21 de agosto de 2008

Pós Instalação do OS X


Apesar de estar bem preparado para uso após a instalação, há softwares que podem ser instalados no OS X para permitir uma melhor experiência do usuário com o mesmo e melhorar a segurança do sistema. Além disso, há certas configurações que podem ser feitas no OS X para aproveitar melhor as suas funções.

Toda esta etapa será descrita nesta postagem, que sucede a Instalação do OS X Leopard. O leitor encontrará nas próximas linhas, dicas de programas, detalhes de instalações e configurações finas de cada um, sempre com o intuito de promover uma melhor integração entre os softwares, ajudando o usuário nas suas tarefas do dia a dia.

Instalações


1. Atualizar o sistema. Sugiro como a primeira ação a ser tomada. Normalmente há várias atualizações de segurança, tradução, funcionalidades etc. que melhoram os sistemas recém instalados. Sem contar que é sempre uma boa prática manter os softwares atualizados. Apesar do OS X vir com um software que busca e atualiza o sistema automaticamente, eu prefiro fazer grandes atualizações manualmente. Neste tipo de procedimento, o usuário baixa um arquivo de instalação comum e o instala no sistema, atualizando-o. Minha preferência por este método tem, pelo menos, dois motivos:

1. Já tive problemas na instalação de atualizações com o atualizador automático do OS X. Quando fui atualizar o sistema da versão 10.5.2 para a 10.5.3, o programa baixou todos os arquivos de instalação e não conseguia instalá-los. Assim perdi bastante tempo e energia.
2. Ao baixar um arquivo de instalação, o mesmo pode ser gravado para futuras atualizações, não sendo necessário baixá-lo novamente (isto é útil também para quem tem mais de um sistema para atualizar).

Para baixar o arquivo manualmente, acesse o site http://www.apple.com/support/downloads/ e baixe a atualização de sistema mais nova que estiver sendo apresentada (Mac OS X Update). Na época da escrita deste texto, o arquivo era a atualização para a versão 10.5.4. O arquivo é um pouco grande (cerca de 600MB), por isso sugiro que um gerenciador de downloads seja usado.

Assim que o download terminar, basta executar o arquivo baixado e instalá-lo normalmente, como se faz com qualquer programa. O sistema será reiniciado ao final do processo e voltará com as atualizações instaladas. Depois, sugiro executar o atualizador do sistema e mandar que ele procure por novas atualizações. Normalmente há atualizações menores para serem instaladas, como softwares específicos (e.g., iTunes, iPhoto). Instale todas as atualizações que ele encontrar e reinicie o computador caso seja necessário. Feito isso, seu sistema estará totalmente atualizado e muito mais seguro e funcional.


2. Um software muito interessante para a maioria dos usuários é o AppCleaner. Ele ajuda o usuário na remoção de programas e é gratuito. Basta baixá-lo no site http://www.freemacsoft.net/AppCleaner/index.php e instalá-lo. Para remover aplicativos instalados, execute o AppCleaner, abra o Finder, no diretório de aplicativos, localize o programa a ser removido e arraste-o para a janela do AppCleaner. Feito isso, confirme a desinstalação. O AppCleaner ainda permite que o usuário pesquise pelos aplicativos e widgets instalados, evitando que tenha que abrir o Finder para procurá-los. Simples e útil. Recomendo!


3. Arquivos compactados. Para descompressão em geral, use o The Unrarchiver, pois ele é capaz de trabalhar com muito mais formatos que o descompactador nativo do OS X. Pode ser baixado em http://wakaba.c3.cx/s/apps/unarchiver.html e não requer qualquer configuração para funcionar.


4. Growl. Este é um aplicativo que, como descrito no seu site oficial, diz intrusivamente ao usuário quando coisas acontecem no computador, como troca de faixas de músicas no iTunes e novas mensagens no Adium. Para instalá-lo, basta baixar a imagem DMG no seu site oficial (http://growl.info/), descompactá-la e executar o instalador. Nenhuma configuração é necessária para que o Growl funcione, contudo o usuário pode alterar o tema do mesmo, acessando o seu ícone nas preferências do sistema.


5. Quicksilver. Este software é quase que obrigatório para usuários de OS X, pois aumenta muito a produtividade dos mesmos, quando bem utilizado. Baixe-o no seu site oficial (http://www.blacktree.com/?quicksilver) e instale-o.


Nota: Durante a instalação o usuário tem a opção de instalar plugins que extendem o funcionamento do Quicksilver, porém só consegui instalá-los um a um (selecionava apenas um, avançava, o plugin era instalado e então eu voltava, repetindo o processo para os demais).

