9 de setembro de 2008

A Catedral e o Bazar


Logo no início da minha Pós-Graduação, na primeira matéria (Cibercultura e Software Livre), estudei sobre um livro de Eric Steven Raymond intitulado A Catedral e o Bazar. À época eu me limitei a entender superficialmente o livro, através de resenhas, mas não me arrisquei na leitura – não sabia o que estava perdendo.

Para quem não sabe, Eric S. Raymond é um famoso hacker estadunidense e um dos grandes nomes do "mundo livre". Ele foi um dos fundadores da OSI (Open Source Initiative - Iniciativa do Código Aberto), sendo um dos responsáveis por cunhar o termo Código Aberto em vez de Software Livre (este, da Free Software Foundation). Além disso, trabalha em várias outras frentes do código aberto, como mantenedor do fetchmail (programa de recuperação e envio de emails) e palestrante, tendo vindo ao FISL (Fórum Internacional do Software Livre) algumas vezes. De fato, o currículo do cara é extenso e, para quem se interessar, pode acessá-lo no link (em inglês): http://catb.org/~esr/resume.html.

Um dos feitos mais notórios de Raymond, foi o livro A Catedral e o Bazar (The Cathedral and the Bazaar), onde ele descreve o modelo de desenvolvimento colaborativo, adotado pela maioria dos softwares livres. Em A Catedral e o Bazar, Raymond compara o modelo tradicional de desenvolvimento a uma catedral, onde, uma equipe bem definida se organiza e desenvolve o seu projeto, entregando o mesmo aos usuários apenas quando estiver concluído (lógico que pequenas modificações podem ocorrer após a entrega do projeto, mas normalmente são detalhes bem pequenos, perto do trabalho original). Em contrapartida, Eric apresenta o modelo bazar de desenvolvimento, onde usuários tornam-se parte fundamental do desenvolvimento do projeto, ao realizarem várias tarefas, como reportagem de erros, sugestão de novas funções, suporte técnico e mesmo no desenvolvimento direto.

Eric usa um exemplo próprio para comprovar a viabilidade do modelo bazar de desenvolvimento: ele narra a história do programa fetchmail. Nesta história, todos os acontecimentos que o levaram a tornar-se mantenedor do programa estão incluídas, desde o início, quando ele precisava de um programa do tipo e não havia nenhum que suprisse totalmente as suas necessidades, passando pela escolha de programas incompletos, que ele ajudou a melhorar, até culminar com a delegação do cargo de mantenedor do programa que ele escolhera para ajudar. Foi então que ele aplicou ao projeto, a lei chamada por ele próprio de Lei de Linus, onde todos os detalhes do projeto são liberados para os seus usuários, tornando-os co-desenvolvedores do mesmo. Esta lei é resumida pela famosa frase de Raymond "Havendo olhos suficientes, todos os erros são óbvios.", que é a idéia central do modelo bazar de desenvolvimento.

Tudo isso é muito interessante, ainda mais porque a obra está disponível gratuitamente na Internet, o que a torna muito mais acessível. Leitura mais que recomendada por mim, para aqueles que desenvolvem ou pretendem desenvolver um projeto. Note que eu usei a palavra projeto, não software, pois acredito que, aplicado da forma correta, o modelo bazar pode funcionar para o desenvolvimento de muitos outros tipos de projetos, indo muito além de softwares.

Para quem se interessar, a versão mais nova do livro original (2008/08/02), em inglês, pode ser acessado no endereço abaixo.
http://www.catb.org/~esr/writings/cathedral-bazaar/cathedral-bazaar/

Para aqueles que não sabem inglês, Eric Kohler traduziu a obra para o português. Está um pouco defasada da versão mais atual do livro (1998/11/12), mas contém o "espírito" do livro:
http://www.geocities.com/CollegePark/Union/3590/pt-cathedral-bazaar.html

Àqueles que quiserem imprimir ou que simplesmente querem ter a obra para leitura off line, eu tomei a liberdade de formatar o texto traduzido pelo Eric e transformá-lo em um arquivo PDF:
http://jlojunior.googlepages.com/ACatedralEOBazar.pdf

A versão que eu editei ficou com 47 páginas. Para a criação eu usei apenas ferramentas livres: BROffice e fontes Liberation (Mono, Sans e Serif). Para facilitar a leitura, utilizei espaçamento expandido entre caracteres e parágrafos, além de criar capa, contra capa e índice, para facilitar a vida de pessoas que quiserem imprimir (neste caso, por favor, imprimam em frente e verso, para economizar folhas e ajudar o seu bolso e o nosso planeta!).

Basicamente é isso. Um grande tema, um grande escritor e, como não podia deixar de ser, um grande livro. Vale a pena ler e aprender com a experiência de quem tem muito a ensinar! Só pra terminar, não podia deixar de citar que fui incentivado a ler A Catedral e o Bazar por uma postagem que vi no blog do parceiro Elton Minetto!



Leia Também

2 comentários:

  1. Muito bom esse livro mesmo :)
    Pelo que pude ver você faz pós em Administração em Redes Linux na Universidade de Lavras certo?
    O que estás achando do curso?
    PS: Obrigada pelos comentários no blog ;)

    ResponderExcluir
  2. Salve, Bruna!

    Sim, fiz este curso! Atualmente só falta a monografia, que eu estimo que esteja por volta de 90% concluída. Eu apresentaria agora em setembro, mas meu orientador preferiu adiar pra abril/2009. Gostei do curso, achei bem abragente, mas acho que algumas matérias poderiam ser retiradas ou sintetizadas para dar mais ênfase a outras. Um exemplo: Kernel do Linux poderia dar mais espaço a Serviços de Redes em Linux, que aborda assuntos muito mais relacionados ao curso...
    Você conhece este curso?! Não sabia que era tão famoso... :D
    PS: Obrigado pelo comentário! [2]

    ResponderExcluir