2 de dezembro de 2008

Configuração de um Perfil Padrão no Windows XP


Quem trabalha ou trabalhou com administração de usuários em um sistema operacional sabe da necessidade de se configurar um perfil padrão, para criação de usuários. Se você deseja entregar para o usuário um perfil configurado, com papel de parede, ícones, teclado, mouse, temas etc., é muito improdutivo pensar em configurar cada novo perfil "na mão".

Felizmente, sistemas como Linux e Windows permitem que o administrador defina uma configuração padrão para novos perfis, fazendo com que novos perfis sejam criados com base no perfil padrão, configurado pelo administrador.

Quem me conhece ou acompanha o blog, sabe que eu não sou o maior fã de Windows, mas há cerca de um ano eu me vi na necessidade de realizar esta operação no sistema da Microsoft. Como eu achei difícil encontrar documentação precisa sobre o assunto, acabei criando um tutorial para mim mesmo, que resolvi publicar nesta postagem, na esperança de que seja útil a mais alguém.

Dessa forma, seguem 11 passos para configurar um perfil padrão no Windows XP.

1. Criar a conta modelo e configurá-la. Esta etapa é relativamente simples: crie uma nova conta, defina uma senha para ela, acesse-a e configure-a da forma que melhor lhe convir.

2. Acessar uma conta administrativa. Faça logoff da conta recém criada e entre em uma conta com privilégios administrativos.

3. Marcar a exibição de pastas e arquivos ocultos. Isto pode ser feito através do menu Ferramentas/Opções de Pasta/Aba Modo de Exibição, no Windows Explorer.

4. Acessar Painel de Controle/Sistema/Aba Avançado.

5. No campo Perfis de Usuário, clicar no botão Configurações.

6. Selecionar o perfil padrão, criado no passo 1, e clicar em Copiar para. Veja a figura 1.

Figura 1. Janela Perfis de usuário.

7. Na nova janela, no campo Copiar o perfil para, clicar no botão Procurar. Veja a figura 2.

Figura 2. Janela Copiar para.

8. Acessar C:\Documents & Settings\Default User e confirmar.

9. No campo Uso permitido, clicar no botão Alterar.

10. Na nova janela, digitar Todos, no campo Objeto a ser selecionado e clicar no botão OK.

Figura 3. Janela de seleção de usuário ou grupo.

11. Confirmar a operação clicando no botão OK e na janela de confirmação que se abrirá.

Figura 4. Confirmação da operação.




Leia Também

26 comentários:

  1. Esta eu já conhecia, é muito bom, uma vez fiz parte de um projeto de instalação de 3000 Desktops e 800 Notebooks em uma empresa do ramo automobilistico e isto daí ajudou muito a configurar as máquinas que tem 3 ou 4 usuários, que trabalhavam em turno alteranados, você não perde tempo com cada usuário, apenas com um.

    ResponderExcluir
  2. Eu aprendi isso na raça, mas me ajuda muito no trabalho.
    É como criar uma distribuição Windows: Instale os programas, crie uma conta padrão, configure-a e torne-a padrão no sistema, para todas as contas que forem criadas após, serem baseadas nela.
    :-)

    ResponderExcluir
  3. Fiz isso, mas nap tem a pasta .../Default User , entao fiz em cima da pasta All Users.
    Nao funcionou, e na hora de dar "ok" dá msg de que essa pasta ja existe e nao vai pra frente tive q cancelar...
    Surpresa!
    Apagou conteudo da pasta All Users... mas win ainda funciona mas as figuras de conta de usuario sumiram , etc... ! :(

    ResponderExcluir
  4. @Anônimo Você deve ter deixado de executar o passo 3. É necessário marcar a exibição de pastas e arquivos ocultos para visualizar a pasta Default User. O diretório All Users possui configurações comuns a todos os usuários e não pode substituir a Default User.
    Default User -> Usuário Padrão
    All Users -> Todos os Usuários
    ;-)

    ResponderExcluir
  5. excelente tutorial/iniciativa, estava com esse problema para resolver, encontrei essa materia e problema resolvido. Tenho 12 máquinas que são compartilhadas com 23 usuários, detalhe que nessas máquinas temos softwares de telefones e outros da empresa... configurei um único usuário, entrei como administrator e copiei o perfil conforme orientado e funcionou em todas.

