17 de outubro de 2008

Configuração de um Roteador no Oi Velox


A empresa onde eu trabalho resolveu trocar o provedor de acesso à Internet, da Way Internet (via cabo), para a Oi Velox (ADSL, via linha telefônica). Até aí tudo bem: maior velocidade e menor preço (o plano vincula as contas de telefone fixo, celular e Internet, barateando o custo total). As dores de cabeça começaram quando o primeiro técnico apareceu lá para instalar o MODEM.

De cara ele já avisou que o MODEM não poderia ser ligado num ramal comum. Deveríamos puxar uma extensão da linha telefônica antes do PABX para a ligação do MODEM.

Por que não avisaram antes? É um procedimento simples: se o cliente for uma empresa, pergunte se há um PABX e explique sobre a necessidade deste serviço! Iria poupar a vinda de um técnico para que ele fizesse nada...


Tudo bem... O técnico deixou o filtro de linha, que deveria ser ligado entre a linha telefônica e o MODEM e foi embora. Não havia dado meia hora que ele saiu e me ligaram da Oi, para confirmar a versão dele (aparentemente ele entrou em contato com a central).

Será que eles não confiam nos seus funcionários?! Como mandam uma pessoa que nem mesmo eles confiam para a casa de alguém, para fazer uma instalação?


Eu confirmei tudo e deixei claro que entraríamos em contato assim que o serviço preliminar fosse concluído. No outro dia tornaram a ligar da Oi, perguntando se estava tudo pronto para a instalação. A empresa que presta serviço de manutenção em telefonia ainda não havia enviado um técnico, portanto mais uma vez eu tive que explicar que assim que o serviço fosse concluído, eu pediria para a secretária entrar em contato.

No mesmo dia, mais tarde, o técnico em telefonia apareceu e eu acompanhei o serviço. Achei bem simples a resolução do problema, pois bastou ligar a ponta do cabo que leva para o local onde o MODEM ficaria instalado, no mesmo terminal que distribui a linha telefônica (não sei os termos técnicos dessa área).

Feito isso, pedi para que entrassem em contato com a Oi e agendassem a visita do técnico durante o meu expediente, mas acho que eles gostaram bastante da minha voz lá na central, pois pediram para falar comigo e eu mesmo tive que agendar. Para piorar, o técnico que vira da primeira vez, me ligou querendo agendar. Levei um tempo tentando explicá-lo que eu já havia agendado a instalação...

Um dia antes do dia marcado para a instalação, a Oi entrou em contato dizendo que a instalação seria feita naquele dia.

Por que agendaram então?! Tudo bem que eu estava no meu horário de trabalho, mas eu poderia estar resolvendo um problema ou ter uma reunião naquele dia... Não gostei!


No meio da tarde apareceram dois técnicos da Oi. Eu os levei ao local onde o MODEM ficaria e comecei a lhes explicar sobre o compartilhamento da Internet na empresa, usando um roteador. Mal eu havia dito a palavra roteador e um deles já foi me cortando e dizendo que eles não trabalhavam com isso. A função deles era apenas deixar 1 (UM, ONE, UNO, I) computador com acesso à Internet. Nada mais.

Brother, como eles podem enviar dois caras que não fazem o serviço de um?! Como podem manter empregadas pessoas com tanta má vontade? Eles nem quiseram me ouvir direito e se me cortaram, é porque outras pessoas já haviam lhes pedido algo semelhante. Será que a Oi não podia treinar seus funcionários para este tipo de configuração que está se tornando comum?!


Engoli a minha raiva, abri um sorriso e disse que tudo bem. Assim, um dos técnicos retirou o plug de rede da minha estação de trabalho, ligou o MODEM e pôs-se a configurá-lo. Felizmente (para ele) o meu computador lá, roda Windows, então ele não teve muito trabalho. Fez os procedimentos que deve ter decorado e conseguiu fazer a net funfar. Assim que ele viu a cara do Oráculo no monitor, tratou logo de juntar todos os seus pertences, preencher a ordem de serviço, pedir para eu assinar e os dois se foram (sim, só um dos técnicos trabalhou – o outro ficou olhando e quase não abriu a boca).