Após instalado, acesse as suas preferências e, nas preferências de Aplicativo, marque as opções Start at Login e Check for Updates, para que o programa inicie quando o usuário entrar no sistema e busque automaticamente atualizações na Internet. Sugiro desmarcar as outras opções desta tela.

Para usá-lo, basta apertar Control + Barra de Espaço (configurável) e sua janela de execução será aberta, esperando por um comando. Comece a digitar o nome do programa que você deseja abrir (qualquer parte do nome) e programas que combinam com a sequência digitada serão exibidos na primeira seção da janela. Quando o software que você deseja executar aparecer nesta seção, tecle Enter e o mesmo será executado. Há vários guias sobre o programa na Internet, mostrando como incrementar ainda mais a sua utilização. Alguns bons textos, em inglês, podem ser encontrados no seguinte endereço: http://docs.blacktree.com/quicksilver/tutorials.


6. Firefox. Simplesmente o melhor navegador da atualidade, na minha opinião. Baixe-o em http://br.mozdev.org/firefox/download.html?osx. A instalação não possui segredos e a única configuração que recomendo é a mudança do diretório para onde os arquivos transferidos da Internet são copiados. Para isto, basta acessar a opção Firefox/Preferências. Na aba Principal da nova janela, na opção Salvar arquivos em, selecione o diretório ~/Transferências, que é o diretório padrão do Safari para este tipo de operação. Ainda nesta janela, para quem quiser, pode-se alterar a página inicial do navegador. Particularmente prefiro deixar uma página em branco. Para isto, coloque, no campo Página Inicial, o conteúdo about:blank. Ao fechar a janela, as alterações já estarão em vigor.


7. Tem uma conta no Last.FM e quer sincronizar suas músicas ouvidas no iPod e no iTunes? Use o ScrobblePod. Basta baixar a última versão dele no site http://code.google.com/p/scrobblepod/ ou http://www.bengummer.net/scrobblepod/ e instalá-lo. Ele exibirá um ícone na barra de menus, perto do relógio. Clique neste ícone e, no menu aberto, selecione Preferences. Marque as opções Run ScrobblePod e Check for Updates. Clique na aba Last.FM e insira o seu nome de usuário e a senha, clicando no botão Login ao final. É obrigatório estar conectado à Internet, pois o programa acessará a sua conta no Last.FM para verificar os dados inseridos. Se tudo estiver OK, será exibida na própria janela uma mensagem de sucesso na configuração e todas as músicas ouvidas no iTunes terão as suas tags enviadas para o Last.FM.


8. MacMP3Gain. Versão para o OS X do MP3Gain (programa usado para normalização de músicas). Pode ser baixado em http://homepage.mac.com/beryrinaldo/AudioTron/MacMP3Gain/. Depois de instalado, basta executá-lo e indicar o diretório onde estão os arquivos de música que terão seus volumes normalizados (sugiro a leitura da postagem sobre normalização). Selecionados os arquivos, basta clicar no botão Start para iniciar o processo de normalização.


9. Picard. Bom programa do site MusicBrainz, que analisa as tags presentes nos arquivos MP3 e as compara com as cadastradas no banco de dados do site, sincronizando e completando-as. Pode ser baixado em http://musicbrainz.org/doc/PicardDownload. Sua utilização é bastante simples. Carregue as músicas do álbum que você deseja ajustar. Então selecione todas as faixas carregadas e clique no botão Cluster, para indicar ao programa que todas fazem parte de um mesmo álbum. Feito isso, selecione o cluster criado e clique em Lookup. O programa procurará no banco de dados do MusicBrainz por entradas similiares às do usuário e caso encontre enviará o álbum para a sua direita da janela, com as tags ajustadas. Então basta selecionar o álbum e salvar, para concluir a operação. É importante que o leitor tenha ciência de que algumas tags devem estar preenchidas para que o programa possa encontrar o álbum no banco de dados do site, como artista e nome do álbum. Um tutorial detalhado sobre o Picard pode ser encontrado em http://musicbrainz.org/doc/HowToTagFilesWithPicard.


10. iTunes-LAME Encoder. Torna o iTunes capaz de ripar CDs para o formato MP3 usando o LAME, famoso riper de MP3. Pode ser baixado em http://www.blacktree.com/?itunes-lame. Sugiro alterar os parâmetros do LAME para -m j -h -b 192 (vide a postagem sobre ripagem). Para alterar este parâmetro, basta apagar o parâmetro ao lado do botão Import e inserir o novo, clicando no botão para iniciar a conversão. Antes de iniciar a conversão, contudo, deve-se esperar o CD ser carregado no sistema e, no iTunes, clicar em CD de Áudio, no menu à sua esquerda. Isso fará com que todas as músicas do CD apareçam do lado direito. Só então deve ser iniciada a conversão, pois o programa lê as músicas atualmente selecionadas no iTunes.


