27 de novembro de 2008

Integração do Amarok com o Last.FM

Uma das palavras de maior destaque da computação atual é a integração. Esta é a habilidade (digamos assim) de duas aplicações interagirem, compartilhando informações e funções. A integração normalmente torna a experiência do usuário com o sistema que ele utiliza muito mais interessante, já que os programas trabalham em cooperação, reduzindo o trabalho e produzindo resultados mais rápidos e precisos para o seu utilizador.

Amarok
Para quem não conhece, o Amarok é um gerenciador e player de músicas criado com a biblioteca Qt, sendo portanto mais um software do ambiente KDE. Dentre as várias qualidades deste software, acho interessante destacar: indexação das músicas por banco de dados; possibilidade de criação de múltiplas listas de reprodução; integração com a Wikipédia, para obtenção de informações sobre artistas; possibilidade de obtenção das letras e capas de álbuns através da Internet; layout configurável por CSS; suporte a dispositivos de áudio como iPod; integração com a loja virtual Magnatune e com o banco de dados de conteúdo aberto sobre música, MusicBrainz. Contando com estes e outros recursos o Amarok é um dos melhores players existentes, tornando fácil a gerência e localização das músicas de uma coleção por parte dos usuários.

Last.FM
Comunidades virtuais estão em moda atualmente e música é um assunto que sempre dá "pano pra manga". Essa combinação deve explicar o sucesso do Last.FM, uma comunidade virtual sobre música. É como se fosse um Orkut temático, mas com muito mais funções. No Last.FM, o usuário, antes de tudo, faz um cadastro gratuito para criar uma conta pessoal (perfil). Criada esta conta e estando logado, o usuário pode enviar algumas informações para o seu perfil e começar a interagir com outros usuários através de comunidades e troca direta de mensagens. Um dos recursos mais interessantes do Last.FM é que ele possibilita que o usuário envie os dados sobre as músicas que ele ouve para o site, para que o mesmo crie várias listagens como: últimas músicas ouvidas, artistas mais ouvidos na semana, artistas mais ouvidos em geral e faixas mais tocadas em geral. Tudo com ranking e gráficos, para facilitar a visualização.

Outro lado do Last.FM é que o mesmo, além de uma comunidade virtual de música, é também uma rádio de Internet. Assim, baseado nas faixas que o usuário envia para o site, o Last.FM cria rádios personalizadas para cada usuário, permitindo, inclusive, que os usuários disponibilizem um widget para suas rádios em outros sites como Blogger e Facebook. Outra forma interessante de usar os dados enviados pelos usuários é que o site auto-relaciona perfis com gostos musicais parecidos, os quais chama de vizinhos. Este grau de compatibilidade musical, pode ainda ser medido manualmente ao visitar outros perfis, pelo Taste-o-Meter: uma forma muito legal e rápida de saber se determinada pessoa tem um gosto musical parecido com o seu. Para completar a lista de funções que merecem destaque, o Last.FM possui um sistema de recomendação de músicas, onde ele indica músicas para os usuários de acordo com o que eles e outras pessoas com gosto parecido ouvem e com base no cadastro dos artistas no site. Assim, caso um usuário ouça muito Engenheiros do Hawaii, o Last.FM provavelmente indicará Legião Urbana, Capital Inicial e Titãs.

Quem quiser visitar o meu perfil no Last.FM para ver como tenho bom gosto, basta clicar aqui! E sintam-se à vontade para me adicionar como amigo! :D


Integração
A ação de enviar os dados das músicas ouvidas para o Last.FM é crucial para que o site tenha dados para gerar serviços para o usuário (e.g., recomendações, rádio pessoal, vizinhos, taste-o-meter). Mas é inviável pensar que os usuários vão enviar dados de cada música que ouvem para um site. Se eles enviassem dados superficiais, como somente o nome da banda favorita, álbuns mais ouvidos etc., resultados indesejados poderiam ser gerados. Por isso o Last.FM criou um player para fazer este trabalho, o qual tem versão inclusive para Linux (este player está sob a licença GPL, o que significa que sim, ele é software livre!). Apesar disso, muitas pessoas (inclusive eu) não gostariam de deixar o seu player favorito (Amarok no meu caso) para usar o do Last.FM (não que este seja ruim: é apenas uma questão de liberdade de escolha - não é bom ficar preso a um único software). Dessa forma o time de desenvolvimento do Amarok implementou um sistema de integração entre o software e o Last.FM, que permite que o Amarok envie dados das músicas ouvidas pelo usuário baseados nas tags das mesmas para o Last.FM, preenchendo os dados do seu perfil.

Para fazer isso, após criar um perfil no Last.FM, o usuário deve acessar o menu Configurações/Configurar o Amarok e selecionar a opção Last.FM, no menu da esquerda, na nova janela. Então deve-se preencher o nome e a senha exatamente como cadastrados no site, lembrando que qualquer mudança em algum destes dados deve ser feita neste local, para garantir a funcionalidade do serviço. Logo abaixo, a opção Melhorar o meu perfil enviando as faixas que ouço, deve ser marcada para que o Amarok envie os dados das faixas que o usuário ouvir para o Last.FM. A outra opção sobre artistas semelhantes fica a gosto do leitor marcar ou não (eu prefiro não marcar). Feito isso, basta dar Ok na janela e o Amarok já começará a enviar os dados para o Last.FM.

Figura 1. Configurando a conexão com o Last.FM no Amarok.

Foram apresentadas neste texto duas boas ferramentas para os amantes de música. Uma para gerenciar e tocar as faixas e outra para extender a experiência musical através de informações, recomendações e contato com pessoas com gostos semelhantes. Além disso foi mostrado como integrar estas duas ferramentas, evidenciando como os sistemas Linux tem evoluido em funcionalidades e facilidades para o usuário final.



Leia Também

Série MP3 no Linux

Nenhum comentário:

Postar um comentário