14 de outubro de 2008

versão Própria v3.0


Quase três meses de blog e o terceiro tema usado. Inconstância? Talvez. Prefiro pensar em um processo contínuo de melhorias. Continue lendo para entender o porquê da versão 3.0.

Comecei este blog em julho de 2008, com o template iTheme Techno de 3 colunas. À princípio eu o considerava lindo, arrojado, totalmente de acordo com os requisitos da Web 2.0 e de um blog. Mas com o tempo eu comecei a repensar quais características um bom template deveria possuir. Com o iTheme, eu cheguei à conclusão de que os meus textos estavam sendo sufocados pelo restante do blog. Isso me fez recordar de uma disciplina da faculdade chamada Sistemas de Hipermídia, onde se dizia que a sobrecarga cognitiva era um problema para o usuário do sistema. Isso significa que eu tinha conteúdo demais na tela e isso tirava o foco para o que eu creio que seja o principal em um blog: a postagem.

Figura 1. Versão 1.0: iTheme Techno.

Dessa forma eu comecei a pesquisar por um template que desse mais ênfase à postagem. Assim eu adotei o Blogy Curved, criando o que eu considero como versão 2.0 do blog. Agora sim, ao meu ver eu havia amenizado o problema de sobrecarga cognitiva e possuía um template que eu considerava legal. Mas ainda não estava satisfeito. O Curved tinha um sério problema: se desconfigurava todo, se eu usasse uma imagem no cabeçalho e como não sou um perito em CSS (na verdade eu nunca li um tutorial sobre o assunto), não podia fazer muita coisa. Além disso, sempre achei que faltasse "alma" neste template. Um blog que me agrada muito visualmente é o do Aurélio. Tem boa combinação de cores, os elementos se encaixam bem nele e é relativamente simples. Sem muita frescura. Além disso eu passei a gostar muito de blogs que parecem ser pintados. Não sei se a descrição seria essa, mas não consigo explicar melhor.

Figura 2. Versão 2.0: Blogy Curved.

O Curved me deu um certo sossego com relação a templates e eu não ficava mais garimpando a Internet por um novo template. Acontece que eu encontrei um template que me chamou bastante atenção num dos sites que visitei. Era um template que imitava o layout do Twitter e eu percebi grande potencial nele. Era simples e bonito, mas tinha um grande problema: o espaço para postagens era muito pequeno. Grande parte da página ficava com espaço vazio (nas laterais) e o texto ficava espremido. Foi aí que eu resolvi dar uma chance a esse template e à minha capacidade. Baixei-o-o (rs) e o instalei no Fluxo Livre (meu antigo blog, agora abandonado). Lá eu comecei a fazer vários testes. Como não sou conhecedor de CSS, tinha que fazer uma mudança no template, salvar e recarregar a página para ver se a minha mudança tinha surtido o efeito esperado.

Os resultados das minhas experiências foram bons (na minha opinião). Consegui aumentar o espaço para as postagens e fiz algo que sempre admirei em sites: as larguras, tando da coluna das postagens, quanto da coluna da direita (de links), tornaram-se variáveis, ou seja, dependendo da resolução da sua tela, as colunas se ajeitam, sempre ocupando o mesmo espaço horizontal. Eu ainda consegui adicionar um menu de links sobre a coluna de postagens (obrigado ao template Curved!). Ótimo! Já tinha um template sexy, com um menu sexy! Faltava o cabeçalho. Em vez de aproveitar o anterior, resolvi criar um novo, para combinar com o fundo de nuvens. O logo do blog, que antes era um balão de fala, tornou-se uma nuvem de pensamento. Muito sexy! :)

Agora eu tinha o template dos meus sonhos e, principalmente, modificado por mim. Para quem ainda não leu um tutorial sequer sobre CSS, considero um grande feito! Contudo, não considero que o trabalho esteja completo. Há algumas arestas a serem aparadas, mas já foi o bastante para tornar o template padrão no blog.

Três meses de blog, terceiro template. Não acho que seja motivo de orgulho. Na verdade, pretendo ficar com este template por muito mais tempo, pois imagino como o leitor se sente ao encontrar tudo fora dos padrões que ele estava acostumado. Um dos motivos de tantas versões, eu admito, vem da minha ânsia por mudanças, de querer ver as coisas acontecerem... Mas prometo que vou tentar me controlar de agora em diante (pelo menos com relação aos templates)!



Leia Também

Nenhum comentário:

Postar um comentário