1 de novembro de 2008

Clube de Revista


Na empresa onde trabalho atualmente (área de saúde), há uma reunião mensal chamada Clube de Revista. Nesta reunião, um dos membros (o presidente do clube) escolhe um artigo da área médica e um membro do clube para apresentá-lo. Então é enviada uma cópia do artigo para cada participante, para que as discussões sejam feitas em um nível melhor (como na apresentação de uma monografia). No dia da apresentação, o responsável pela mesma tem 15 minutos para explicar o assunto e o grupo tem mais 15 minutos para discussão sobre o tema.

Desde que tomei conhecimento deste projeto, achei a idéia pra lá de interessante, pois incentivava os participantes a se manterem atualizados e ajudava os mesmos a se familiarizarem com apresentações, discussões e críticas. Assim, tive a idéia de criar um clube semelhante, voltado para a informática, mas antes de colocar a minha idéia em prática, havia algumas questões que eu teria que definir:
  1. Quem iria participar?
  2. Onde poderíamos fazer as apresentações?
  3. Qual seria a melhor data do mês para fazermos a apresentação?
  4. Onde buscaríamos conteúdo para ser discutido?

Quanto à primeira questão, seria um pouco complicado encontrar amigos responsáveis e comprometidos e que, de quebra, entendessem de computação. Isto, porque a maioria dos meus companheiros de cursos e faculdade, ou não gostavam tanto de computação, ou não ligavam para projetos que estavam ligados diretamente com aumento de suas rendas. O local para apresentações seria fácil: poderia ser na minha própria casa. A data já era outro problema. Não é fácil marcar um dia em que todos podem participar, já que alguns nomes que eu tinha em mente estavam ocupados a semana toda durante a noite (faculdade) e nos finais de semana, sempre aparece algo para fazer e seria comum a desculpa de uma viagem ou festa, para não participar. Quanto ao conteúdo, poderíamos buscar temas da atualidade, monografias, tutoriais, projetos, enfim qualquer trabalho ligado à informática, para compor os nossos assuntos.

Fiquei alguns dias com essas questões na cabeça, até que o blog me veio à cabeça. Em vez de fazermos apresentações pessoalmente, cada participante poderia ter um blog. Então o responsável postaria sobre o assunto que deveríamos discutir e as outras participações dar-se-iam via comentários. Dessa forma, poderíamos manter os temas discutidos arquivados em cada blog e, em datas propícias, poderíamos nos reunir pessoalmente para trocar idéias sobre os temas discutidos. Seria um grupo de estudos via Internet, um grupo de estudos 2.0, um tipo de EaD!

Com isso em mente, fiz um pequeno regulamento para o clube, que incluía objetivo, escopo de assuntos, requisitos para participação, como realizar a participação (direitos e deveres), frequência de postagens, votações (em caso de impasse nas decisões sobre o rumo do clube) e eventualidades que poderiam acontecer para qualquer participante. O texto pode ser conferido na íntegra a partir deste link (download do arquivo em PDF).

Então eu já tinha em mãos todo o funcionamento esperado do clube de revista. Faltavam os outros participantes. Entrei em contato com um amigo que havia feito estágio e curso técnico comigo na EAFB, Zé Mauro (Maurim), já que tínhamos muitos assuntos de interesse comum. Como bons mineiros, marcamos de ir para um bar beber até cair para conversarmos. Lá, eu apresentei a idéia para ele e ela foi aceita de imediato. Tentamos pensar em algum conhecido poderia querer participar do projeto, mas não conseguimos ninguém. Então resolvemos começar o clube e deixar possíveis inclusões para o futuro.

Assim, o maurim criou o Informação com Diversão, seu blog pessoal e dia 26/10/2008, eu tive a honra de abrir o clube com a postagem IEEE 802.11. O texto apresentou as redes sem fio padrão IEEE 802.11 e contou com uma discussão bastante produtiva, que estendeu o tema (isso sem contar com as discussões que não foram feitas via blog).

Pela [pouca] experiência de até então, a idéia está sendo bem aproveitada e estamos conseguindo atingir o objetivo de nos manter atualizados e ao mesmos tempo praticar escrita, pesquisa, aceitação de outros pontos de vista e análise crítica sobre determinado assunto.

A minha opinião é que o futuro desta idéia é próspero e estou bastante animado com isso! Comprometimento não faltará! Espero que o Clube de Revista traga bons frutos para os seus participantes diretos (autores e comentaristas) e indiretos (leitores).

Então, até o dia 09 02!



Observação: Esta é uma postagem extraordinária do Clube.

Clube de Revista

2 comentários:

  1. Fala Zezim!!!

    Como sempre bem com as palavras hein! Gostei bastante da postagem que você fez detalhando e contando um pouco da história do recém criado Clube de Revista.

    Goastaria de parabenizá-lo pela idéia e espero que colhamos bastantes frutos provenientes desta sua idéia.

    Ah! Escrevi um post sobre o novo tema do Clube de Revista, passa lá pra conferir.

    Abraço brow.

    ResponderExcluir
  2. É, brother... Se conseguirmos levar a cabo essa idéia, podemos melhorar muito profissionalmente falando.

    Comprometimento é a chave! Mas agora a idéia não é mais minha: é nossa!

    Boa sorte para nós!

    ResponderExcluir