18 de julho de 2008

Sobre

A Face de Eu
Meu nome é José Lopes de Oliveira Júnior. Nasci sob o signo de gêmeos (não que acredite nestas coisas), no dia 14 de junho de 1984, na cidade de Barbacena, estado de Minas Gerais - Brasil, onde moro até hoje.

Sempre gostei de tecnologia, especialmente video-games. Meu primeiro contato com um computador foi em 1997, num 486 rodando DOS e foi amor à primeira vista. Desde então passei a tentar agregar cada vez mais informações sobre o assunto, pela leitura de revistas ou cursos. Em 2002 comecei o curso superior em Ciência da Computação, o qual conclui em 2005, juntamente com o curso de Técnico em Informática, que havia começado dois anos antes.

Foi neste último ano (2005) que eu tive contato com Linux e toda a filosofia do Software Livre e de Código Aberto e posso afirmar que foi tão impactante na minha vida quanto o primeiro contato com um computador. Diante de tanta filosofia a que estes assuntos nos remetem, uma cortina de possibilidades se abriu para mim e então procurei me aprofundar mais neste "novo mundo".

Em 2006, com a indicação do professor que me apresentou o Linux, comecei minha Pós-Graduação em Administração de Redes Linux, que estou concluindo. Um ano depois, em 2007, comecei a trabalhar como Analista de Redes de Computadores, cargo que venho ocupando até o dia de hoje.

Meus principais interesses profissionais são:
  • Redes de Computadores (Física e Lógica)
  • Políticas de Segurança
  • Sistemas Operacionais (Linux, OS X e Windows)
  • Software Livre/Código Aberto
  • Edição e criação de imagens (GIMP e Inkscape)
  • Análise e Engenharia de Software Orientado a Objeto
  • Programação (C e Python)


Barbacena, 17 de julho de 2008.



Penso, logo existo!