13 de setembro de 2008

Criando um Blog no Blogger


Estive ajudando um amigo a fazer um blog para ele no Blogger e percebi que os e-mails que trocamos possuem informações que podem ser úteis a muitas pessoas. Então resolvi fazer um apanhado sobre tudo o que discutimos, adicionar alguns detalhes e organizar tudo. Então criei esta postagem para ajudar aqueles que estão com o mesmo problema.

Não entrarei em detalhes sobre cada etapa, uma vez que a maioria dos procedimentos são bem intuitivos. A idéia é que este texto sirva como um farol para mostrar como iniciar um blog, indicando o que deveria ser feito, em vez de como fazê-lo.

Nota: A escolha do Blogger como plataforma de desenvolvimento do blog se deve ao fato do mesmo ser totalmente gratuito e customizavel. Até concordo que o WordPress possua ótimas ferramentas (muitas vezes até melhores que as do Blogger), mas a impossibilidade de se escolher gratuitamente temas diferentes dos disponibilizados por padrão, me desanima muito...

1ª Etapa: Criação
A primeira etapa é relativamente fácil. Basta acessar o site do Blogger e criar uma nova conta (caso ainda não a possua). Creio que o passo mais complicado desta etapa seja a escolha do nome para o novo blog. O usuário ainda deve escolher um tema entre os layouts (templates) disponibilizados pelo Blogger (que na minha opinião são muito feios), mas há a possibilidade de trocá-los futuramente.

2ª Etapa: Layout
Creio que a escolha de um bom layout é imprescindível para um blog de sucesso. Há vários modelos prontos, disponíveis de graça na Internet. Uma rápida pesquisa no Google por templates blogger nos revela vários sites (a maioria blogs) especializados na distribuição de tais templates. O grande problema é que a maioria destes templates, ou é de má qualidade, com falhas na programação, fazendo com que imagens se sobreponham a textos em deteminadas condições, ou de mau gosto, com péssima combinação de cores. Por isso, encontrar um bom template é uma tarefa difícil, às vezes. Assim, resolvi indicar 10 templates que me chamaram a atenção (não estão em ordem de preferência):
Blogy Minimalista Negro - Download
Blogy Crepúsculo -------- Download
Blogy Acuerdo ----------- Download
Blogy Insense ----------- Download
Blogy Curved ------------ Download
Red White --------------- Download
Sandpress --------------- Download
Garland ----------------- Download
Kubrick ----------------- Download
Minyx ------------------- Download

Talvez você goste de vários templates que eu indiquei. Talvez goste de nenhum. Acho que o ideal é escolher um que se indentifique com você e com o propósito do seu blog e não há fórmula para isso: é subjetivo, afinal, cada um tem um gosto – felizmente!

3ª Etapa: Gadgets
Um blog precisa de algumas funções que permitam ao leitor navegar pelas postagens do mesmo. Por isso acho imprescindível a colocação de gadgets para facilitar este trabalho, como arquivo de postagens, postagens recentes (isso pode ser colocado, selecionando-se o gadget de feeds e adicionando o endereço de feeds do próprio blog) e nuvem de tags (neste link há um ótimo tutorial para isso – em inglês). A colocação de gadgets vai muito do gosto de cada um e do propósito de cada blog, então não há muito o que se falar sobre o assunto. Os gadgets podem ser gerenciados a partir de Painel/Layout/Editar Layout.

4ª Etapa: Análise de Tráfego
É importante que se analise o tráfego do blog, tanto para saber tendências dos seus visitantes, quanto para saber quais são as suas postagens mais acessadas, pois isso ajuda a planejar o desenvolvimento do mesmo. Um ótimo serviço para fazer esta análise é o Google Analytics. Para aderir ao serviço, basta acessar o site do mesmo e se cadastrar, preenchendo os dados do blog a ser monitorado. Ao final será gerado um script que deverá ser colocado junto com o código XML do blog (Painel/Layout/Editar HTML). Importante que este script deverá ser colocado antes da tag head, que se localiza normalmente nas primeiras linhas do código. Então basta salvar e, se tudo tiver sido feito de forma correta, seu blog já estará sendo monitorado, bastando que você acesse o seu cadastro no Google Analytics e selecione o blog em questão, para acompanhar as estatísticas de acesso.
Seria uma boa que o Google automatizasse este processo, uma vez que, tanto o Blogger, quanto o Analytics são tecnologias da empresa.

5ª Etapa: Postagens
São o núcleo do blog e só tenho uma dica com relação a elas: é interessante que todas acompanhem graficamente o layout do blog (cores de fontes, imagens, vídeos etc.) e que o conteúdo das mesmas estejam de acordo com o propósito do blog, tanto semantica, quanto ortograficamente.

Terminadas estas 5 etapas, o blog já deve estar com uma estrutura bem sólida para começar a ser utilizado pelos visitantes. Diferente do que possa parecer, este não é o fim do trabalho do desenvolvedor do blog, mas sim o início. Manter um blog não é fácil e exige comprometimento, se você deseja que ele cresça, tanto em conteúdo, quanto em número de visitantes.

Espero ajudar a sanar dúvidas de quem está entrando para a blogosfera, facilitanto este início complicado dos trabalhos. Se você utilizar este texto para criar ou aperfeiçoar o seu blog, comente e deixe o endereço para que eu e outros leitores possamos visitá-lo! :D


Leia Também

4 comentários:

  1. Olá,

    Muito interessante seu blog explicativo, mas fiquei com uma dúvida, como você fez para que o seu layout se expanda ao tamanho do monitor inteiramente? É auto-ajustável?

    Meus blogs são padrão do blogger/blospot, e eles ficam sempre centralizados na tela, é possível deixá-los expandidos como o seu?

    Grato desde já :)

    ResponderExcluir
  2. Cara,
    Primeiramente, obrigado pelos elogios!
    Bom, para tornar o blog autoajustável, é preciso indicar que a largura (width) dos elementos, como cabeçalho, colunas e rodapé, no caso do meu template atual (10/01/2009), seja baseada em porcentagem e não num valor pré-fixado. Normalmente costuma-se indicar algo como 768px. No meu caso, utilizei algo como 75%. Então a largura é calculada de acordo com a área a ser exibida no momento, sacou?!
    Como cada template é diferente no código, fica complicado explicar onde você terá que alterar precisamente, mas o caminho das pedras é esse. ;-)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado amigo, Bem que o Blogger/Blogspot poderia atualizar com maior freqüência os templates pré-elaborados e colocar esta opção de auto-ajustável.

    Como não domino muito html melhor eu ir com mais cautela, de toda a forma parabéns pelo seu trabalho, muito legal mesmo e ajudou muito.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Os templates que estão por padrão no Blogger são horríveis!
    Eu encontro bons templates nestes 2 sites:
    http://btemplates.com/
    http://blogandweb.com/
    De repente você encontra um template legal lá pra ti!
    Se encontrar, manda o link do seu blog, pra eu ver como ficou! ;-)
    []!

    ResponderExcluir