11 de novembro de 2008

Neve no Blogger!


Dica simples e rápida, para uma postagem de uso fácil e interessante!

Eu (e várias pessoas) acho interessante sites que se modificam de acordo com determinadas datas. Seriam sites que "entram no clima". O Oráculo é um grande exemplo disso, modicando seu logo de acordo com a data comemorativa ou com um evento especial (os chamados Google Doodles).

Um recurso que considero bastante interessante na época de Natal é o efeito de neve em sites da Web. Tudo bem que não temos neve em grande parte do Brasil (e mesmo quando temos, ela não cai no fim de ano), mas acho que tem tudo a ver com o clima de Natal (talvez seja culpa de Hollywood...). O fato é que este é um recurso interessante e vale a pena, para quem gosta, implementá-lo. Vamos aos passos:

  1. Acesse o site Dynamic Drive DHTML Script e baixe o script snow.js (pode baixá-lo pelo link ao lado também ;).
  2. Coloque o script em um servidor acessível pela Internet e copie o endereço do mesmo.
  3. Último passo: adicione, logo antes da tag </body> do seu blog, o seguinte código:

<script src='COLOQUE_O_LINK_AQUI' type='text/javascript'/>



Salve e veja como ficou. Se achar, assim como eu, que são poucos flocos de neve, abra o script em um editor de texto como o GEdit e localize as linhas:

var num = 30; //Number of flakes

e

num = 12;

Altere os valores de atribuição da variável num, onde, para melhor uso, a primeira atribuição deve ser igual a, mais ou menos, o dobro da segunda (gosto de usar os valores 100 e 50). Depois você deverá subir novamente o arquivo para o servidor e alterar, caso seja necessário, a chamada para o mesmo, no template do Blogger.

Agora, não esqueça de se agasalhar para não pegar um resfriado! :D
Um Feliz Natal a todos!


Leia Também

10 comentários:

  1. da para mudar o desenho da bolinha deixando ele maiot ou com outro desenho?

    ResponderExcluir
  2. Delaine,
    O script de criação da nevasca está em Javascript e não possui comentários, além das variáveis não terem nomes sugestivos. Como não entendo muito de Javascript, não sei exatamente como proceder para alterar o raio dos flocos, contudo, se você (ou outra pessoa) entender, fique à vontade para mandar a solução!
    Acho que isso pode ser alterado na função snow() do próprio script, mas não estou certo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. N to conseguindo?
    http://lasvegasdownloads.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. @SCOOB: Verifique se você está seguindo fielmente cada um dos passos. Um erro comum é o de colocar o link errado para o script, na chamada do seu template. Se ainda assim não conseguir, detalhe melhor o seu problema.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Fernando, do blog http://www.harrypotteredp.blogspot.com/, perguntou: Preciso da sua ajuda, como eu faço para por neve no blogger, eu vi seu "tutorial" mas num entendi aonde eu tenho que colar, não tem como vc me passar o código direto, dessa neve igual ao q tah aqui ! Ok ?

    Fernando, eu dividi o processo em 3 etapas. A primeira consiste em adquirir o script (basta entrar no site especificado e fazer o download dele). Na segunda, deve-se pegar este script e colocar num servidor acessível pela Internet (recomendo http://www.webs.com/) e anotar o link para o script que você acabou de colocar no servidor. Na terceira, basta copiar o código especificado, abrir o template do seu blog e localizar a tag </body>. Coloque uma linha em branco imediatamente ANTES desta tag e cole o código ali, lembrando de alterar o COLOQUE_O_LINK_AQUI pelo endereço do script que você colocou no servidor.

    Assim, o código que você colou no seu template vai chamar o script que você subiu para o servidor, que fará nevar no seu blog.

    Não tem mistério. É só seguir com atenção cada etapa.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Zezin ! Foi complicado mas consegui !

    Feliz Natal !

    ResponderExcluir
  7. que legal pensei que eu ia passar o natal sem neve no meu blog
    ainda bem que eu já tinha me preparado e colocado meu gorrinho (rs)
    vlw por postar esta dica feliz natal pra você também abraço¨¨O¨¨¨¨O¨¨

    ResponderExcluir
  8. Hohoho!
    Obrigado, Skate4Fun!
    Muitas manobras radicais pra ti neste natal!
    Abraço!
    Jingle Bells!

    ResponderExcluir
  9. @Staff SweetRO² Leia o texto e se tiver alguma dúvida, descreva-a.

    ResponderExcluir