Como ainda não havia uma maneira de colocar o MODEM da Velox dentro do Rack de rede, resolvi deixar a configuração para o outro dia, para que o responsável pelo setor de manutenção de equipamentos eletrônicos e eu, pudéssemos ajeitar a instalação deixada pelos técnicos da Oi. Isso não foi muito difícil, pois bastou puxar uma extensão do ponto do telefone (onde estava a linha para o Velox) para dentro do Rack, passando pelas calhas de acomodação dos cabos de rede. Fácil. A figura a seguir mostra como ficou o diagrama da rede.
Figura 1. Diagrama da rede criada.

Com a instalação física terminada, havia chegado a hora de configurar o roteador para o Velox. Qual é a grande "jogada" aqui? Velox é uma rede ADSL que exige autenticação para conexão. Quando você configura o serviço em um único computador, uma prática que já vi bastante, é deixar o Dial-Up (discador) do Windows configurado com o nome de usuário e a senha já digitados, assim quando o usuário abre o navegador pela primeira vez, após iniciar o sistema, uma janela de autenticação aparece, bastando que ele clique no botão Conectar, para iniciar a navegação.

Pelo diagrama apresentado na figura 1, fica claro que nenhum computador (que está dentro da nuvem Rede Interna) vai ter contato direto com o MODEM. Assim, caberá ao roteador fazer essa autenticação: muito mais fácil para o usuário! A questão é: como configurar o roteador para se autenticar no MODEM. E a resposta é: depende do firmware do roteador, que varia de fabricante para fabricante. Entretanto, os passos de configuração normalmente são parecidos. A seguir eu apresentarei a configuração para o modelo WRT54G da Linksys.

Nota: Estou levando em consideração os valores padrões do roteador. Alguns desses valores podem e devem ser alterados, como a senha para acesso ao mesmo.
1. Acesse a configuração do roteador. Para isso, estando em um computador da Rede Interna, abra um navegador e digite o endereço: http://192.168.1.1

2. Será aberta uma janela de autenticação. Deixe o nome de usuário em branco e digite admin como senha. Dê OK para prosseguir.

Figura 2. Tela de logon do roteador.

3. Altere o sistema de conexão para PPPoE. Aparecerão dois campos para preenchimento logo abaixo do recém usado. Um deles serve para entrar com o nome de usuário e o outro, com a senha de acesso ao Velox.

4. Por padrão, o nome de usuário segue a seguinte fórmula: XXYYYYYYYY@PROVEDOR, onde XXYYYYYYYY é o número do telefone. PROVEDOR é o provedor de acesso do usuário. No meu caso foi telemar.com.br, mas já vi oi.com.br. A senha segue o modelo XXYYYYYYYY, cujo padrão é o mesmo do descrito anteriormente. De qualquer forma, estes dados podem ser obtidos com a central de atendimento da Oi, ou pelo menos deveriam (como eu já sabia dessa autenticação, pedi estes dados ao técnico que instalou).

Figura 3. Configuração do tipo de conexão e autenticação.

5. Role a tela até o fim e clique no botão de salvar. Aguarde alguns instantes e clique no botão Continue.

Figura 4. Gravação das configurações feitas.

Concluídos estes passos, a Internet já deve estar acessível a partir de qualquer computador da rede interna. Um detalhe que acabou me enrolando foi que as máquinas Windows simplesmente não conseguiam conectar. À princípio eu achei que pudesse ser alguma configuração a mais no roteador ou no MODEM, mas não encontrei nada. Então eu acabei descobrindo, por teste, que cada cliente Windows deveria ser reiniciado para que a navegação fosse possível (mais um motivo para eu não gostar do Windows).

