2 de agosto de 2008

Acentuação no OS X


Um grande problema enfrentado por usuários brasileiros no OS X 10.5 (Leopard), sistema operacional que acompanha vários modelos de MacBooks é com relação à acentuação no mesmo. Tarefas que eram simples, como digitar um ã, á, é ou ê tornam-se complicadas ou impossíveis para estes usuários. Esta postagem almeja trazer uma solução para este problema.

Apple Way
O que acontece é que o OS X vem com mapas de teclado com padrão americano. Isso significa que ao apertar a tecla ~ (til), ' (acento agudo), ^ (acento circunflexo) ou ` (crase), o caractere já é impresso na tela, sem esperar a vogal que receberá o acento. Uma forma de acentuar sem ter que recorrer a configurações especiais, é usar o jeito Apple de acentuar. Veja a correspondência a seguir:
Acento Agudo......: Option + E
Acento Circunflexo: Option + I
Crase.............: Option + `
Til...............: Option + N

Uma vez digitada a combinação, basta digitar a letra que receberá o acento. Apesar do acento aparecer na tela em muitos aplicativos, o mesmo ainda não foi processado, pois está esperando a letra.

Brazilian Way
Há quem não goste desta solução, por achar difícil ou por outros motivos. Para estas pessoas foi criado um novo mapa de teclado, específico para usuários brasileiros e a instalação deste novo mapa é bastante simples.
 
Para começar, deve-se baixar o mapa de teclado no link: http://www.rapidshare.com/files/53802970/Brasileiro.dmg.zip.html.
Após baixá-lo, basta seguir as etapas a seguir:
  1. Descompactar o arquivo. Dependendo das configurações do sistema, o arquivo, que está compactado, ao ser baixado, será automaticamente descompactado. Então este passo pode ser ignorado.
  2. Copiar o mapa de teclado para o diretório específico. Para isso, deve-se abrir a imagem DMG e copiar o arquivo Brasileiro.bundle para o diretório Library/Keyboard Layouts (se o seu sistema estiver em português, será Biblioteca/Keyboard Layouts).
  3. Reiniciar. Feito isso, basta reiniciar o sistema (não sei se um simples logout/login funcionaria – alguém pode testar e me dizer).
  4. Configurar o mapa de teclado recém instalado no sistema. Após a reinicialização, deve-se entrar nas configurações de idioma (Preferências do Sistema/Internacional/Aba Menu de Entrada) e desmarcar todos os layouts de teclado (opções onde a coluna Tipo de Entrada é igual a Teclado), lembrando-se de marcar a opção Brasil, que é referente ao mapa recém instalado – veja a figura 1.
Se tudo foi feito corretamente, o método tradicional de acentuação já poderá ser usado (Tecla de acento + Letra), lembrando que o C Cedilha é igual a Acento Agudo + C. A figura 1 mostra um exemplo de como o sistema poderá ficar configurado para que o novo mapa instalado esteja habilitado para uso.

Figura 1. Exemplo de configuração do sistema.

Na janela de seleção de mapas de teclados, repare nos três mapas referentes ao Brasil instalados. Dentre eles, apenas o mapa recém instalado está selecionado e destacado. Na parte de baixo desta janela, a opção destacada, quando selecionada, exibe um ícone do mapa atualmente selecionado e em vigor no sistema, na barra superior da tela, perto do relógio.

Ao clicar no ícone de mapas de teclados, um menu suspenso como o da imagem é exibido, com todos os mapas que foram selecionados na janela de seleção de mapas de teclados. Deve-se garantir que o mapa recém instalado esteja selecionado, como destacado na figura 1.

Concluindo...
A instalação de um novo mapa de teclados no OS X não é tão simples quanto a maioria das operações no Mac costuma ser, mas não é difícil. É importante que o usuário tenha uma boa carga de atenção e paciência para seguir todas as instruções fielmente. Assim fica mais fácil usar o Mac! :)




Série Completa

10 comentários:

  1. sempre fico feliz ao encontrar este post.

    ResponderExcluir
  2. Sempre fico feliz ao fazer esta postagem... rs :D

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo, procurei por um passo a passo para alterar o teclado de um macbook que eu estava tentando ajudar uma amiga que nao entende muito de informatica nem pcs, e comprou um macbook, ela seguiu este e conseguiu.
    Esta bem explicadinho. Parabens pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz em saber que o tutorial ajudou e obrigado pelo elogio, Petterson!
    Abraço, cara!

    ResponderExcluir
  5. parabéns, isso nos ajuda muito!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Ricardo!
    Esse tipo de comentário mostra que vale a pena ajudar os outros!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Tenho um Macbook há uma semana, e os tutoriais apresentados aqui são excelentes! Passei um dia inteiro "apanhando" do teclado até encontrar este post. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Valew, Rodrigão!
    Só não digo que agora é a hora de bater no teclado, pois pode sair caro pra ti!
    Abraço, brother!

    ResponderExcluir
  9. como faz pra botar acento circunflexo?

    ResponderExcluir