3 de dezembro de 2008

10 anos de Internet

Uma postagem que me chamou a atenção no GigaBlog, foi sobre a primeira página de Internet da história. A notícia conta com uma foto do primeiro servidor da Web, que armazenava esta página e chama a atenção um adesivo bem mal tratado, colado no gabinete do servidor, que dizia: Esta máquina é um servidor. Não a desligue! O servidor era uma máquina desenvolvida pela NeXT, uma empresa de... Steve Jobs (ele abriu esta empresa após ser demitido da Apple, em 1985).

Não desligue!

Quanto à primeira página da Internet, é um retrato acabado da Web 1.0: página estática, fonte de cor preta, links em azul e fundo branco. O basicão, que ainda pode ser encontrado por aí (páginas de projetos de software livre que o digam). Mas não podia ser diferente, já que na época, o modo texto imperava (início da década de 1990), o que limitava o uso de recursos gráficos.

De qualquer forma, é interessante ver esse passado não tão distante e perceber o quanto evoluimos. O blog em questão ainda sugere que os leitores reportem suas primeiras experiências com a Internet e eu incentivo essa discussão neste espaço, começando por mim:

Acessei a Internet pela primeira vez em 1998. O computador era um Itautec RTV com Pentium II de 266MHz, 64MB de memória, HD de 3GB e placa de vídeo ASUS 3D Explorer de 4MB. Top de linha, na época.
  • O sistema operacional? Windows 95 OSR2, que acompanhava o computador e vivia travando.
  • Navegador? Internet Explorer 4.0 (assassino do Netscape).
  • Conexão discada de 56Kbps, que vivia caindo e nunca atingia a velocidade máxima.
  • Tudo isso para acessar aos sábados, depois das 14h, domingos e feriados (além de alguns dias entre meia noite e 6h da manhã).

Os meus propósitos não eram muito nobres. Como tinha 14 anos, só entrava na net para tentar baixar algum joguinho (levei dias para conseguir baixar os 5MB, divididos em 5 arquivos de 1MB cada, de Alone in the Dark), procurar fotos das bandas que gostava, dicas de jogos e, claro, ver fotos de mulher pelada... xD

E pensar que faz 10 anos...


Leia Também

Nenhum comentário:

Postar um comentário