Para evitar a reinicialização, poder-se-ia reiniciar o serviço de rede do Windows, mas não sei se isso é possível. Até tentei um $ ipconfig /renew, mas nada. Só reinicializando mesmo.


Moral da história: se houvesse mais preocupação com a satisfação do cliente e com a qualidade do atendimento, a Oi poderia investir em profissionais mais capacitados e melhor treinados para resolver os problemas dos clientes. O próprio técnico responsável pela instalação poderia resolver o problema do PABX e, pelo menos, indicar a solução para configuração do roteador. Além disso, eu tenho minhas dúvidas se ele me passaria o nome de usuário e a senha de acesso se eu não tivesse pedido. Ainda acho incrível o descaso das prestadoras deste tipo de serviço para com seus clientes. Não é à toa que são campeãs de reclamações.

Ah! Não poderia finalizar, sem criticar o Windows! Ter que reiniciar o sistema por conta de uma troca de configuração no roteador? Poxa, Bill...

44 comentários:

  1. Todos antas. Foram instalar na casa de uma amiga, viram o Fedora, perguntaram onde ficava o botão "Iniciar". Disseram que não instalavam em Linux e se ofereceram para instalar o Windows PirateXP. Detalhe, modem roteado.. Antas

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Djavan!

    Não sei o que é pior: se é a falta de capacitação ou essa "boa vontade" em instalar um software pirata. Pensa bem: sua amiga tem um sistema ótimo e totalmente legal. Eles iam estragar tudo! Imagina quantas pessoas já caíram nessa?

    Me desanima muito o serviço prestado por essas empresas. No meu caso, a única forma de banda larga em casa é via rádio. Um belo dia eles trocaram os IPs e passaram nas casas dos clientes reconfigurando. Para o meu azar, eu estava no trabalho quando vieram aqui. Quando o cara viu o Ubuntu, já desistiu. Agora um detalhe: ele só precisava do sistema operacional para acessar o roteador que fica entre o PC e a antena. Era abrir o Firefox e configurar. Por causa disso fiquei 4 dias sem Internet em casa e eu mesmo tive que configurar (eles me passaram os dados por telefone).

    Infelizmente, incompetência não é exclusividade do Velox...

    ResponderExcluir
  3. sou tecnico de informatica é logico que da vontade de matar quem instala um lixo tipo o ubumtu!!! pois é melhor um pirata xp licenciado do que o lixo de gratis do linux, vc so tem uma vantagem em usar linux , que é a de não pegar virus no pc pois o linux ja é um...kkk!!!

    ResponderExcluir
  4. i9:

    Com certeza vc é um dos milhares de técnicos mal treinados e incapazes. Deve pegar um papelzinho e ir seguindo os passos, aí quando ve um linux, e seu papel é do win, aí você não faz nada e diz que o linux é lixo. AUIhauiHIUAHaIHAU Na verdade o único lixo é você que não sabe como desfrutar de uma tecnologia nova e aberta, como o linux!

    E Ubuntu é com N e não M.

    Tbm win pirata é crime, e o linux é livre, se prefere por um pirata vc é um criminoso, o que nenhum usuário de linux é.

    Dá vontade de matar n é alguém que taca um linux, e sim as empresas que formam técnicos tão fudidos quanto vc!

    Te garanto que qualquer técnico decente, chega em qualquer residência e configura tudo em qualquer sistema operacional. Isso que é um técnico. Vc só brinca de técnico.

