24 de setembro de 2008

7 Lições de Ouro de Steve Jobs


Criativo, inovador, perfeccionista ao extremo e com um instinto de marketing digno de um popstar, cada discurso de Steve Jobs, um dos fundadores da Apple Inc., é esperado como um grande evento de cultura pop. Algumas de suas lições já entraram para a história:

1. A inovação define líderes e seguidores: A inovação só conhece um limite: a imaginação. Quem quiser ganhar um lugar de destaque tem que pensar de forma original, além dos quatro cantos do seu escritório. A inovação não precisa ser tecnológica, pode ser um novo meio de fazer as coisas, com mais simplicidade e eficiência, uma abordagem diferente em relação ao cliente, uma linha de design mais elegante.

2. Seja um fanático pela qualidade. A maioria das pessoas não está acostumada a um ambiente onde a excelência é a regra: A excelência não admite atalhos. Para alcançá-la, além de estabelecê-la como prioridade, terá que empenhar tempo, talento, habilidades e dinheiro para alcançar aqueles dois passos a mais, que fazem toda a diferença.

3. A única maneira de fazer um grande trabalho é amar o que você faz. Se você ainda não encontrou o trabalho que preenche seus sonhos, não se acomode. Com todas as forças do seu coração, saberá quando encontrar: Felicidade, sucesso e excelência se alcançam por quatro palavras: ‘faça o que ama’. Encontre a profissão que lhe dê um senso de profundo significado, direção e satisfação na vida, o que contribuirá não apenas para sua saúde e longevidade, mas também na maneira como vai enfrentar os tempos difíceis, quando vierem.

4. Um conceito do budismo é ‘uma mente aprendiz’. É maravilhoso ter uma mente aprendiz: Uma mente aprendiz vê as coisas como são, e num relance pode perceber o significado real de atos e pessoas. Desenvolver uma mente aprendiz inclui observar o mundo e as coisas livre de preconceitos, julgamentos e fórmulas prontas, como uma criança que descobre o ambiente ao seu redor cheio de curiosidade e êxtase. Sabe aquelas perguntas óbvias que as crianças fazem que não conseguimos responder? Aí está a mente aprendiz.

5. Eu sou a única pessoa que eu conheço que perdeu 250 MILHÕES DE DÓLARES em um ano. É o tipo de coisa que molda um caráter: Não confunda cometer erros com ser um erro. Não há pessoa de sucesso que não tenha cometido erros na vida, e as que tiveram mais sucesso foram as que arriscaram mais, cometeram mais erros, aprenderam com eles e melhoraram sua performance. Steve Jobs, assim como Michael Jordan, seguiram este caminho. Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção.

6. Nós existimos para deixar uma marca no universo. De outra maneira, por que estaríamos aqui?: Você já percebeu que temos coisas imensas a alcançar nesta vida, e estas conquistas futuras acabam sob o pó da rotina enquanto nos servimos mais uma xícara de café e nos enrolamos com nossas pequenas burocracias?

7. Nosso tempo de vida é limitado, não o gaste vivendo a vida de outras pessoas: Não fique preso a dogmas, não deixe o ruído de outras pessoas vencer sua voz interior e, mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e intuição que, em algum nível, já conhecem a verdade. Todo o resto é secundário. Você já cansou de viver os projetos e sonhos de outras pessoas? É da nossa vida de que estamos falando, e temos todo o direito de definir e percorrer nosso caminho individual, sem os grilhões ou sutis barreiras criadas por outras pessoas. É preciso se dar a chance de nutrir suas qualidade criativas, livre de pressões e medos que, na maior parte das vezes, nós mesmos construímos ao nosso redor.

Agora, que tal desligar o computador e pensar nos seus sonhos?


2 comentários:

  1. Excelente artigo Zézim! Essas palavras do "mago" fizeram lembrar minha evolução...tipo, fui policial uma vida e "engoli" a situação porque precisava sobreviver e o salário compensava, mas no fundo não era feliz. Aposentei-me como ele preconiza ness artigo, não parei! procurei fazer aquilo que me sentiria bem! Tornei-me cultivador de orquídeas e ano que vem devo abrir um orquidário comercial em Cuiabá, fazendo aquilo que gosto, me deixa bem e com retorno econômico!Como ele diz, minha meta nesse futuro empreendimento será a QUALIDADE por EXCELÊNCIA! ...sei que isso faz a diferença não só para os clientes, mas para quem convive no ambiente de trabalho! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, Zé!

    Com certeza fazer da qualidade um diferencial é um ótimo objetivo!
    Como você mesmo (bem) disse, isso é bom não só para os clientes, mas para todos que compartilham do ambiente de trabalho.
    Uma coisa é certa: vou querer encomendar uma orquídea pra mim!

    Sucesso no seu empreendimento!

    ResponderExcluir