterior.. Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  17. @Shelly, numa visão bem superficial, parece ser um problema de conexão ou configuração. Não de instalação, mesmo porque a mesma é automatizada e o driver funcionava like a charm no meu Snow Leopard - até lembrei de desinstalar o driver agora. Sim, eu cancelei a minha conta faz uns meses, pela péssima qualidade dos serviços. De qualquer forma, não importa mais, pois você também já cancelou a sua. Espero que um dia tenhamos conexões decentes no país... Disponha da ajuda. Mande um sinal de fumaça se precisar.

    ResponderExcluir
  18. cara to curtindo muito seus posts, to chegando agora na área (olha ai um a - de área - acentuado com seu tutorial de acentuação!!!rsrsrs) tenho meu MacBook Pro faz uns 2 meses to curtindo pacas, agora meu passo é a net 3G apesar de que aqui na cidade, não tem é só 2G e oscila muito!!! mais quero encarar.A que melhor se encaixou no orçamento foi a da Tim mais to com 2 dúvidas e queria se puder que vc me esclarecesse se possível...qual minimodem devo adquirir na sua opinião? e como funciona o sistema de roteador? ela da um UP na conexão 3G? tipo, vc liga o minimodem no roteador e faz conexão com eles pelo sistema Airport? por favor José gostaria da sua ajuda pra poder comprar um mini e um roteador descentes...vi no site da apple um roteador bem cotado, mais sei lá se funciona com os minis da praça:

    http://store.apple.com/br/product/MC340BZ/A/AirPort-Extreme?mco=MTY3ODQ5OTY

    Grande abraço meu caro José e continue nos ajudando com seus posts!!!

    ResponderExcluir
  19. detalhe José, meu Mac é o OS X 10.6.4
    Processador 2.66 intel core i7

    ResponderExcluir
  20. @Daniel

    Primeiramente, obrigado pelos elogios! =)

    "Segundamente" (rs), parabéns pela compra! Sou usuário Apple a quase 3 anos e até hoje não me arrependi nem por um segundo da aquisição. O Mac simplesmente funciona. Nada mais que isso. Posso dizer que é o meu companheiro de trabalho, filmes, música, fotos... Enfim, faço propaganda por que a máquina é boa mesmo.

    Não sei se você viu nos comentários, mas deixei de usar a 3G desde agosto/2009. Quando usei, conectava o meu Modem como todos fazem, por USB e o único modelo que testei foi o ZTE, como citado no texto. Se for usar o Modem direto no Mac, verifique com o vendedor se acompanha o driver para Mac, senão fica no mínimo difícil para instalar.

    Agora já existem roteadores 3G onde você conecta o Modem nele e ele libera o acesso por Wi-Fi. Neste caso, você pode comprar QUALQUER roteador que seja compatível com o seu Modem. Wi-Fi é uma tecnologia padronizada e aberta. Você não precisa ficar apegado ao AirPort, que é muito caro e funciona da mesma forma que os outros roteadores. A única coisa que aconselho é comprar um roteador já com a tecnologia IEEE 802.1 n, pois é mais rápida e tem mais alcance que as a/b/g atuais.

    Neste modelo de AirPort que você passou, não vi entrada para o Modem ou chip 3G. Minha sugestão: vá em alguma loja confiável e procure por um roteador 3G com suporte a Wi-Fi n (não sei como eles vão chamar na loja, mas o termo correto é IEEE 802.1 n). Vale pesquisar na net também.

    Resumindo: você pode usar o 3G conectando o Modem direto no Mac ou conectando o Modem no roteador e acessando a net por Wi-Fi. Se for usar o Modem direto no Mac, certifique-se de que ele vem com o driver de instalação para Mac. Se for usar roteador, certifique-se de que ele tem entrada para Modem 3G e é compatível com IEEE 802.1 n.

    E seja feliz! =D

    P.S.: A AirPort é um produto e tanto, com a qualidade Apple, mas não oferece tantas vantagens que justifiquem o preço.
    P.S.2: Volto a lembrar que o modelo que você me passou não diz nada sobre conexão 3G, apesar de ter uma entrada USB. Verifique isso se for comprá-la!

    ResponderExcluir
  21. Nossa José, vlw mesmo pela atenção ficou muito bem esclarecido!!! agora é ir a campo fazendo cotações e pegando espicificaçoes dos produtos.
    Eu nesse instante to entrando na net por sistema de bluetooth pelo meu celular é fraquinho mais pega, um sistema razoavel de acesso seria esse de conexão usb melhora um cadin!!!rs...e fica inviavel ainda aqui onde moro caxambu sul de minas o acesso rapido, é muito caro!!!
    E assim que instalar meu sistema por aqui te dou noticias de como tudo ta rolando, muito obrigado José ajudou demais velho, parabéns pelo blog e continue sempre nessa força!!!

    ResponderExcluir
  22. Eu sei como é esse problema de velocidade. Não moro muito longe de você: sou de Barbacena/MG. Aqui existe 3G, mas como em qualquer lugar, o serviço, infelizmente, não funciona 100%. Por isso eu ainda prefiro soluções como ADSL e cabo, por não precisar de toda a mobilidade que a 3G oferece.

    Mas tomara que funcione bem pra você. Inté! =)

    Ah! Lembro que este blog está descontinuado, apesar dos textos serem bastante úteis até pra mim mesmo. O endereço novo é http://joselop.es

    ResponderExcluir
  23. Brigadão José bom saber viu!!! eu tbm pensei muito na questão adsl, vale apena em relação as demais, mesmo sabendo tbm que o serviço no brasil é uma bela porcaria né?rsrsrs...eu tinha em sampa o speedy pra mim era muito bom, mais aqui o velox é muito caro!!! mais vamos lá! e vou visitar seu novo site! grande abraço meu velho e brigado novamente pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
  24. Ola José,
    Muito bacana o seu tutorial, me salvou! Por sorte, eu havia guardado o CD de instalação e pude seguir as suas explicações (já tenho esse modem funcionando perfeitamente num Vaio há três anos, pois viajo bastante e costuma funcionar bem aqui no Brasil). Não conseguia instalar no Mac, justamente porque não tem o instalador automático e eu não me lembrava ter o CD.
    Fiquei quase 30 minutos ao telefone com a Claro, mudei de atendente por três vezes e nada... o pessoal muito mal sabia do que eu estava falando. Felizmente deu tudo certo, graças a você!
    Enfim, muito obrigada e parabéns por ajudar!
    Flávia / Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  25. Olá Flávia.

    Que bom que o texto lhe foi útil. apesar do grande tempo de publicação. Ao mesmo tempo, é lamentável o serviço prestado por essas operadoras. O pior é que todas são assim e não temos pra onde correr. Fica a pergunta sobre o que a ANATEL tem feito...

    Valeu pelo comentário, lembrando que estou em outro endereço agora: http://joselop.es
    =)

    ResponderExcluir
  26. bom dia estou com um problemao nao consigo configurar esse modem de zte mf622 no meu powerpc eu ja troquei o sistema operacional para leopard mais nao consigo fazer pegar eu comprei um chip pre pago da tim nem consigo informaçao

    ResponderExcluir