    ResponderExcluir
  5. Lucas: Tem certos comentários que é melhor ignorar. Sei que dá raiva, mas não dá pra exigir inteligência e bom senso de todos.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Pow o cara que se acha um tec. e não sabe nada de linux e um nada movido a tutoriais, fato o linux só não supera o windows pois é um sistema muito complexo pra leigos....é melhor com tudo na boquinha pra alguns né? fazer o que agora quem estuda mesmo prefere um sistema mais tecnico.... E ainda fala mal do linux assim e ainda escreve o nome da distribuição errada pow no minimo esse ai e tecnico de correios ó...FATO

    ResponderExcluir
  7. quanto tempo após o pedido de instalação ele vem instalar
    o modem

    ResponderExcluir
  8. Pff... claro que o cara não pode ser especializado em Windows e não saber nada de Linux. Ele TEM que ser O FODA no Linux... Comunidade linuxta é praticamente religião de fanáticos, se falar a verdade (que Windows e OSX são melhores que qualquer versão Linux) os caras partem pra matar. Atitude ridícula (do kra que falou q Linux é vírus) mas as suas (em resposta) não foram nem um pouco melhores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô vendo você detonando o linux aí, enquanto usa uma internet dirigida por um servidor homônimo.. Rstsrs

      Excluir
  9. eu instalei o meu ubuntu e unica coisa q precisei fazer foi colocar a senha para a rede wifi. Nao precisei instalar mais nada. No xp tenho q instalar driver de tudo ate da placa de video. Ubuntu soh eh ruim para quem gosta de "joguinho" q deve ser o caso do nosso amigo q ainda tem coragem de dizer q eh tecnico.

    ResponderExcluir
  10. A verdade é que a oi velox é uma grande porcaria, o atendimento é péssimo, os técnicos muito mal preparados, não só profissionalmente mas também no relacionamento com o cliente, são prepotentes, mal educados, grosseiros mesmo. Vários já vieram na minha casa para reparar a porcaria da conexão e pude constatar o lixo que eles são. O pior é que essa tal de anatel só serve para acobertar essas empresas que pagam os políticos para representá-las no outro LIXO que é o congresso nacional!

    ResponderExcluir
  11. não uso nem recomendo o linux.
    é só gastar menos de 500 reais vc tem um sistema operacional de primeira linha da MS e não precisa se preocupar com nada roda tudo sem problemas, se linux fosse bom não seria de graça.sou técnico e não trabalho para que usa S.O gratuito.

    O QUE É REALMENTE BOM CUSTA CARO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xiu, cala a boquinha fera. 99% dos servidores online do mundo todo usam Linux, ele não te dá custos, dor de cabeça e é 100% gratuito, desenvolvido por mais de milhões de pessoas no mundo todo, super seguro e com uma estabilidade imbatível.

      Excluir
  12. Amigos, sou Marcos e quero agradecer pois estava com dificuldade em instalar minha rede sem fio através do roteador d-link di-524 conectado ao modem speedtouch da Oivelox. O pessoal da Velox que considero atendentes e não, técnicos, só serviram para confundir. Mas buscando informações na rede cheguei até aqui e tive meu problema sanado a partir da feliz citação: "Qual é a grande "jogada" aqui?" Essa frase chamou minha atenção para esse fato e consegui resolver tudo. Muito obrigado, mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Que bom que funcionou, Marcos!
    Infelizmente parece ser demais esperar um atendimento decente da parte dessas empresas.
    Lembrando que meu novo site está aqui: http://joselop.es
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. eu nao sei estalar a velox e rotiador no meu notbook, como faço?
    os cabos estam todos certos mais o meu problema e mexe no pc pra configurar.. me dar uma ajundar?

    ResponderExcluir
  15. ola sou Priscila e estou com dificuldade em instalar minha rede sem fio através do roteador d-link dsl-2640b marca wireless.. teria como vc me dar uma força?
    pq o antedimento da oi e uma merda e ninguem me explicar direito.
    bjs..

    ResponderExcluir
  16. Amigo, por isso que eu tenho NET. Não preciso de nada além de pagar pela internet.
    Instalada e funcionando em rede.