11. Suporte a arquivos OGG Vorbis e OGG Theora: instale o componente XiphQT, disponível em http://xiph.org/quicktime/download.html. Será baixada uma imagem DMG. Abra-a e verá que há vários arquivos dentro da mesma. O componente a ser instalado é o arquivo XiphQT. Para deixá-lo disponível para todos os usuários do sistema operacional, arraste-o para o diretório /Biblioteca/Components. Para deixá-lo disponível somente para o seu usuário, arraste-o para ~/Biblioteca/Components, onde ~ é o caminho do diretório Home do usuário. Cabe lembrar que se o sistema estiver em inglês ou se os procedimentos forem feitos no modo texto, os diretórios chamados Biblioteca deverão ser trocados por Library. Feito isso, reinicie o iTunes e a operação estará concluída.


12. Perian: um plugin para o QuickTime, que dá suporte a vários outros formatos de vídeos. Baixe em http://perian.org/#download. Não é necessário realizar qualquer configuração, mas um ícone do programa será adicionado nas preferências do sistema, para acesso às configurações do programa.


13. Usa mensageiros intantâneos como MSN, AIM e Jabber? Instale o Adium. Apesar de não trabalhar [ainda] com a iSight, este ótimo programa permite a comunicação com seus contatos. Pode ser baixado em http://adiumx.com/. É de fácil instalação e configuração.


Configurações
1. Configurar o teclado. Veja a postagem Acentuação no OS X.
 
2. Configurar o Dock. Basta remover e adicionar ícones. Para remover, clique sobre o ícone segurando a tecla Control e selecione a opção Remover do Dock. Para adicionar, arraste o ícone do aplicativo para a posição onde você deseja inseri-lo. Os ícones ainda podem ser reorganizados no Dock usando a mesma técnica de arrastar-soltar.

Gosto de configurar o Dock para ampliar o ícone do aplicativo quando o cursor do mouse passar sobre o mesmo. Para isso, deve-se ir em Preferências do Sistema/Dock, marcar a opção Animação e ajustar o nível de ampliação do ícone.

3. Configurar o Spaces. Preferências do Sistema/Exposé e Spaces/Aba Spaces e marcar a opção Ativar Spaces. Costumo configurar a tecla de ativação do Spaces para F5 (opção Para ativar o Spaces).



4. Configurar os cantos de tela. Na mesma janela de configuração do Spaces, selecione a aba Exposé e atribua uma ação a cada canto. Gosto de configurar o canto inferior esquerdo para mostrar a Mesa (Mesa), o canto inferior direito para mostrar todas as janelas (Todas as Janelas), o canto superior direito para visualizar todas as áreas de trabalho (Spaces) e o canto superior direito para visualizar os widgets (Dashboard).

5. Autenticação no login. Para forçar a autenticação do usuário ao iniciar o sistema, acesse Preferências do Sistema/Segurança/Aba Geral e marque a opção Desativar início de sessão automático.

Apesar de eu preferir o jeito Linux de instalar programas (Repositórios, Gerenciadores de Pacotes etc.), acho que o OS X está bem avançado neste quesito. É nas instalações e configurações de programas que o OS X mostra um dos seus grandes potenciais. É muito fácil instalar programas nele (normalmente este processo consiste em simplesmente arrastar o arquivo do programa para o diretório de aplicativos – do usuário ou do sistema) e as configurações, no geral, são bem intuitivas e padronizadas (na medida do possível), facilitando o trabalho do usuário. Esta facilidade é fruto da iniciativa User Experience da Apple, que visa manter a padronização dos softwares para o OS X. Ponto para a maçã!

Tem mais alguma sugestão de software ou de configuração? Discorda de algum ponto exposto? Comente!




Série Completa

Leia também

4 comentários:

  1. Ótimo Post.

    Acabei de publicar no DOTMAC uma refêrencia sobre este post.

    Abraços.
    Eduardo Medeiros.

    ResponderExcluir
  2. Salve, Eduardo!

    Obrigado pela indicação e pelas palavras sobre a postagem no DOTMAC!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu escrevi alguns posts sobre os softwares que estou usando no Mac. Se achar interessante:
    http://www.eltonminetto.net/softwares-para-mac.htm
    http://www.eltonminetto.net/editores-de-programacao-para-mac.htm
    http://www.eltonminetto.net/softwares-open-source-para-mac.htm
    E parabéns pelo blog. Já foi pro Google Reader

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Elton!
    Os links que você passou também possuem ótimas indicações de programas!
    Abraço!

    ResponderExcluir