12 de dezembro de 2008

Siglas Latinas


Há algumas siglas latinas que eu costumo encontrar em textos que leio e procuro adaptar aos meus, para dar mais profissionalismo a eles. Muitas destas siglas são facilmente encontradas em textos acadêmicos e em livros técnicos e, por isso, resolvi agregar todas a esta postagem, visando informar ao leitor o significado e o uso de cada uma delas.

Antes de apresentar as siglas, só cabe dizer que há muitas outras, mas estas são as que eu mais uso ou leio. Caso o leitor queira se aprofundar no assunto, sugiro a leitura da página da Wikipédia, que consta no rodapé desta postagem.

A tabela a seguir apresenta, do lado esquerdo, a sigla, com a expressão que ela representa entre parênteses. Ao centro, há o significado da sigla e à direita, observações (caso seja necessário) e um exemplo de uso para a sigla em questão.


Sigla Significado Observações/Exemplo
A.D. (Anno Domini) Ano do Senhor É uma designação usada nos calendários Juliano e Gregoriano para o número de anos após o nascimento de cristo. Exemplo: 1984 A.D.
A.M. (Ante Meridiem) Antes do Meio Dia É uma convenção usada em relógios de 12 horas, para indicar o período que antecede o meio dia. Exemplo: São 10:19 A.M.
cf. (confer) Compare Costuma ser usado para indicar que o leitor deve comparar duas referências bibliográficas. Exemplo: Os resultados foram similares, ainda que várias técnicas tenham sido usadas (cf. Tanenbaum, 1999 e Djiskstra, 2000).
et al. (et alii) e outros Também pode significar "e outras coisas" (et alia) ou "e outros lugares" (et alibi). É bastante usado em referências bibliográficas. Exemplo: Estes resultados estão de acordo com aqueles obtidos por Tanenbaum et al. (1999).
etc. (et cetera) "e outros", "e outras coisas" ou "e o resto" Muitas pessoas adicionam um "e" antes de etc., o que pode ser considerado errado por alguns professores da língua portuguesa, visto que o et de et cetera já significa e. Exemplo: Consultou os grandes nomes da computação: Tanenbaum, Knuth, Djiskstra etc.
e.g. (exempli gratia) por exemplo O uso de etc. com e.g. pode ser evitado, uma vez que e.g. dá a idéia de uma lista finita. Exemplo: Consultou os grandes nomes da computação, e.g., Tanenbaum, Knuth e Djikstra.
i.a. (inter alia) entre outras coisas Exemplo: Tanembaum, autor de vários livros (i.a., Redes de Computadores), é professor de Ciência da Computação.
i.e. (id est) "isto é", "ou seja" ou "em outras palavras" É comumente confundido com e.g., mas possui um conceito diferente. Exemplo: Python nos permite a criação de atributos escondidos dentro da classe, i.e., atributos privados.
P.M. (Post Meridien) Após o Meio Dia Exemplo: São 17:07 P.M.
P.S. (Post Scriptum) Pós Escrito
É usado em textos, para adicionar novo conteúdo, sem alterar o que já foi escrito. Exemplo: P.S.: Lembre-se de estudar Python!
R.I.P. (Requiescat in Pace) Descanse em paz Costuma ser usado em lápides ou quando se cita um ser querido que morreu. Exemplo: R.I.P., Ayrton Senna.
Vs. (Versus) Contra Exemplo: Linux vs. OS X
Tabela 1. Siglas latinas.

Uma outra sigla que costumo usar bastante, mas que não é latina, é A.K.A. (Also Known As), que é inglesa e significa "também conhecido como". Exemplo: Python 3000, a.k.a., Py3K, é uma versão da linguagem de programação Python.


Na minha opinião, o bom uso das siglas apresentadas engrandece e padroniza o texto, tornando mais fácil a leitura do mesmo, caso o público alvo seja conhecedor delas. Se você costuma usar alguma sigla em seu texto, que não foi citada aqui, deixe um comentário sobre qual é a sigla, o que ela significa e um exemplo de uso da mesma!


Fonte de pesquisa: Wikipédia

Leituras Recomendadas

Leia Também
  • A Catedral e o Bazar – Resenha do livro de Eric Raymond, sobre o método de desenvolvimento de programas de código aberto.

4 comentários:

  1. Fala brow!

    Hj fiquei off bem dizer direto, foi foda.
    Kra esse texto foi bacana eu mesmo depois de ler muitos textos, passei a usar as siglas: i.e e e.g. Você notará isso se acompanhar minhas poucas postagens no blog.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Salve, simpatia!
    Como eu disse no texto, essas siglas ajudam a tornar o texto mais profissional e mais padronizado (na minha opinião). Mesmo que você esteja lendo um texto numa língua que desconhece, se você encontra um e.g., vai saber que ali tem exemplos e isto vale para cada uma das siglas apresentadas e para tantas outras existentes.
    Para textos acadêmicos então, acho que elas têm uma valia maior, visto que a escrita é levada em conta. Por isso, acho que a idéia é entender o que elas significam e usar mesmo! ;)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Era o que eu tava procurando, adorei! Obrigado.

    ResponderExcluir