    ResponderExcluir
  17. NA VERDADE LINUX É COMPLICADO SIM MAS ISSO É QUE LEGAL POIS QUALQUER PESSOA QUE ESTUDAR UM POUCO VAI VER QUE É UM BOM SIST. OPERACIONAL EU USO WIN.7 E UBUNTU RECOMENDO A TODOS QUE COMO EU QUE SOU APENAS UM USUARIO SIMPLES...QUE INSTALE UMA DIST LINUX (RECOMENDO UBUNTU)PARA QUE VC. POSSA VER É UM BOM SIST. OPERACIONAL...

    ResponderExcluir
  18. Realmente, Linux é mais seguro e técnico que o Windows.
    Porém, reiniciar o sistema é ruim somente para quem tem algum software sendo executado e que algo dependa do funcionamento deste software, como um servidor por exemplo, no entando, são apenas alguns segundos a mais de espera. Basta não colocar um paciente de UTI ligado a um pc destes, ou seja, ninguém morrerá por esperar alguns segundos com o pc reiniciando.

    O Linux perde pq não é comercial, ou seja, poucas empresas tem interesse em fazer softwares, como jogos por exemplo, baseados na plataforma linux. Eu sou programador, e tenho uma noção disso, dentre tantos outros motivos.

    Mas a tendência, são os programas gratuitos. Em breve o Linux ocupará uma parte bem maior no mercado.
    Acho os dois SO bem completos, hj em dia o Win7 é um ótimo sistema operacional.
    Claro que o Linux é mais útil, mais fácil de instalar e com mais recursos e não se trata de ser mal técnico, pq um usuário com conhecimento médio, consegue usar o linux numa boa, em qualquer versão que seja, basta ser persistente.

    Ótimo tutorial, fácil de entender, gostei da história contada. Concordo, a velox pra mim nucna será opção, a NET com alguns probleminhas, que "geralmente" eles corrigem é bem mais simples, e eu não vou nem falar da GVT, está chegando agora, vamos esperar para ver o andamento do serviço deles futuramente.

    Grande abraço, não pude deixar de comentar

    ResponderExcluir
  19. Faz o seguinte da um pulinho na OI e entrega o curriculum otario. ja q é tão simples o serviço q ate um babaca sabe fazer, é bom q vc sai por aí configurando roteador de graça pra quem vc nem conhece. valoriza o seu serviço seu merda.

    ResponderExcluir
  20. Olá amigo, tenho que compartilhar a velox entre dois notebooks com roteador wireless um Note usa o Windows Xp Sp3 e o outro usa o Seven Starter Edition, este seu tutorial também servirá para este tipo ou terei que configurar algo mais?.

    ResponderExcluir
  21. Não consigo entender, como os seres humanos criar tecnologias aos olhos do homem impossivel, mas sempre nos pegamos nos ridicularizando com os fatos, quero deixar bem claro que não tenho nada contra opinões baratas e impensaveis, o fato é que os serviços prestados pelas empresas de telecomunicações do nosso pais deixa a desejar, e os seres humanos que nelas trabalham muita vezes estão desatualizados ou desinformados.

    o que leva o cliente a ter uma tremenda dor de cabeça.
    por outro lado, vem os sistemas operacionais, comerciais e não comerciais, qualidades ambos tem, se outrora fosse não estariam no mercado.
    outra questão importante é que a ideia de existente nos maus informados que são muitos, é que o linux ou qualquer outra compilação resultante da plataforma open source ou seja codigo livre, não pega virus isso não é verdade, pois 60% dos servidores que utilizamos web é feito em ambiente livre ou seja software resultante de compilaçao codigo livre como o caso do linux. e que esses mesmos servidores são os mais atacados e infectados do planeta.
    falando em outra lingua mais clara, compilações livre, estão tão sujeita a virus de todas as especies como windows mac, etc, pois virus não é so alguem que destroi seu pc ou sistema virus é apenas um codigo que tem a função fazer o oposto do correto, roubar informações invadir sistema etc.

    e ate mais rapaziada...