    Obrigado por compartilhar!
    Alexsandro

    ResponderExcluir
  6. Salve, Alexsandro!
    Que bom que o tutorial lhe foi útil!
    Isso facilita muito a vida e ninguém perde em compartilhar este tipo de coisa! ;-)
    Obrigado por comentar.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Já fazia um tempo que procurava algo relacionado a isto.

    Tutorial simples e objetivo.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns,são pessoas como voçê,que faz a net ser uma grande ferramenta de busca e ensino.
    Já aprendi muito,com paginas explicativas com a sua,vlw.
    ASS:Thigo

    ResponderExcluir
  9. Muito Util. Tenho um pc domestico, mas tenho que configurar a conta de toda minha familia. era uns 15 Minuto. Agora em menos de 1 Minuto ja ta tudo configurado. Vlv

    ResponderExcluir
  10. ...amigo eu não entendi uma coisa!
    Essa de criar o perfil - na maquina - e, esta mesma maquina repetir o perfil que vc criou por padrão para todos os usuários desta maquina é até usual na rotina do dia a dia de muitos.
    Entretanto, gostaria de saber onde o Fabricio colocou aquele mesmo perfil que criou para sua empresa automobilistica e para distribuir por 3.000 maquinas e 800 notes?
    E não em apenas uma!!!

    Cara! ...se ele seguiu esse tuturial ele deve ter levado um mês ou mais para padronizar todas!!! Ou quem sabe, ainda está fazendo!

    Desculpa a pergunta e observação tão infantil, mas acho que falta algo no processo didático que vc se propõem, em colocar as claras e simplificar coisas por vezes tão complexas para que os usuários leigos, e, para que se aprofundem um pouco mais ou definitivamente resolvam, de uma vez por todas, trabalhos tão pesados.

    E como vc mesmo aparentemente diz, temos que "tomar muito pau" às vezes, sozinhos, autodidatas, queimando a "mufa", para enfim chegar a resultados até mais simples que este, pela simples falta de orientação.

    No mais, parabéns pela iniciativa e pelas soluções que vc apresenta aqui, um abraço!

    ResponderExcluir
  11. @Anônimo Pelo que eu entendi do comentário do @Fabrício, ele fez isso em cada máquina.

    De qualquer forma, você pode testar, no passo 7, informar um caminho remoto, como \\PC_REMOTO\Documents & Settings\Default User. Depois pode até postar o feedback aqui. Mas note que para esta solução, você deveria deixar todos os PCs formatados e prontos para receberem os usuários. Todos também deveriam estar ligados e em rede. Após feita essa replicação do perfil padrão, os usuários poderiam ser criados em cada PC.

    Outra solução seria usar um servidor para armazenar os perfis dos usuários. Todos os perfis ficariam neste servidor e não nos computadores locais. Nunca fiz isso com servidores Windows, mas você poderia pesquisar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Bom, eu sou analista de suporte de uma universidade, e faço o seguinte (Só funciona com redes em Windows Server):

    Não me recordo dos passos exatos de bate e pronto, mas no overview, o processo com redes em windows server é muito mais simples que isso:

    A mágica vem do gerenciamento unificado do Active Directory com GPO. Não é necessário criar nenhum perfil, nem jogar pastas em cima de pastas, fazendo toda aquela "gambiarra" desnecessária, sem falar que copiando uma pasta para outra você copia arquivos desnecessários, gerando lixo que se acumula no HD e principalmente no registro do windows. É necessário conhecer um pouco de Active Directory e GPO para conseguir executar este procedimento.

    O exemplo abaixo serve para APENAS UM PERFIL, que será comum a todos os usuários da rede.

    - Primeiramente, Crie uma pasta, e dentro dela coloque a pasta do Menu Iniciar, com os atalhos do jeito que você quer, e coloque dentro da pasta também o papel de parede que você deseja usar. Deixei uma cópia desta pasta na unidade C de cada estação. Certifique-se de que as máquinas estão configuradas para armazenarem perfis localmente (isso já é padrão do windows, mas não custa conferir).

    - Organize o Active directory de forma que todos os usuários, independente de seus grupos de hierarquia pertencentes, pertençam também a uma unidade organizacional comum.

