6 de dezembro de 2008

Pacotão 2


EasyGUI no OS X
Testado em: Leopard
EasyGUI é um módulo para Python que permite criar facilmente interfaces gráficas. Apesar do programador não ter muito controle sobre ela, sua facilidade compensa o seu uso para aplicações simples.

Para instalá-la, basta baixar o pacote no site oficial do módulo, descompactá-lo e copiar o arquivo easygui.py para o diretório /Library/Python/<version>/site-packages, lembrando de substituir <version> pela versão em uso do interpretador Python (no meu caso foi a 2.5).

Configuração do BASH no OS X
Testado em: Leopard
Basta criar o arquivo .bash_profile no seu diretório HOME e inserir nele os parâmetros de configuração do BASH. Um exemplo bastante simples e útil é a configuração da saída do comando ls. Basta inserir a linha:

alias ls="ls -Ghl"

Feito isso, salve, saia do editor e digite o seguinte comando, para ativar as alterações:

$ source ~/.bash_profile

Se não quiser digitar o comando acima, basta abrir um novo terminal do BASH, pois ele lê o arquivo de configuração apenas na inicialização.

Conversão entre Codificações de Arquivos
Testado em: Ubuntu 8.04
O comando recode faz todo o "trabalho sujo" de conversão. A sintaxe é:

$ recode ANTIGO..NOVO ARQUIVO

Onde ANTIGO é o formato em que o arquivo se encontra, NOVO é o formato desejado para o arquivo e ARQUIVO é o caminho do arquivo a ser convertido. Para saber em qual formato se encontra um arquivo, pode-se usar o comando file:

$ file ARQUIVO

Mais informações, neste artigo da Linux.com.

Nota do autor: Esqueçam o Latin1! O UTF8 é muito melhor, pois provê melhor interoperabilidade entre programas e sistemas operacionais, sem perda de dados!




Pacotão

Nenhum comentário:

Postar um comentário