    ResponderExcluir
  22. Correção!
    "se outrora fosse não estariam no mercado." xx errado a aplicação da frase.

    aplicação correta é!
    "se não fosse bons não estariam no mercado"

    ResponderExcluir
  23. São todos metidos a postar belos comentários e até querer falar difícil, mas mal sabem escrever e expressar um pensamento. Aprendam um pouquinho mais de português ou não fiquem tentando enfeitar muito. Só isso já ajuda.

    ResponderExcluir
  24. Trabalho na função de CPE para Oi, e digo:
    "Não adianta querer criticar algo,sem antes conhecer totalmente o mesmo.Pobre aquele que tenta prejudicar algo, sem ao menos ter o conhecimento necessario para efetuar isto"
    Se me perguntassem qualidades e defeitos da Oi, eu diria detalhaes muito importante pq já trabalhei em setores na Oi, desde ADSL ate dados e CPE.
    l.amorin@oi.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olha a oi é uma péssima empresa, não tem nenhuma consideração com os clientes, tô sem internet há 6 dias, na primeira reclamação foi aberta uma ordem de serviço, aguardei 48 hrs e nada, liguei novamente e a atendente informou que tinha que abrir uma nova ordem de serviço pois o técnico finalizou a anterior (absurdo sem resolver), precisei aguardar mais 48 hrs e ao inves de resolver, trocaram o número da minha linha com o de outra pessoa, liguei novamente, nova ordem de serviço, mais 48 hrs, vieram e ajeitaram, finalmente... após umas 6 hrs o telefone ficou com chiado e novamente ficou mudo e sem internet... ligamos, nova ordem de serviço mais 48 hrs... cansamos, infelizmente aqui nao tem internet a cabo, estamos migrando para o telefone da embratel, temos outra linha com eles e nunca deu problema e compramos um modem da vivo + uma conexão a rádio, caso uma falhe temos a outra pois somos uma empresa, nao podemos ficar sem telefone e internet, isso significa nao ter contato com os clientes e menos faturamento e essa empresa ridícula que é a OI não tá nem aí, já que ela está faturando milhões... nunca mais quero papo com eles...

    ResponderExcluir
  26. Pô Gostei do POST pelo menos vc conseguio e eu que pago um plano de 600K e recebo somente 150.fico indignado com isso, pq na hora que vem a fatura vem completinha.

    ResponderExcluir
  27. Não sou técnico, sou no mínimo um lammer e olha lá mas to buscando, o conhecimento, este post é pra tirar duvidas dizer q o linux é virus esse cara é mais burro do q eu.

    ResponderExcluir
  28. quem defende a oi é insano mas o culpado da oi ainda existir é o lula que injetou dinheiro na empresa qd ela estava as portas da falencia ouvi um papo que parte dos processos que ela tinha era por cortar cabeamento de outras operadoras os caras além de não ter escrupulos tratam o cliente como lixo o serviço é uma merda e são desonestos! bendita net virtua desde que aderi não tenho aborrecimentos com internet.

    ResponderExcluir
  29. quanto aos comentarios que estão fazendo sobre linux dá a té pena!acho que antes da pessoa opinar sobre uma coisa que ela não conhece ela tem que estudar! abrir um livrinho e meter a cara o car que disse que linux é virus é um boçal...sou tecnico em eletronica tenho dois periodos de faculdade em análise de sistemas sou programador tambem em basic então deu pra notar que lido com computadores desde que eles começaram a surgir par uso residencial e comercial(o windows nem existia ainda)acompanhei toda a evolução dos computadores na minha estrada de eletronica/informaica e posso te garantir que virus é o propio windows sistemasinho chinfrin o pior é que a $icrosoft nunca acerta ela só melhora um pouco aquela merda baseada em DOS quer comparar DOS com UNIX? pelo amor de deus!
    e o windows 8 que lixo! dizem que o surface travou no dia da apresentação o mesmo aconteceu com o win 95 e o bill gates ficou com cara de cú!