    - Vá na GPO e crie uma, que se aplica na unidade organizacional inteira, pegando todos os usuário do Active Directory

    - Agora você irá definir as diretivas desta GPO. Na diretiva, se você vasculhar, verá que vc pode definir tudo (tema do windows, recursos e serviços ativados, bloqueio de MSN, configuração do Media Player e Internet Explorer, etc...). Defina o papel de parede comum, apontando para o caminho onde você colocou o papel de parede em cada máquina.

    - Depois de definir a diretiva, procure ainda nela (não me lembro ao certo onde) a diretiva de direcionamento de pastas. Lá, você poderá escolher o diretório do Menu Iniciar. Selecione o caminho onde você colocou a pasta em cada máquina.

    Pronto... A primeira inicialização do perfil nas máquina pode demorar um pouco para que toda a diretiva seja importada e armazenada, mas à partir daí, fica sweet...

    Concluindo, eu fiz isso em mais de 400 estações em um piscar de olhos. Meu trabalho todo foi apenas no servidor, nas máquinas eu apenas dei um CTRL + C, CTRL + V na pastinha com o Menu Iniciar e papel de parede, que eu carreguei em um pen drive.

    ResponderExcluir
  13. @Anônimo Boa dica! Dessa forma fica realmente bem mais fácil realizar a tarefa. Quando tiver a oportunidade vou experimentar!

    ResponderExcluir
  14. O meu funcionaa....mas o plano de fundo que eu defino no usiuario padrão, só aparece que crio um usuario com permissão de adm.
    tem como resolver isso ?
    abraços..

    ResponderExcluir
  15. Verifique se o papel de parede tem permissão de leitura para todos os usuários.
    Uma dica é copiar o arquivo para um diretório comum (e.g., Documents & Settings) e com permissões que deixem todos lerem o arquivo.
    []

    ResponderExcluir
  16. Obrigado pelo post....foi muito util pra mim

    ResponderExcluir
  17. Primeiro: parabéns pelo tutorial,
    Segundo: infelizmente no micro que tentei fazer a opção COPIAR PARA nos perfil de usuário está desabilitada..sabem me informar como faço para habilitar e poder fazer os procedimentos?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  18. Cara,
    Tente reiniciar o PC. Se não der, tente criar outra conta e configurá-la, repetindo o procedimento de cópia.
    Isso já aconteceu comigo e me parece pau do Windows...
    Inté!

    ResponderExcluir
  19. Nossa cada coisa que leio que até me assusto, será que custa ler sobre perfis etinerantes e o modo de configura-los !!
    Aproposito, um detalhe que ninguem se atentou, e isso se chama segurança da informação e se aplica principalmente para os Admins que estão sobre um LDAP tipo AD ou OpenLDAP,
    Caso o servidor tenha sido comprometido e as politicas dos GPOs forem editadas, poderá muito bem usa-las para que novos usuários executem programas maliciosos já logo no primeiro logon, resumindo, tire todo e qualquer permissão de execução e escrita da pasta Default User.

    ResponderExcluir
  20. Muito Bom, poste um vídeo no youtube não localizei nada semelhante.

    ResponderExcluir
  21. Muito bom material e a dica do José Lopes acrescentou bastante. Bom, tenho uma dúvida que é a seguinte: devido a troca de equipamentos antigos por novos, tenho q fazer backup da pasta "C:\Documents And Settings" e depois jogar pra máquina nova.

    Os logins são feitos dentro de um domínio, e sendo assim, se eu jogar as pastas que fiz Backup diretamente dentro da "C:\Documents And Settings" da nova máquina, o sistema acaba criando uma nova pasta para cada ID que tenta logar, ou seja, se eu jogar a pasta do usuário Joao, o sistema cria outra unindo o domínio ao nome da pasta. Por exemplo, se o domínio é EXEMPLO,a pasta q o sistema cria fica como "Joao.EXEMPLO".

    Se o usuário logar antes da restauração na máquina nova, o problema não ocorre, mas como são mais de 10 usuários eu teria que esperar todos eles fazerem o primeiro Logon.
    Alguém já se deparou com esse problema?

    ResponderExcluir
  22. Parabens, usei e deu tudo certo.
    Muito obrigado pela Iniciativa e o tuturial!

    ResponderExcluir