    ResponderExcluir
  30. o outro falou que windows e mac osx são melhores que qualquer"versão"(distribuição)de linux será que ele sabe que o mac os é baseado em unix? como o android também é? como o solaris também é ? como o free bsd também é? nem a ibm insiste mais com dos ainda usava na época do instinto os/2 só a microsoft que fica com essa merda de dos e seus diretoŕios sequenciais no dos vc só tem dois caminhos que é gaveta aberta e gaveta fechada já no unix vc tem caminho absoluto e caminho relativo qt ao fato do linux pegar virus como nosso outro amigo disse que acontece até concordo mas só nos casos de servidores pra quem usa linux em casa não é alvo pra hackers pode até ser que essa tendencia de ocorrem ataques em linux aumente visto que as pessoas estão cada vez mais aderindo ao linux(estão tirando as vendas dos olhos)fato que chama a atenção dos hackers pois qt mais popular o sistema mais alvo ele é, mas nego gosta mesmo é de atacar o windows o xuxa park(nome que um professor meu de linux deu ao windows na faculdade)pô o cara era supervisor de redes e tambem tecnico em eletronica(apenas uma coincidencia)e me explicou em aula que o windows com 10 s de conecção já é alvo de ataques...tem como comparar uma coisa com a outra?

    ResponderExcluir
  31. Certa vez, chamei um técnico para instalar tim 3g no meu ubuntu, eu não esava, e meu marido entregou minha máquina pro cara que deletou o meu sistema e instalou o ruindows. Fiquei loca da vida e ele disse: Voce nunca vai intalar internet no linux! Como se o linux nasceu na rede.
    E depois de muita ´pesquisa consegui o script para configurar meu modem 3g. Hoje estou pesquizado para instalar o velox.
    Sobre o seu post achei bem informativo... obrigado

    Idiotas que não entendem o linux estão em todo lugar...

    ResponderExcluir
  32. Nossa virei fã do luciano agora rsrs eu tb sou técnica, não tenho costume de usar o linux, mas nunca reclamei do coitado rsrs digamos que o windows é apenas moda...todo mundo acho bonitinho...mas só vive com bugs...tanto que o tio bill detona em atualizações para consertar os bugs até depois que foi lançados outras versões...lamentavel o quanto esses "tecnico" negridem a imagem de quem realmente é técnico

    ResponderExcluir
  33. Lamentável essas criaturas que se chamam de técnicos e não sabem utilizar linux. deve ter siso um desses técnicos de montagem de micro de 20h.
    linux é estável, é seguro, perde somente em questão de jogos para o windows.
    eu uso linux e windows e consigo trabalhar normalmente nos dois, agora um cara desses que desmerece um sistema só porque tem preguiça de estudar, é um verme no minimo.
    Quero ver quando o o conselho de informática finalmente sair do papel, se um lixo desses vai conseguir vaga no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  34. Galera, ve se podem me ajudar, eu fiz estes passos e não funcionou, mas o meu roteador não pede o nome do provedor, só o nome de usuario e a senha, e estas eu tenho, meu roteador é um TP-LINK WR340GD. Mas consegui configurar meu oi velox só com o computador conectado diretamente no modem, o problema é quando conecto o roteador. Alguem sabe de algo? Pra mim não veio técnico nenhum para fazer a configuração, só me mandaram o modem via sedex. Se alguém puder me ajudar, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  35. ISTO VAI PARA TODOS,1 SE NAO ESTA SATISFEITO COM A PESSOA QUE VAI INSTALAR NAO DEIXE ELA FAZER O SERVIÇO É MUITO SIMPLES SE VC É TAO BOM QUANTO ELE QUE ESTA AI PARA INSTALAR,FAÇA VC MESMO,OU CONTRATE ALGUEM,MAS AI VC VAI ME DIZER,MAS ELES SAO PAGOS PARA ISTO,EXATAMENTE,MAS VC ACEITA SE QUISER,ENTAO NAO IMPORTA SE O TECNICO E BOM OU NAO,SE VC SABE COMO FAZER MOSTRE A ELE POIS É DE PESSOAS DE SUPER INTELIGENCIA COMO VC QUE NAO SE DA AO TRABALHO DE AJUDAR QUEM NAO ENTENDE QUE ESTRAGA QUEM ESTA QUERENDO SABER,É LINUX FD,ELE NAO SABE?CUSTA MOSTRAR COMO FUNCIONA?QUAL O PROBLEMA DA PESSOA SER CRANIO SÓ COM O WINDOWS,ABRAÇOS E PENSE,SERA QUE SOU MELHOR POR CRITICAR OU AJUDAR?

    ResponderExcluir
  36. Bom, a maioria pelo menos conseguiu FALAR com o técnico! Depois de um bom tempo tendo a ligação transferida quando finalmente consigo falar com o técnico da oi para pedir esses dados, a ligação sempre cai. Aí o jeito é procurar respostas no google.

    ResponderExcluir
  37. Eu uso linux ubuntu e estou satisfeito. Estável, não tenho problema de virus nem de conexão a internet. A dificuldade é que as empresas resistem em dar suporte por causa da base de usuários bem menor.

    ResponderExcluir
  38. Sou técnico de informática e por muitas vezes já tive que fazer o trabalho dos funcionários das empresas que fornecem link . para mim e totalmente ofensivo para minha categoria , pois muitos estudaram dedicaram as suas vidas a profissão e hoje em dia as empresas contratam qualquer um para fazer um serviço especializado ! imagina se pegarmos qualquer bêbado na rua e colocarmos como enfermeiro ? e quase a mesma coisa e claro que com mais gravidade ! mais de deixa muito triste em ver essas historias e saber que dediquei minha vida a uma coisa e pessoas que são decorebas estão dominando o espaço ! Obs: Ubuntu , Linux , Win , OS entre outros são em minha opinião a mesma coisa mudando somente o Layout e a interface de cada um ! técnicos que só sabem windowns deveriam trabalhar diretamente para microsoft ! abraços !

    ResponderExcluir
  39. Quero comprar um Tablet mas não sei a distancia que o modem da OI alcança.Como resolver?

    ResponderExcluir
  40. Achei legal a postagem, parabéns pelo português bem empregado!

    ResponderExcluir
  41. Eu acho que as povo rejeita o Linux porque quando ele é instalado, não precisa fazer mais nada, já ta tudo pronto, já vem com todos os codecs de audio e vídeo, já vem com java, flash, vem com firefox, algumas distros com o chrome, vem com libreoffice, que é bem mais fácil de mecher que o MsOffice, e não precisa crackear, pois é de graça! Aí a galera se frustra, acabou a diversão, não tem nada pra fazer, é só instalar e sair usando. E tem também a aventura dos vírus. Hoje em dia todos os programas baixados da internet, do baixaki e etc., vem com os baidu, hao123, babylon, adfly, e tem o divertimento de desistalar as coisa do pc depois. No Linux, vc entra em qualquer site, clica em qualquer link, espeta qualquer pendrive, e nada. Não tem emoção!

    ResponderExcluir
  42. Caraa, é impressionante!!!! vçs descrevendo como são os técnicos da oi pareçe que estar descrevendo os q já vieram aki em casa, é brincadeira, como são mal educados. Outro dia um me disse > ah no estado que esta essa fiação aki é impossivel ter uma conexão. Isso só prq tinha um pouco de excesso de fio do telefone q eles mesmos deixaram aki, agora o que que issso tem aver, já que não tinha nenhuma emenda ou má condição do fio? kkk
    Pareçe msm é q eles são tds amestrados pra fazer é isso msm, são iguaizinhos....

    ResponderExcluir